Buscar

ENTREVISTA PARA PSICOLOGO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTREVISTA:
Por quanto tempo trabalhou com crianças? O que fez com que seguisse esse caminho?
R: Iniciei porque foi onde arrumei trabalho, então comecei a gostar da área porque me identifiquei, então permaneci por 07 anos trabalhando com o publico infantil.
Qual sua abordagem de atuação com as crianças? 
R: Trabalhava com Analise do Comportamento. 
Cite de qual forma sua técnica de abordagem é aplicada?
R: Em um primeiro momento identificava o problema, com base na demanda do cliente, da problemática que fosse a queixa central, e então efetuava uma Analise funcional que consistiam em avaliar quais seriam os fatores mantenedores da condição problemática, e observava os pré-requisitos do comportamento, em si e em seguida. Selecionava o tratamento avaliando qual seria a melhor estratégia para tratar o cliente. Assim no decorrer observava os resultados obtidos como se benefícios foram satisfatórios. E muitas partir do método que selecionava os instrumentos de trabalho, nem sempre se utilizava da técnica.
. As crianças estão suscetíveis a uma serie de transtornos, quais os sinais que os pais devem estar atentos, para efetuar um diagnostico precoce?
R: Em questão de comportamento, vai de observar como a criança se comporta, seu rendimento escolar, pois quando houver problemas no rendimento escolar sem estar relacionado a incapacidade física é um indicio, também se a criança não se relaciona com os colegas, familiares, é um individuo fechado, outro ponto é observar se a criança expressa sentimentos em excesso como tristeza exagerada, é chorosa. Esses são fatores que devem ser observados.
Em sua opinião quais benefícios que a psicologia infantil trás? 
R: Todos. Desde ajustamento de práticas parentais, desenvolvimento de comportamentos adequados, minimização de prejuízos sociais, pessoais e acadêmicos devido a comportamentos disruptivos e disfuncionais.
Qual a faixa etária dos seus pacientes?
R: Todas. A partir dos dois anos de idade.
Quando saber separar casos de TDAH e problemas psicológicos em crianças em sua abordagem?
R: A principio efetua uma entrevista com os pais, depois com a criança para levantar a demanda e entre os questionamentos levanta informações se a criança não presta atenção a detalhes ou comete erros por omissão em atividades ,tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas, parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra, não segue instruções e não termina seus deveres, tem dificuldade para organizar tarefas e atividades entre outros. 
Quais os principais sintomas de uma criança depressiva? 
R: Há momentos que vai dos pais obsevarem o comportamento da criança em relação a atividades do cotidiano, pois na maioria das vezes a criança não expressa de forma total seus sentimentos devido à não saber nomear as proprias emoções, assim dependendo dos pais para nomear, muitas vezes problemas físicos, porque é mais fácil explicar, dizer que dói o estomago mas muitas vezes é angustia de algo que nem ela mesma consegue indentificar.
Como é feito o diagnóstico em crianças com transtorno de conduta? 
R: O transtorno da conduta está a tendência permanente para apresentar comportamentos que incomodam e perturbam, além do envolvimento em atividades perigosas e até mesmo ilegais, assim crianças que são consideradas agressivas com os outros, já tendo atacado ou não os outros, criança que vandaliza e mente pra conseguir ganhos, desobediente, falta na escola, entre outros que caracterizam o transtorno de conduta que está descrito no DSM.

Outros materiais