Buscar

50 CENTESIMAL E FLUXO CONTÍNUO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CINQUENTA CENTESIMAL E FLUXO CONTÍNUO
1. 50 CENTESIMAL	
 	A técnica 50 centesimal, ou LH, é uma escala correspondente a 1/50000, sendo esta a sua diferença da escala centesimal que é 1/100.	
 	Esta escala é resultado de uma série de experimento concluída por Hahnemann, durante 40 anos de dedicação ao estudo da Homeopatia. Iniciou-se em 1801 com a publicação do panfleto Cura e prevenção da Escarlatina, que dava detalhes da preparação e administração da Belladona.	
	1.1. Técnica 50 Centesimal	
 	O ponto de partida pode ser uma droga vegetal, animal ou biológica, sempre que possível em estado fresco, e droga mineral. Também poderá ser utilizada a tintura mãe com a força medicamentosa corrigida após a evaporação. Pode ser utilizada água purificada, lactose, microglóbulos e etanol como insumo inerte.	
 	O líquido deve ocupar entre metade e dois terços da capacidade do frasco. Devendo ser realizadas 100 sucussões.	
 	Dentre os processos estão, fase líquida: diluição e sucussão (manual ou mecânica) e fase sólida: trituração.	
 	A técnica é divida em cinco etapas. Na primeira deve ser feita a trituração da droga até 3CH. Na segunda etapa deve haver a dissolução do terceiro triturado, para isso deve-se pesar 63mg deste e dissolver em 500 gotas de etanol a 20%.	 Na terceira etapa realiza a preparação da primeira dinamização, colocando 100 gotas de etanol a 96% em frasco adequado e realizando 100 sucussões, em seguida umidecer 500 microglóbulos e deixar secar à temperatura ambiente.	 
 	A quarta etapa corresponde a preparação da segunda potência, dissolvendo um microglóbulos da LM em água purificada, acrescentando 100 gotas de etanol e aplicando 100 sucussões, por fim umidecer 500 microglóbulos com solução anterior e deixar secar. A quinta etapa é a preparação das demais potências LM com a dissolução de um microglóbulo com a LM anterior em água, acrescentar 100 gotas de etanol, 100 sucussões, umidecer 500 microglóbulos com a solução anterior o deixar secar a temperatura ambiente.	
 	O armazenamento deve ser feito em recipiente de vidro âmbar, fechado e protegido do calor, umidade, radiações e luz direta. O prazo de validade deve ser determinado conforme a legislação pertinente.	
 2. FLUXO CONTÍNUO
 	A técnica de fluxo contínuo surgiu com a introdução de altíssimas potências na Homeopatia, então o médico americano James Tyler Kent projetou um aparelho dinamizador para obtê-las. Utilizado para formas farmacêuticas derivadas a partir da trigésima dinamização centesimal Hahnemanniana (30CH).	
 	2.1. Técnica de Fluxo Contínuo	
 	A técnica utiliza como ponto de partida a matriz na potência 30 CH em etanol a 77%. O insumo inerte é a água purificada. Deve ser feito o controle de vazão por meio da câmara de dinamização única para que no final das 100 rotações o conteúdo seja completamente renovado. O equipamento deve obrigatoriamente possuir capacidade volumétrica conhecida e sistema de entrada e saída de diluente, a entrada de água deve ser junto ao vértice do líquido, a vazão deve ser sincronizada com as rotações, a potência será a função de tempo necessária para obtenção e deve retirar do dinamizador o volume necessário para duas dinamizações. 	
 	A realização da técnica consiste em adicionar o volume equivalente a capacidade da câmara, após cheia começa o processo de dinamização. O processo será reiniciado no número da potência que foi interrompido. O processo sempre será interrompido duas potências antes do desejado, e nestas duas últimas será realizada a escala centesimal de Hahnemann usando etanol 77%, a dispensação de medicamentos preparados pelo FC deve se dar a partir de 200FC até 100.000FC.	O produto deve ser armazenado em vidro âmbar, fechado, protegido do calor, umidade, radiações e luz direta. O prazo de validade deve ser determinado conforme legislação específica.

Mais conteúdos dessa disciplina