Buscar

redação juliana ester

Prévia do material em texto

Nome: Juliana Ester de Abreu dos Santos
Série: 3º C
-SEM TITULO-
No seriado infantil ‘Todo mundo odeia o Cris’, Cris é um adolescente negro que sofre em silêncio todos os tipos de violência, inclusive da própria família e essa é uma realidade no Brasil, que apesar de ser um país miscigenado que sustenta o nome de laico e democrático, não apresenta ainda uma infraestrutura que inspire confiança e corresponda à necessidade de todos.
Pergunta-se, quantas das inúmeras denúncias de violência são solucionadas e quantas nem foram delatadas, por medo, por ter perdido as esperanças de um país que cumpra as próprias leis, ação que torna ainda mais difícil a resolução do problema em questão, pois como defendeu Confúcio, o primeiro passo é o mais importante na evolução do homem ou nação.
A Constituição brasileira afirma que todo cidadão tem o direito a crença, liberdade, respeito, mas essas leis não chegam a ser concretizadas de fato. Para auxiliar, foi criada a Delegacia da Mulher, uma ideia inovadora, que trouxe consigo a alusão de que as mulheres estariam seguras e teriam seus diretos garantidos, quando na verdade a realidade é outra, há relatos de que a instituição esteve fechada em momentos de necessidade e outras em que o problema da vítima foi ignorado e considerado “drama” e exagero, gerando assim uma maior opressão, facilitando o aumento da violência.
Na cultura japonesa, é considerado um ato de honra, um general que perde a batalha cometer suicídio, como ocorreu na segunda guerra mundial, enquanto na contemporaneidade brasileira, o índice assustador de suicídio mostra uma nação cansada e irresistente a uma sociedade desigual, injusta e desumana.
Urge que a violência elevada receba a atenção e dedicação do governo e que sejam sugeridas novas leis, se necessário. ONGs promovam campanhas através da mídia e conscientização social. E ainda, que cada indivíduo tenha noção dos seus direitos e exija-os, pois, como defendeu James Bawduim, o confronto nem sempre é a solução do problema, mas se o problema não for enfrentado, nunca terá solução.

Continue navegando