Buscar

AV1 2014.2 - Inovação Tecnologica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301189652)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as proposições abaixo sobre Conhecimento e Capital Intelectual:
I - Entende-se como Conhecimento a soma de todos os pensamentos, criações e invenções da mente humana. O "conhecimento" não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades.
II - O Conhecimento Explícito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa.
III - O capital intelectual é um valor mensurável devido a uma nova sociedade que surge onde pressupõe uma mudança de cultura refletindo nas organizações, ou seja, capital intelectual ou conhecimento é gerenciar o conhecimento de funcionários.
IV - O conhecimento Tácito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. 
 
É incorreto afirmar as proposições:
		
	
	Somente a I
	 
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I e III
	
	I, III e IV
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301196081)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Pedro desde pequeno observava seu pai desmontar e consertar qualquer aparelho elétrico e eletrônico. Quando fez 15 anos, Pedro resolveu entrar em um cursinho e aprendeu muitos detalhes com seu professor e todas as apostilas do curso. Assinale a opção que representa o modo de conversão do conhecimento relatado:
		
	 
	Combinação
	 
	Internalização
	
	Comparação
	
	Externalização
	
	Socialização
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301369881)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento, precisa estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral, oportunizando situações e ferramentas que facilitem as atividades cooperativas para criação e acúmulo de conhecimento em nível também individual. Identifique a única alternativa que NÃO pertence às condições básicas para o desenvolvimento da espiral:
		
	
	Intenção
	
	Redundância
	
	Caos criativo
	
	Flutuação
	 
	Dependência
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301369901)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de geração do conhecimento é descrito por Nonaka e Takeuchi (1997) como um modelo de cinco fases, composto pelas seguintes fases:
I) _________________: Transformação do conhecimento tácito em explícito;
II) _________________: Momento em que a organização determina e justifica, através de critérios definidos, que conceitos criados são úteis para ela e para a sociedade;
III) _________________: Processo contínuo, interativo e em espiral, de expansão e difusão do conhecimento;
IV) _________________: Esse conhecimento é gerado, combinando-se o novo conhecimento explícito gerado com o conhecimento explícito existente;
V) _________________: Essa fase é considerada crítica em relação à criação do conhecimento organizacional.
Complete as frases escolhendo o nome de cada fase do processo de criação do conhecimento:
		
	
	Compartilhamento do conhecimento tácito - Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Construção de um Arquétipo
	
	Difusão interativa do conhecimento - Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Compartilhamento do conhecimento tácito - Construção de um Arquétipo
	 
	Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Construção de um Arquétipo - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	Construção de um Arquétipo - Criação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Justificação de conceitos - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Criação de conceitos - Construção de um Arquétipo - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301196220)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Google pode ser considerado um caso de sucesso no processo de inovação tecnológica em várias dimensões porque:
		
	 
	gerou um produto, gerou uma nova empresa, gerou um novo processo e gerou um novo mercado.
	
	permite apenas a geração de um novo mercado, apesar de não contribuir para a geração de uma nova empresa.
	
	gerou um grande bem, que é a manipulação e aquisição de conhecimento.
	
	oferece buscas por livros raros, gerando um novo mercado e continua oferecendo buscas por notícias atualizadas.
	
	permite apenas a realização de buscas por imagens e notícias atualizadas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301196452)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos definir inovação tecnológica como:
		
	
	a invenção de um produto, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	 
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem, processo, empresa ou mercado em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem ou processo, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. Uma empresa não entra neste contexto de desenvolvimento ou aprimoramento.
	
	o desenvolvimento de uma empresa em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades da empresa e dos clientes da mesma.
	
	o desenvolvimento de uma estratégia de negócios na qual os clientes atendem às necessidades da empresa e dos empresários do conselho administrativo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301196607)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Future and Us, que procura uma posição de liderança técnica e de mercado, começou a inovar. Ela tem dado muito valor ao sistema de patentes e está se organizando para disputar com suas concorrentes. Seu departamento de P & D é bem conceituado e está contratando técnicos e cientistas altamente qualificados. A estratégia adotada pela empresa Future and Us é:
		
	
	não se trata de uma estratégia, e sim de um ataque.
	
	uma estratégia defensiva.
	
	uma estratégia dependente.
	 
	uma estratégia ofensiva.
	
	uma estratégia oportunista.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301196210)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dr. Ypsilon é um pesquisador renomado na Universidade KLM, mas nos últimos dois anos apropriou-se dos resultados das pesquisas que fez na universidade, abrindo uma empresa para administrar o produto criado. Esta situação é um exemplo de:
		
	
	Interpretação subjetiva de conhecimento
	
	Universalidade do conhecimento
	
	Tempo despendido no processo
	
	Implicitabiliade do conhecimento
	 
	Apropriação do conhecimento
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301196644)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há cerca de uma década o termo empreendedorismo vem sendo amplamente utilizado no Brasil, com várias definições e aplicações nos negócios, na educação e em diversos setores e atividades da sociedade. Assinale as características que um empreendedor deve possuir:
		
	
	Tem iniciativa, autoconfiança, persistência, pouco comprometimento com o trabalho, sem esquecer da família, pois conta com os subordinados, que podem monitorar o trabalho que está sendo desenvolvido.
	 
	Tem iniciativa, persistência, autoconfiança, aceitação de riscos, estabelece metas, é persuasivo e possui uma rede de contatos.
	
	Tem iniciativa, persistência, autoconfiança, aceitação de riscos, busca informações, sem no entanto, estabelecer muitas metas.
	
	Tem iniciativa, poucos contatos, baixa autoestima,pouca aceitação para riscos, busca informações, sem estabelecer metas.
	
	Tem iniciativa, autoconfiança, ele próprio se basta, pois tem talento, não necessitando de uma rede de contatos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301196646)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há cerca de uma década o termo empreendedorismo vem sendo amplamente utilizado no Brasil, com várias definições e aplicações nos negócios, na educação e em diversos setores e atividades da sociedade. O termo Empreender está diretamente relacionado:
		
	
	a criação de um negócio qualquer sem fins lucrativos.
	 
	identificar oportunidades, planejar como organizar as soluções que vão para o mercado, levantar recursos e administrar o processo de construção de empreendimentos.
	
	a fazer uma descoberta, sem correr risco.
	
	a inventar algo novo.
	
	a desenvolver algo que não tenha necessariamente alguma coisa de valor para a sociedade, mas que tenha valor apenas para o empreendedor.

Continue navegando