Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL AVS

Prévia do material em texto

Avaliação:  » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AVS
	
	Professor:
	MARCIA DE SOUZA BORGES
	Turma: 9004/AF
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 21/06/2018 11:16:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201707695356)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O texto a seguir se refere ao período do início da transição do feudalismo para o capitalismo. A expansão navegadora que decorreu do desenvolvimento mercantil ao fim do medievalismo é contemporânea da cisão religiosa definida com a Reforma. Como aquela expansão foi capitaneada pelas nações católicas, "colonização" e catequese religiosa confundiram-se. SODRÉ, N. W. "Síntese de História da Cultura Brasileira". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 19. ed., p.15. A articulação entre catequese e colonização na América acima descrita pode ser entendida:
		
	 
	pelo interesse do colonizador europeu em conquistar a confiança do ameríndio, conhecedor dos caminhos que levaram às minas de metais preciosos existentes em toda a região continental americana.
	
	pela busca da melhoria do trabalho do ameríndio através da influência de uma cultura superior (a europeia), o que garantiria uma possibilidade de ascensão social do indígena a médio ou longo prazo.
	
	como uma preocupação quanto ao risco de influência das religiões dos africanos, trazidos à América para o trabalho escravo, sobre os ameríndios, afastando-os da "verdadeira" religião (cristã).
	
	como resultado de um conflito entre Igreja Católica e os governantes dos Estados Modernos europeus, todos em busca de afirmação política e econômica, apresentando assim antagonismos inconciliáveis.
	 
	pela fusão de interesses nem sempre pacíficos dos Estados colonizadores e da Igreja Católica visando, entre outros objetivos, à maior exploração do "gentio" e seu afastamento da pregação reformista.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707712501)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado:
		
	
	na administração, ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de instrução.
	 
	na educação, através das ordens religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII.
	
	na catequese que, promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristãos, favoreceu a sua emancipação.
	
	nas missões, que, ao reunirem os contingentes indígenas, facilitavam o fornecimento de mão-de-obra para a lavoura.
	
	na defesa das fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no Brasil.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707686282)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O período Pombalino marcou o fechamento dos colégios Jesuítas e tiveram grande influência de um movimento cultural da época. Indique o nome deste movimento:
		
	
	Século das Trevas.
	 
	Iluminismo.
	
	Movimento Clerical.
	
	Protestantismo.
	
	Tomismo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707712503)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O período joanino destacou-se:
		
	
	pela implantação das aulas régias definidas pelo estado português.
	 
	pela criação e expansão do ensino superior no Brasil.
	
	pela expulsão dos jesuítas e início da reforma na educação por Marquês de Pombal.
	
	pela estatização do ensino.
	
	pela valorização de um ensino emancipatório.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707782320)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indique a opção que contempla corretamente o modelo de educação destinado à ,mulher no período imperial:
		
	
	As mulheres tinham ampla participação e apoio ao ensino superior.
	 
	A educação de mulheres visava as funções domésticas e maternais.
	
	As mulheres sempre tiveram grande chance de instrução neste período.
	
	As mulheres eram pouco afastadas do processo educativo neste período.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201707161175)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os republicanos adotaram no Brasil o modelo político americano baseado no sistema presidencialista. A reforma promovida por Benjamin Constant sustentava-se nos princípios da liberdade e da laicidade do ensino, bem como, na bandeira de caráter liberal em defesa da gratuidade da escola primária. No que se refere à organização escolar, fica evidente a influência da:
		
	
	Filosofia Marxista
	
	Filosofia Idealista
	
	Filosofia Existencialista
	 
	Filosofia Positivista
	
	Filosofia Aristotélico-Tomista
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201707738893)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1932 é publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, encabeçado por Fernando de Azevedo e assinado por 26 educadores. Esse documento considera que:
		
	
	o sistema educacional deve ser dual, estabelecendo uma escola para os ricos e outra para os pobres e, ainda, baseada na formação cristã
	
	apenas as alternativas ¿a¿ e ¿d¿ estão corretas
	 
	é dever do Estado tornar a educação obrigatória, pública, gratuita e laica.
	
	é dever do Estado tornar a educação obrigatória, única para todos, gratuita e baseada na formação cristã.
	
	o sistema educacional deve ser dual, estabelecendo uma escola para os ricos e outra para os pobres e, ainda, baseada na formação laica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201707794047)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual dessas ações foi tomada por Francisco Campos durante o período Vargas?
		
	
	Criação da Imprensa Régia.
	 
	Criação do Conselho de Nacional de Educação
	
	Criação do ensino para a educação especial
	 
	Criação do ensino supletivo de dois anos
	
	Criação da Biblioteca Nacional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201707071578)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na: "Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19). 
Sobre Educação Popular, é correto afirmar: 
I. A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo-nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.
II. Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.
III. De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subalternas, pobres, marginalizados, oprimidos e excluídos, teve em Paulo Freire um dos seus grandes expoentes teóricos.
		
	
	I e II estão corretas.
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	II está correta.
	
	I está correta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201707071597)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(UPENET / 2006) A questão do direito à educação, nas instituições, tem sido abordada de forma mais efetiva, a partir da Constituição Federal de 1988, na qual se destaca a questão do acesso e democratização. Com base nesses direitos, analise as afirmativas abaixo. 
I. A luta pela democratização da Educação não se limita aoespaço escolar, uma vez que a Educação básica é um direito público, subjetivo e dever do Estado. Devemos considerar o direito à escolarização e universalização do ensino de crianças, adolescentes e jovens que se encontram excluídos da escola formal. 
II. A questão da democratização da educação, enquanto dever do Estado e direito do cidadão, abrange, apenas, o sistema educacional formal. Cabe ao Governo Estadual garantir o funcionamento de Escolas Públicas oficiais, enquanto que a educação, em espaços informais ou em outras instituições, fica sob a responsabilidade dos Municípios. 
III. Cabe ao Estado garantir o acesso à educação pública de qualidade às crianças e adolescentes em situação de risco ou de exclusão, através de ações conjuntas entre instituições públicas, universidades e a sociedade civil organizada, para desenvolver medidas sócio-educativas, cumprindo o disposto na Constituição Federal, no ECA e na atual LDB. 
Indique a alternativa correta.
		
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas I está correta.

Continue navegando