Buscar

Controles na Gestão Empresarial: Organização e Liderança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Principais Controles no Modelo de Gestão Empresarial.
ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA.
Lucas Pacheco Machado
Prof. Orientador: Emerson Paim
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis – CTB0289
01/12/2015
Resumo:
O presente trabalho busca demonstrar os principais controles na gestão empresarial. O clima organizacional a liderança, tanto no contexto organizacional como no acadêmico. Muitas vezes encontramos uma liderança despreparada para exercer suas funções, por isso importancia de programas voltados para o desenvolvimento . O trabalho tem o objetivo de mostrar a existência ou não de relação entre Clima Organizacional e Liderança por meio de análises estatísticas e as principais Práticas no Desenvolvimento de Lideranças.
1 INTRODUÇÃO:
Para realização deste trabalho foram consultados alguns livros e artigos da internet sobre Gestão Empresarial. Seu uso de forma consciente pode nos trazer benefícios para a empresa e a introdução de melhoramentos para que tenha uma organização mais eficaz em termos de liderança.
2 FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
2.1 CONCEITOS DOS CONTROLES NA GESTAO EMPRESARIAL
O clima organizacional e a liderança são assuntos muito importantes, tanto no contexto organizacional como no acadêmico. Liderança é um assunto bastante complexo, dado a importância do tema e sua abrangência. Os líderes são responsáveis pela gestão de algumas pessoas na organização ou mesmo pela gestão da organização como um todo, logo eles tendem a ser responsáveis de certa forma pela manutenção de um ambiente de qualidade e pelo alcance de resultados.
A liderança é responsável por gerir e justapuser a energia das pessoas, assim ela cria um objetivo comum para todos e faz a sinergia das atitudes de cada um Charn (2008) aponta que uma liderança forte acarreta uma organização mais forte, assim uma liderança fraca diminui o potencial da organização. Os maus líderes tornam os liderados desmotivados. Se isso se perdurar por muito tempo gera uma situação de difícil reversão devido a isso a liderança impacta na motivação das pessoas dentro da empresa, o que afeta o clima organizacional.
Além do papel da manutenção de um ambiente de qualidade, motivam as pessoas para que façam o seu trabalho alinhado com os objetivos organizacionais e também passem informações importantes para eles. O líder tem como características importantes o conhecimento sobre a atividade que está realizando, relacionamento interpessoal (que gera vínculos com seus subordinados) e consegue manter o equilíbrio emocional gerando um foco no resultado. Um importante fato que deve ser ressaltado é que as características de um líder podem ser apreendidas, para isso e necessário que se desenvolvam elas por meio de treinamentos.
Empresas que possuem programa de desenvolvimento consistente e voltado para o resultado da organização, tendem a gerar um efeito positivo na organização como um todo. As organizações que possuem programas estruturados de treinamentos tanto para líderes quanto para seus subordinados, conseguem alinhar melhor os valores e missões com todos. Ademais, programas estruturados tendem a preencher as lacunas de treinamentos existentes, o que permite uma melhor absorção dos conteúdos. Investir no desenvolvimento dos líderes constituem também focar na qualidade dos produtos e serviços, ou seja, um líder preparado consegue coordenar melhor as suas equipes impactando o resultado positivamente.
As teorias sobre clima organizacional apontam como um dos fatores determinantes do clima organizacional a liderança, já que o líder é responsável pelo gerenciamento dos seus subordinados. O clima é definido como a percepção compartilhada entre os funcionários de uma empresa e como as coisas são no ambiente de trabalho ou em outros meios. Logo um clima bom depende de diversas variáveis. Nem sempre a visão geral do clima é compartilhada por todos na organização, podem existir pessoas que não concordam com o modo que a organização leva determinados assuntos, o que gera uma insatisfação, por isso um fator que pode enviesar a percepção sobre o clima é a percepção e os valores individuais de cada um.
Os dados encontrados na análise qualitativa mostram que mais de 60% das empresas não apresentam um programa estruturado voltado para o desenvolvimento de lideranças.com base nessa informação é constatado que algumas empresas não tratam com a devida atenção um assunto importante, que é o desenvolvimento dos seus líderes, pois casos os líderes não estejam alinhados a cultura e ao negócio da organização acabam causando um prejuízo no clima de suas equipes. Já pela análise de regressão pode se concluir que não existe correlação entre as variáveis Clima Organizacional e Liderança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Hoje poucas empresas se preucupam com cursos de desenvolvimento tais como
Coaching Mentoring, Universidade Corporativa, workshop sobre a estratégia organizacional, desenvolvimento de comportamentos e competências associadas à liderança e atividades culturais. A patica de tais cursos trazem tanto aos lideres a sua responsabilidade mediante a empresa,visando que atravez do desenvolvimento a empresa tambem cresce,e pode se destacar pelos mesmo tais como programas de desenvolvimento social e desenvolvimento de lideres,tambem que 
tenham maior consciência das suas atitudes e do resultado que podem alcançar. Ademais, elas são importantes logo as empresas devem usa-las para desenvolver os líderes, pois assim as lideranças estarão alinhadas a estratégia e desempenharam melhor sua função. É imprescindível que essas atividades sejam planejadas e bem elaboradas para garantir o alcance dos objetivos propostos.
REFERÊNCIAS
TORO,F.CLIMA organizacional y expectativas en la perspectivas del cambio.Revista Interamericana de Psicologia Ocupacional.Medelin.v.11.n1 e 2.1992.pp163-173
SOUZA,R.M.Desenvolvimento de Liderança na Empresa.Sao Paulo:Duas Cidades,1973.
HUNTER,J.C. O Monge e o executivo: Uma história sobre a essência da Liderança.Rio de Janeiro: Sextante,2004.
HALL,R.H.S.Percepçao do clima organizacional: conforme escalão hierárquico,Revista de Administração de Empresas.Sao Paulo,v.28,n.4.p.5-13,out/dez,1988
MAXIMIANO,A.C.A. Teoria Geral da Administração:da revoluçao urbana a revoluçao digital.Sao Paulo,2002.
JORDÃO.S.Treinando e desenvolvendo pessoas nas organizaçoes,In: SLIVNIK,A;FURLAN,J;SITA,M.Ser mais com T&D:Estratégias e ferramentas de treinamentos e desenvolvimentos para o mundo corporativo.Sao Paulo,2010.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando