Buscar

apol1 Administração Estratégica e Análise Econômica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Análise Econômica
O sistema econômico é formado pelos fatores de produção, como capital e trabalho, e pelos agentes econômicos formado pelas famílias, pelas empresas e pelas instituições políticas, jurídicas e socioeconômicas.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
Considerando estes elementos básicos que compõem o sistema econômico, analise as alternativas a seguir:
 I. Mão de obra de um trabalhador e máquinas são, respectivamente, fatores de produção trabalho e capital;
II. O objetivo do governo em uma economia de mercado é unicamente o de maximizar o próprio lucro;
III. As famílias buscam maximizam o seu bem-estar a partir do consumo de bens e serviços adquiridos a partir das rendas das famílias;
IV. As empresas não têm o objetivo de gerar lucro, apenas de redistribuir renda e receber ordens das famílias.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	
a) Afirmativas I e II, apenas.
	B	
b) Afirmativas II e IV, apenas.
	C	
c) Afirmativas I e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e III. Na afirmativa I, os fatores de produção citados, mão de obra dos trabalhadores e máquinas, são exatamente, tipos de fatores de produção de trabalho e de capital. E, na afirmativa III, as famílias e as pessoas têm a necessidade de consumir por necessidade básica ou por vontade própria e, portanto, consomem bens e serviços a partir de rendas como salários, rendimentos, alugueis, etc.
Já as afirmativas II e IV são incorretas. Primeiro, porque o governo não tem o objetivo de lucrar, este é um objetivo das empresas. O governo possui três funções: alocativa, distributiva e estabilizadora. Estas funções significam, respectivamente, oferecer bens públicos não ofertados pelas empresas privadas (energia elétrica), redistribuir rendas (programas sociais) e, por fim, aplicar políticas de estabilidade econômica visando o controle da inflação e o crescimento econômico (políticas monetária e fiscal).
Segundo, a afirmativa IV diz o oposto do objetivo das empresas que é gerar lucro. Já a redistribuição de renda não cabe às empresas, mas sim, ao governo como citado em relação à afirmação II. E, a respeito das ordens recebidas das famílias, é uma afirmativa absurda uma vez que as famílias só influenciam nas decisões das empresas ao determinarem a demanda pelos bens e serviços ofertados no mercado e, consequentemente, a análise da demanda por parte das empresas é que determina, junto a outras variáveis, as decisões de investimento.
	D	
d) Afirmativas I e IV, apenas
	E	
e) Afirmativas II e III, apenas.
Questão 2/5 - Administração Estratégica
Analise as afirmativas e a relação proposta entre elas:
 
I - Os gestores Estratégico Eduardo e Mônica idealizaram um novo processo de aproveitamento de energia solar. Pesquisas de mercado e análises consistentes demonstraram que a ideia é inovadora. Constatou-se, porém, que ela não representa uma oportunidade.
Porque
 
II - Não há demanda para o produto, e as análises financeiras do plano de negócios demonstraram poucas chances de retorno, demonstrando que não há potencial para investimento de longo prazo para o negócio.
A respeito destas frases, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	A	
a primeira afirmação é falsa, e a segunda verdadeira
	B	
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
	C	
as duas afirmações são falsas
	D	
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda contraria a primeira
	E	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Você acertou!
Produtos e tecnologias que visem economia e redução de consumo de energia, possuem características de inovação, podendo ser classificadas desta forma, porém isso não significa que as mesmas sejam viáveis e portanto boas oportunidades de negócios, a tecnologia pode ser muito cara para o momento atual, fazendo com que poucos tenham acesso a mesma e desta forma acabe inviabilizada (Aula 02, tema 07).
Questão 3/5 - Análise Econômica
A Economia estuda como a sociedade administra os recursos escassos. Assim, o problema econômico fundamental se refere à escassez de recursos, mas existem outros aspectos econômicos estudados pela economia e definidos como princípios econômicos.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
São considerados princípios econômicos, apenas as seguintes pressuposições:
Nota: 20.0
	A	
a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
Você acertou!
A única alternativa correta é a letra a. Os princípios econômicos se referem a: trade-offs das pessoas e das empresas, custos ocultos ou custos de oportunidade, pessoas respondem a incentivos em relação aos preços dos bens, os mercados são, em geral, eficientes e a necessidade de atuação governamental em casos de externalidades ou poder de mercado em determinados setores que podem ser maléficos ao funcionamento dos mercados.
Nas demais alternativas, todas as informações estão completamente incorretas ou são absurdas do ponto de vista da teoria econômica, sem exceção. Pode-se citar, por exemplo, rendas ilimitadas, igualdade de preços em quaisquer situações, oferta de máquinas pelas famílias, os custos de produção são finitos e inexistentes, etc.
	B	b) as pessoas possuem rendas ilimitadas, as pessoas são influenciadas apenas pelos governos, há a necessidade de um governo para produzir alimentos, os custos de oportunidade que é a definição de custo financeiro de produção de bens e as externalidades numéricas.
	C	c) a existência de preços iguais em todos os mercados em quaisquer situações, a necessidade de concentração de renda para haver produção, os custos de produção são sempre finitos, o governo deve sempre definir os custos de oportunidade das pessoas e a oferta por máquinas das famílias.
	D	d) a renda das famílias é sempre igualitária em todos os países em economias capitalistas, a produção deve ter custos infinitos, o mercado é sempre capaz de lidar com as externalidades negativas sem interferência do governo, a ilusão da existência de preços no mercado e a elasticidade do trade-off.
	E	e) as inovações tecnológicas que diminuem a produtividade das empresas, os modelos econômicos que só analisam economias com recursos abundantes, as famílias que não participam das economias de mercado, o governo que sempre deve concentrar renda e os custos de produção são finitos e inexistentes.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
O objetivo da elaboração da Matriz S.W.O.T. é indicar o estado atual e futuro do negócio, permitindo à organização estabelecer quais são as ações necessárias para a sobrevivência, crescimento, transformação ou manutenção das suas atividades empresariais.
Os elementos que correspondem aos fatores do ambiente interno da organização, na matriz S.W.O.T., são:
Nota: 20.0
	A	
Oportunidades e pontos fortes
	B	
Ameaças e pontos fracos
	C	
Ameaças e pontos fortes
	D	
Pontos fortes e pontos fracos 
Você acertou!
Alternativa “d”. Ambiente interno está relacionado às competências distintivas, que revelam os pontos fortes e pontos fracos da organização. As demais estão incorretas, sendo que o Ambiente interno possui relação com os fatores chaves de sucesso, onde devem ser identificas as ameaças e oportunidades do Mercado (externo à organização). (Aula 2, pg. 8-12)
	E	Oportunidades e ameaças
Questão 5/5 - Análise Econômica
A análise da quantidade demandada pelo consumidor leva em consideração o preço do bem. Por exemplo, uma redução no preço do arroz leva a um aumento na demanda por arroz, ceteris paribus. Porém, nem sempre só o preço é considerado nesta decisão do consumidor.
 
Leia as afirmativas
a seguir:
 I. O consumidor aumenta a quantidade demandada de arroz quando o preço diminui.
Porque
II. O consumidor consome mais arroz em relação aos outros bens que não sofreram alterações de preços (efeito substituição) e pelo aumento do poder aquisitivo ocasionado pela redução do preço do arroz (efeito renda).
 
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	A	
a) As assertivas I e II são falsas
	B	b) A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	C	c) As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
	D	d) A assertiva II é falsa e a I é verdadeira.
	E	
e) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.
Você acertou!
A primeira afirmativa é exatamente a relação entre preço e quantidade demandada. Na segunda afirmativa são citados os efeitos por trás do aumento da quantidade demandada, a partir da redução do preço, definidos pela teoria microeconômica como efeito substituição e efeito renda. Ou seja, a segunda afirmativa explica e complementa a primeira.
Em relação aos efeitos, o primeiro diz que como os demais preços não se alteraram, a relação de preços se torna mais convidativa para aumentar o consumo de arroz, agora, mais barato. Enquanto o segundo efeito se refere ao aumento relativo da renda uma vez que o consumidor já demandava arroz, mas com a redução do preço, ao consumir a mesma quantidade “sobra” renda para este consumidor que pode aplicá-la aumentando o consumo de arroz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais