Buscar

Antropologia da Educação - CULTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE 
DISCIPLINA: Antropologia e educação 
PROFESSOR: Carlos Eduardo Gomes 
ATIVIDADE: Cultura (6,0 pontos) DATA: 04/10/14 
TURMA: Pedagogia – 3° Período TURNO: Noite
Aline Reis
Edileusa Nolasco
Fernanda Rodrigues
Maria Alice Araujo
Zuleide
EXERCÍCIO SOBRE CULTURA
1 – Quais são os principais argumentos para um desenvolvimento biológico da cultura? (0,5 ponto) 
R. Como consequência da vida arborícola o quanto menos o homem deixa de usar o faro mais ele usa a visão, o momento em que o homem passa a ser bípede ele tem a possibilidade de enxergar o mundo diferente e sobrepor-se aos outros animais, está relacionada também a capacidade de utilizar as mãos o que abre um mundo tridimensional inexistente a outros mamíferos e as habilidades manuais.
2 – Que críticas podem ser feitas à Teoria do Ponto Crítico para o desenvolvimento da cultura? (0,5 ponto) 
R. A teoria do Ponto Critico entende a cultura como um acontecimento súbito, a critica está em que a natureza se desenvolve gradativamente, o humano não deixa de ser animal do dia para a noite, a teoria supõe que qualquer animal que atingissem um determinado nível de evolução biológica poderia produzir cultura, e na verdade o homem para lidar com os elementos abstratos em nossa cultura precisa de ferramentas, precisa do cérebro e não só das características biológicas.
3 – Apresentem as ideias de Claude Levi-Strauss e Leslie White para o desenvolvimento da cultura. (0,5 ponto) 
R. Claude Levi-Strauss considera que o aparecimento da cultura se dá no momento em que convenciona-se a primeira regra (norma) que é uma abstração, uma convenção social que nos impede de fazer algo, só ai nos tornamos homem e este teria sido o primeiro passo para o desenvolvimento, e está primeira regra segundo Levi-Strauss teria sido a proibição do incesto, que pode ter sido pela manutenção da espécie.
Para Leslie White a passagem do estado de animal para humano ocorreu quando o cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos, isto porque é impossível para um animal compreender os significados que os objetos recebem de cada cultura, por exemplo, arvore para descrever uma forma da natureza.
4 – Apresentem, com suas palavras, os elementos que fundamentam a ideia de cultura como um sistema adaptativo. (0,5 ponto) 
R. Para sobreviver o homem precisou se adaptar a várias situações, e a partir das necessidades e do desenvolvimento ele começou a criar valores maiores que geraram determinadas culturas. Por exemplo, o Brasil sempre foi um país abundante em água, mas agora do nada a água se torna escassa, assim precisamos mudar nossos costumes e evitar os desperdícios de água, e senão nos adaptarmos morreremos de sede.
5 – Cientes das três abordagens das teorias idealistas de cultura apresentadas por Keesing, indiquem qual delas o grupo aceita como válida e justifiquem. (0,5 ponto) 
R. A terceira abordagem – cultura como sistema simbólico – é mais válida, pois nessa abordagem os autores falam do fato de o ser humano ao nascer ter a possibilidade de se adaptar a qualquer sistema e valor, ele não nasce com nenhuma cultura, somente na medida em que a criança vai crescendo numa sociedade é que ela aprende a lidar com aquele sistema cultural, por exemplo, crianças chinesas são acostumadas a se dedicarem integralmente aos estudos e só faltam a escola em caso de morte, não há indisciplina nas escolas, os professores são seus mestres, há respeito, pontualidade nas aulas, fazem muitos exercícios sem reclamar, já grande parte das crianças brasileiras desde cedo sentem preguiça de ir a escola, são indisciplinados e estão sempre a reclamar das atividades, essas são características culturais, pois a China devido a falta da educação que a deixou a mercê de invasores estrangeiros e guerras de ignorância, o que fez com que se investissem muito em educação, o Brasil não possui essa característica.
6 – Sabendo que cultura é um conceito ainda aberto a uma definição – muito embora possua uma série de balizas e limites já estabelecidos – apresentem um conceito de cultura que seja coerente com os estudos até agora realizados. (1,5 ponto) 
R. Cultura são os modos criados por um determinado grupo para lidar com as adaptações biológicas. São normas, valores, visões de um determinado grupo, padrões de comportamento, que são transmitidos e aprendidos com a assimilação de comportamentos e sua repetição, por exemplo, a história do Tarzan, primeiro ele aprendeu todo comportamento dos animais da floresta, em especial dos gorilas, quando foi levado para a sociedade inglesa aprendeu a cultura daquela sociedade através da assimilação do comportamento da Jane e dos outros membros da sociedade.
7 – Como o documentário A ilha das flores pode representar uma crítica à cultura brasileira? Dissertem a respeito. (2,0 pontos)
R. O documentário passa de uma forma até cômica a ideia de que mesmo sendo humanos que são animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia ou a galinha principalmente por duas características: o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor, somos a pior espécie que existe. 
Ao seguir a trajetória de um tomate, passando pela plantação, o supermercado, a casa de uma senhora que o julga impróprio para sua família, e levado para os porcos e novamente julgados impróprios, são finalmente deixados ali para que mulheres e crianças possam em cinco minutos pegar o que conseguirem, sendo colocadas alguns níveis mais abaixo dos porcos, e se pensarmos que o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo e que quase 27 milhões de tonelada de comida vão pro lixo e que existe mais de 13 milhões de brasileiros que passam fome, o documentário retrata bem a nossa cultura: Pessoas que desperdiçam e pessoas famintas.
Não importa a quantidade de alimento que o Brasil possa produzir, porque viemos de uma cultura em que estes nunca chegaram às casas dos que realmente precisam, assim como um dia a agua que nos tanto desperdiçamos se tornará item de luxo, só para poucos, como é quase tudo por aqui.
Em muitos países a comida é considerada sagrada, aqui as pessoas simplesmente não dão valor, a quantidade de alimento que vemos sendo desperdiçado é impressionante, a verdade é que viemos de uma cultura onde ninguém se importa com ninguém, em que o ser humano precisa comer alimentos impróprios até para porcos para viver.
O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira)

Outros materiais