Buscar

Avaliação Discursiva Profissionalização Docente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A:
Com base na política de formação de professores explicitada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a formação do professor precisa estar fundamentada em uma educação para o convívio social entre diferentes culturas reconhecendo os valores e os direitos da humanidade.
O papel dos professores no sistema educacional é bastante importante tendo em vista à necessidade do envolvimento de situações que surgem no cotidiano da escola como a utilização de uma metodologia de ensino diferenciada. Na formação continuada é onde o professor obterá novos caminhos para que possa relacionar as bases científicas obtidas durante a formação inicial com o cotidiano que emerge em sala de aula, pois é na atuação profissional que os saberes vão se construindo de forma mais sólida.
Educar significa capacitar, potencializar para que o aluno seja capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar a autonomia. O professor deve estar em constante aperfeiçoamento na sua área do conhecimento, não só em sua disciplina, mas na educação como um todo, buscando contribuir para uma mudança significativa na sociedade. As contribuições da formação continuada de professores são inúmeras e dão possibilidade aos profissionais de educação aprimorar seu perfil profissional cobrado para o mercado de trabalho.
A formação inicial do professor é relevante para a prática pedagógica, já a formação continuada de professores possibilita a atualização de conhecimentos, permuta de experiências profissionais e docentes aprimorando o fazer docente, entre outros. Sendo a formação docente um processo contínuo, sistemático e organizado, é possível concluir que ela percorre toda a carreira profissional. Assim, é ao longo do exercício profissional que os professores adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades e atitudes que favorecem um ensino de qualidade, incluindo diversas dimensões.
A formação continuada de professores deve ser entendida em um sentido mais amplo, não se limitando a concepções de reciclagens ou treinamentos, mas englobando suas implicações teórico-políticas e práticas.
Questão B:
Com base no contexto apresentado, como coordenador pedagógico que possui função de articulador do projeto pedagógico, formador do corpo docente e transformador do ambiente escolar, explicaria que a formação do docente, deve estar no centro de sua função, pois é necessária uma formação continuada para estar a par de novas práticas pedagógicas que culminem no melhor aprendizado do aluno.
A formação docente seja ela inicial ou continuada deve oportunizar seminários, reuniões de estudos, debates, congressos, assim como um trabalho pedagógico que auxilie especialmente os professores de forma que sua formação contribua e acrescente permanentemente para a melhoria da qualidade das aulas e consequentemente da educação tendo como finalidade a formação de indivíduos para uma sociedade mais justa e igualitária.
A formação continuada de professores é um direito e não uma obrigatoriedade, então cabe ao professor se conscientizar da necessidade contínua de interagir e se socializar com os outros profissionais de sua área para atualizar-se das constantes mudanças na educação. Caso contrário, pode culminar no desinteresse dos alunos.
A formação continuada por parte do coordenador pedagógico requer: estar aberto ao diálogo, levantar questões junto aos docentes, instituir devolutivas como uma constante, abandonar a “fiscalização” de salas de aula, dar palavra aos professores durante reuniões, destacar os acertos para só então tratar dos problemas, fundamentar teoricamente suas observações, definir os instrumentos que vão guiar o seu acompanhamento, ajudar os professores na reflexão de sua prática, com atitude parceira e variar as formações com temas que extrapolem o âmbito pedagógico.

Continue navegando