Buscar

Grupos Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
O COMPORTAMENTO DO GRUPO
 Olmsted (1970, p. 12) define grupo como “ uma pluralidade de indivíduos que estão em contato uns com os outros, que se consideram mutuamente e que estão conscientes de que têm algo significativamente importante em comum”.
Interesses, crenças, tarefas, características pessoais e outras coisas podem ser este “algo em comum”.
*
 Para que um conjunto de pessoas possa ser chamado de grupo, é preciso que atenda , ao mesmo tempo, aos três critérios: estar em contato , considerar-se mutuamente como membros de um grupo e ter algo importante em comum.
*
TIPOS DE GRUPOS
 Grupo Primário é aquele que além de satisfazer os critérios de “grupo” , caracteriza-se pela existência de laços afetivos íntimos e pessoais unindo seus membros. Em geral é pequeno, face a face, comportamento interpessoal informal, espontâneo e os fins comuns não precisam, necessariamente, estar explícitos ou fora da própria convivência grupal. 
*
Nos grupos Secundários, as relações são mais formais e impessoais, o grupo não é um fim em si mesmo mas um meio para que seus componentes atinjam fins externos ao grupo. No momento em que o grupo deixa de ser um instrumento útil para estes fins sejam atingidos, ele de dissolverá. O grupo secundário pode ser pequeno ou grande.
*
Dentro de cada grupo ou instituição, cada membro possui uma POSIÇÃO, um STATUS e um PAPEL.
*
Posição é definida pelo conjunto de direitos e deveres do indivíduo no grupo. Numa indústria, uma posição pode ser a de operário, outra a de chefe de seção e outra a de gerente geral. Os direitos e deveres de cada um são bastante diferentes. Existem também posições formais, como a de diretor de uma empresa, e informais como a do operário mais antigo que, apesar de não constar em nenhum regulamento, tem direitos e deveres diferentes dos seus colegas.
*
STATUS é um conceito bastante relacionado com o de posição, tanto que alguns autores usam-nos como sinônimo. Pode-se estabelecer uma diferença entre eles dizendo que “status se refere mais ao valor diferencial de cada posição dentro do grupo ou instituição.
*
PAPEL pode ser entendido como o comportamento esperado da pessoa que ocupa determinada posição com determinado status. O papel existe independentemente do indivíduo que o desempenha. Ex: espera-se que um dirigente político aja de determinada maneira e se isto não ocorrer, as pessoas que ocupam estas posições estão sujeitas aos mais variados tipos de sanções sociais.
*
LIDERANÇA
De maneira geral, entende-se por liderança à influência que certos membros de um grupo exercem sobre os demais. Hoje em dia arrisca-se dizer que ninguém é líder, mas apenas atua como líder em determinadas situações. Em outras palavras, só existe um líder, se existir um grupo e uma pessoa será líder de um grupo, apenas enquanto o grupo assim o quiser, enquanto ela auxiliar o grupo a atingir os seus objetivos.
*
TIPOS DE LIDERANÇA
Hoje, entende-se a liderança como EMERGENCIAL, isto é, o líder surge de dentro do grupo, e como SITUACIONAL, isto é, alguém pode ser escolhido líder para um tipo de tarefa grupal e não para outro. Quando uma pessoa é designada “de cima” para coordenar as atividades de um grupo ou instituição, fala-se de liderança FORMAL, em contraste com a liderança INFORMAL, exercida pela pessoa com grande influência sobre os membros do grupo sem ter sido formalmente designada para isso.
*
TIPOS DE LÍDER
O Líder Autocrático é aquele que determina toda a atividade do grupo, é o que acredita que, pelo simples fato de ser investido de autoridade, todos lhe obedecerão, independentemente da justiça ou injustiça, acerto ou desacerto, viabilidade ou não de suas determinações. Neste contexto, as relações interpessoais sofrem palpáveis deterioração. Os subordinados manifestam revolta, hostilidade, retração, resistência passiva ainda que veladamente.
*
O Líder Laissez-Faire é o que faculta ao grupo completa liberdade de ação e, na verdade não atua como líder. Este tipo de liderança é fonte de atritos e desorganização, anarquia, balbúrdia; a produção costuma ser muito baixa.
*
O Líder Democrático é o que dirige um grupo social qualquer com o apoio e colaboração espontânea e consciente de seus membros componentes, interpretando e sintetizando o pensamento e os anseios do grupo. As pessoas lideradas democraticamente integram-se no trabalho livremente, com otimismo, confiança e o rendimento é, em geral, elevado.
*
 Nas situações reais, o que se verifica é a inexistência de tipos puros de líderes, parece mais comum que os verdadeiros líderes sejam uma composição de tipos.
*
REFERÊNCIAS
P. Elaine Maria. Psicologia Geral,por Elaine Maria Pisani, Guy Paulo Bisi, Luiz Antônio Rizzon e Ugo Nicoletto. Porto Alegre, Ed. Vozes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando