Buscar

cinesiologia e biomecanica

Prévia do material em texto

O QUE É CINESIOLOGIA- KINEIN ( MOVER) + LOGOS (ESTUDAR). A CIÊNCIAS DOS MOVIMENTOS DOS CORPOS.
O CORPO HUMANO É ATIVO E ESTÁ EM CONSTANTE MOVIMENTO. ESTA SUJEITO A MUDANÇAS FREQUENTES DE POSIÇÃO.
HÍSTORICO
ARISTÓTELES- ( 384-322 A.C ) PAI DA CINESIOLOGIA- MARCHA, CONHECIMENTOS SOBRE CENTRO DE GRAVIDADE, LEIS DE MOVIMENTO DE ALAVANCAS. ( O ANIMAL QUE SE MOVE MUDA SUA POSIÇÃO PRESSIONANDO O QUE ESTÁ DEBAIXO DELE).
ARQUIMEDES-( 287-212 A. C ) PRINCÍPIOS HIDROSTÁTICOS; PRINCIPIO DE ALAVANCAS: DÁ- ME UM POUCO DE APOIO QUE LEVANTAREI O MUNDO.
ALFONSO BORELLI ( 1608 – 1679 ) PAI DA BIOMECÂNICA; ESTUDO MATEMATICAMENTE O MOVIMENTO; OS OSSOS SÃO ALAVANCAS E OS MÚSCULOS FUNCIONAM SEGUNDO PRINCÍPIOS MATEMÁTICOS. 
ISAAC NEWTON- ( 1642- 1727 ) SINTETIZOU A MECÂNICA; 
1º LEI DA INÉRCIA- RESISTÊNCIA QUE UM CORPO OFERECE Á ALTERAÇÃO DO SEU ESTADO DE REPOUSO OU DE MOVIMENTO.
2º LEI: MASSA E ACELERAÇÃO; F=M X A
3º LEI: AÇÃO E REAÇÃO. 
 ( 1836- 1902 )LEI DE WOLFF ; (1892) LEI DA ADAPTAÇÃO ÓSSEA – DESCREVE A RELAÇÃO ENTRE A GEOMETRIA ÓSSEA E AS INFLUÊNCIAS MECÂNICAS.
CINECIOLOGIA CONTEMPORÂNEA- CRIADA PELO QUIROPRATICO NORTE- AMERICANO GEORGE GOODHEART, EM 1964, RESPONSÁVEL PELA INTRODUÇÃO DO TESTE MUSCULAR EM DIAGNÓSTICO MÉDICO. DESCOBRE AS LIGAÇÕES ENTRE O CORPO E AS FUNÇÕES MUSCULARES. 
ACONTECIMENTOS IMPORTANTES-
1982- OS ALEMÃES FUNDARAM O INSTITUTO ALEMÃO PARA A CINESIOLOGIA APLICADA.
1996- FOI FUNDADA A SOCIEDADE MÉDICA ALEMÃ PARA A CINESIOLOGIA APLICADA. 
SÉCULO XX- TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO DEVIDO AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS. 
 OBJETIVOS DA CINESIOLOGIA- ANALISE DOS MOVIMENTOS DO CORPO HUMANO E ANIMAL, COM FINALIDADE DE COMPREENDER AS FORÇAS QUE ATUAM SOBRES ELE. 
 BIOLOGIA- BIOS: VIDA, CIÊNCIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS. 
MECÂNICA- ESTUDAS AS FORÇAS EM MOVIMENTO E REPOUSO DOS CORPOS; SUA EVOLUÇÃO NO TEMPO; SEUS DESLOCAMENTOS; SEUS EFEITOS SUBSEQUENTES SOBRES SEU AMBIENTE. 
BIOMECÂNICA- CIÊNCIA QUE INVESTIGA A AÇÃO DAS FORÇAS INTERNAS E EXTERNAS AGINDO SOBRE OS CORPOS VIVOS. 
IMPORTÂNCIA- MECÂNICA DOS SERES VIVOS, RELACIONADA COM MOVIMENTOS, FORÇAS E DINÂMICA DO CORPO HUMANO, E OS SEUS SEGMENTOS; COMPORTAMENTO DO SEGUIMENTO CORPORAL NO ESPAÇO ( MOVIMENTO EM TORNO DE UMA ARTICULAÇÃO); RELAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS ( ANATOMIA- ESTRUTURAL; FISIOLOGIA – FUNÇÃO; MECÂNICA- MOVIMENTO).
OBJETIVOS DA BIOMECÂNICA- FORÇA MECÂNICA; COMPREENDER; MANIPULAR; UTILIZAR PARA AUMENTAR O DESEMPENHO.
PRINCÍPIOS- SISTEMAS ESTÁTICOS ( IMÓVEIS) E DINÂMICOS ( MÓVEIS).
ESTÁTICOS- ESTUDO DOS SISTEMAS QUE SE ENCONTRA EM MOVIMENTO CONSTANTE, OU SEJA IMÓVEIS (MOVIMENTO NULO).
DINÂMICA- OS SISTEMAS EM ESTUDOS EM ACELERAÇÃO.
CORPOS EM MOVIMENTO- CINEMÁTICA OU CINÉTICA
CINEMÁTICA- DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO INCLUINDO O PADRÃO DE VELOCIDADE DAS SEQUÊNCIAS DO MOVIMENTO REALIZADAS PELOS SEGUIMENTOS CORPORAIS, QUE COM FREQUÊNCIA CORRESPONDEM AO GRAU DE COORDENAÇÃO DEMONSTRADA POR UM INDIVÍDUO.
CINÉTICA- ESTUDOS DA FORÇAS ASSOCIADAS COM O MOVIMENTO; ESCLARECER SE A QUANTIDADE DA FORÇA QUE OS MÚSCULOS PRODUZEM É SUFICIENTE PARA A FINALIDADE PRETENDIDA PELO MOVIMENTO. 
ÁREAS DE ATUAÇÃO 
BIOMECÂNICA INTERNA- DETERMINAÇÃO DAS FORÇAS INTERNAS ( ARTICULARES E MUSCULARES) E ÁS CONSEQUÊNCIAS RESULTANTES DESSAS FORCAS.
BIOMECÂNICA EXTERNA- REPRESENTA PARÂMETROS DE DETERMINAÇÃO QUANTIDADE E/OU QUALIDADE REFERENTE AS MUDANÇAS DE LUGAR E POSIÇÃO DO CORPO HUMANO EM MOVIMENTO, COM AUXILIO DE MEDIDAS DESCRITIVAS CINEMÁTICAS E DINÂMICAS. 
ALAVANCAS- IDENTIFICA E QUALIFICA AS FORÇAS EXTERNAS ( GRAVIDADE, ATRITO, ETC, )QUE ESTÃO ATUANDO SOBRE O CORPO E AS CONSEQUÊNCIAS RESULTANTES DESSAS FORÇAS.
ÁREAS DE ESTUDOS DA BIOMECÂNICA – ANTROPOMETRIA; CINEMETRIA; DINAMOMETRIA; ELETROMIOGRAFIA.
 ANTROPOMETRIA- MEDIDA INERCIAS DO CORPO HUMANO; UTILIZA TRENA, BALANÇA, PAQUÍMETROS DIGITAIS, E ATÉ SISTEMAS DE DIGITAÇÃO A LASER NO REGISTRO DOS PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS; MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA A MOBILIZAÇÃO DE DADOS.
CINEMETRIA- SISTEMAS ORIENTADOS PARA AS MEDIÇÕES DOS MOVIMENTOS E POSTURAS DOS GESTOS HUMANOS, ATRAVÉS DE IMAGENS, REGISTRO DE TRAJETÓRIAS, DISCURSOS DE TEMPO, DETERMINAÇÃO DE CURVA DE VELOCIDADE E DE ACELERAÇÃO.; SÃO USADOS SISTEMAS DE VIDEOGRAFIA, COM UMA OU MAIS CÂMERAS, DE ALTA FREQUÊNCIA, PARA RECONSTRUÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL DO MOVIMENTO; AVALIAÇÃO DE POSTURA E POSIÇÕES PARA A ANÁLISE E CORREÇÃO DO MOVIMENTO ( ANALISE DA MARCHA).
DINAMOMETRIA- SISTEMA DE ORIENTADOS PARA A OBTENÇÃO DA FORÇAS QUE IRÃO INFLUENCIAR NO MOVIMENTO ( FORÇAS INTERNAS E EXTERNAS). ANALISA A CONDIÇÃO FÍSICA; O CONTROLE DE SOBRECARGA MECAMICA.
SISTEMAS USADOS NA DINAMOMETRIA- 
A ) AVALIAÇÃO DAS FORÇA DE REAÇÃO AO SOLO (FRS)- PLATAFORMA DE FORÇAS.
B) AVALIAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE FORÇA PLANTAR
C) DINAMOMETRIA COMPUTADORIZADA – SISTEMAS ISOCINÉTICOS.
ELETROMIOGRAFIA- SÃO AS MEDIDAS DE DIFERENTES POTENCIAS ELÉTRICOS, NA TENTATIVA DE AVALIAR AS AÇÕES MUSCULARES, TENTANDO VERIFICAR OS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO DE CADA MUSCULO OU PARTE DELE; DETERMINAÇÃO DE PADRÕES DE RECRUTAMENTO PARA GRUPOS MUSCULARES SELECIONADOS, RESPOSTA EM SITUAÇÃO DE FADIGA INDUZIDA PELO TREINAMENTO; SISTEMA DE COLETA DE SINAIS ELÉTRICOS, ATRAVÉS DE ELETRODOS DO TIPO AGULHA, FIO OU DE SUPERFÍCIE.
DISFUNÇÕES BIOMECÂNICAS- ÁREAS NEUROMUSCULAR, MIOFASCIAL E ARTICULAR.
CONSEQUÊNCIAS- LIMITES DE AMPLITUDES DE MOVIMENTOS (ADM) REDUZIDOS; DESEQUILÍBRIO MUSCULAR POSTURAL; FUNÇÃO MOTORA IMPERFEITA.
MOBILIDADE FISIOTERAPÊUTICAS- CINESIOTERAPIA; TERAPIAS MANUAIS. 
CINEMÁTICA- DESCREVE O MOVIMENTO DE UM CORPO, SEM SE PREOCUPAR COM AS FORÇAS OU TORQUES REPONSÁVEIS PELA O SUA PRODUÇÃO. 
FORMA DE MOVIMENTOS- TRANSLAÇÃO ( RETILÍNEO E CURVILÍNEO); ANGULAR ( ROTAÇÃO); GENERALIZADO ( COMBINADO).
TRANSLAÇÃO- MOVIMENTOS LINEAR; TODAS AS PARTES DO CORPO SE MOVEM PARALELAMENTE AS TODAS AS OUTRAS E NA MESMA DIREÇÃO; LINHA RETA ( RETILÍNEO) EM CURVA ( CURVILÍNEO).
ROTAÇÃO- CORPO RÍGIDO SE MOVE DE FORMA CIRCULAR OU REDOR DE UM PIVÔ CENTRAL, QUE E TIDO COMO UM EIXO DE ROTAÇÃO PARA MOVIMENTOS ANGULAR. 
TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO- MOVIMENTOS LINEAR, MOVIMENTOS ANGULAR.
GENERALIZAÇÃO- COMBINAÇÕES DE MOVIMENTOS DE TRANSLAÇÃO COM MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO.
VARIÁVEIS DA CINEMÁTICA
	CARACTERÍSTICAS TEMPORAIS DO MOVIMENTO
	MEDIDA DE DURAÇÃO DE DETERMINADO EVENTO
	POSIÇÃO OU LOCALIZAÇÃO
	POSIÇÃO CORPORAL OU DE UM SEGUIMENTO EM UMA LESÃO
	DESLOCAMENTO
	DESCREVENDO O MOVIMENTO QUE OCORREU
	VELOCIDADE
	UMA MEDIDA DA RAPIDEZ COM QUE ALGO SE MOVIMENTOU.
	ACELERAÇÃO
	INDICADOR DA RAPIDEZ COM QUE A VELOCIDADE SE MODIFICOU. 
ORIENTAÇÕES DO CORPO- POSIÇÃO ANATÔMICA ( REFERENCIA PARA ESTUDOS DO MOVIMENTO)
.
SISTEMAS DINÂMICOS- MOVIMENTOS 
OSTEOCLINEMÁTICA- MOV. DOS OSSOS EM RELAÇÃO AOS PLANOS CARDINAIS.
 ARTROCINEMÁTICA- RELAÇÃO DO MOVIMENTO NA SUPERFÍCIE ARTICULAR. 
PLANOS E EIXOS- MÉTODOS UTILIZADOS PARA DESCREVER MOVIMENTOS HUMANOS; REFERÊNCIAS; PERPENDINCULARES UNS AOS OUTROS; 3 PLANOS CARDINAIS ( SARGITAL, FRONTAL OU CORONAL E TRANSVERSO OU HORIZONTAL).
 EIXOS ANATÔMICOS- SÃO BASE PARA OS MOVIMENTOS ROTACIONAIS ( ANGULARES). SÃO 3 EIXOS CADA UM ASSOCIADO A UM PLANO DE MOVIMENTO.
 EIXO LONGITUDINAL -( CRÂNIO-CAUDAL OU CRÂNIO PODÁLICO- É PERPENDUCULAR AO PLANO TRANSVERSAL; LINHA IMAGINARIA QUE CORRE DA PARTE SUPERIOR PARA A INFERIOR DO CORPO.
EIXO TRANSVERSAL OU LÁTERO- LATERA- PERPENDICULAR AO PLANO SARGITAL DE REFERÊNCIA; UMA LINHA IMAGINARIA CORRE DO LADO ESQUERDO PARA O DIREITO.
EIXO SARGITAL OU ANTEROPOSTERIOR- PERPENDICULAR AO PLANO FRONTAL DE REFERENCIA; UMA LINHA IMAGINARIA QUE CORRE DA PARTE ANTERIOR PARA A POSTERIOR DO CORPO. 
MOVIMENTOS ARTICULARES
PLANO SARGITAL E EIXO TRANSVERSAL OU LÁTERO-LATERAL- 
FLEXÃO- DIMINUIÇÃO DO ÂNGULO
EXTENSÃO- AUMENTO DO ÂNGULO
HIPEREXTENSÃO- MOVIMENTO QUE VAI ALÉM DA POSIÇÃO ANATÔMICA.
PLANO FRONTAL E EIXO SARGITAL OU ANTEROPOSTERIOR-
ABDUÇÃO- MOVIMENTO TEM INICIO PARA FORA DA LINHA MEDIAL DO CORPO.
ADUÇÃO- MOVIMENTO EM DIREÇÃO A LINHA CENTRAL DO CORPO.
FLEXÃO LATERAL DA COLUNA. 
PLANO TRANSVERSOE EIXO LONGITUDINAL-
ROTAÇÃO INTERNA ( MEDIA) – SUPERFÍCIE ANTERIOR VOLTA-SE PARA DENTRO.
ROTAÇÃO EXTERNA ( LATERAL)- SUPERFÍCIE ANTERIOR VOLTA-SE PARA FORA. 
MOVIMENTOS MULTIPLANAR E MULLTAXIAL. 
CIRCUNDUÇÃO- MOVIMENTOS EM QUE O SEGMENTO CORPORAL DESCREVE UM CONE.
GRAUS DE LIBERDADE- QUANTIDADE DE PLANOS DE MOVIMENTOS ANGULAR PERMITIDOS EM UMA ARTICULAÇÃO. OSTEOCINEMÁTICAS- OS MOVIMENTOS OSTEOCINEMÁTICOS SÃO OS MOVIMENTOS FISIOLÓGICOS OU CLÁSSICOS DA DIÁFISE ÓSSEA. ( MMSS, MMII).
CADEIA CINEMÁTICA- SÉRIE DE LIGAÇÃO SEGUEMENTADAS ARTICULADAS MMSS/MMII; ABERTA OU FECHADA. 
CINEMÁTICA ABERTA- SEGUEMENTO DISTAL DA CADEIA NÃO ESTÁ FIXO (PRESO) AO SOLO OU Á UM OBJETO IMÓVEL; SEGUIMENTO DISTAL E LIVRE PARA SE MOVER.
CINEMÁTICA FECHADA- SEGUIMENTO DISTAL DA CADEIA ESTÁ FIXO ( PRESO) AO SOLO OU A OUTRO OBJETO IMÓVEL; SEGMENTO PROXIMAL É LIVRE PARA SE MOVER.
Movimentos artrocinematicos-quando uma articulação se move, três tipos de movimento podem ocorrer entre as duas superfícies: o giro, o rolamento e o deslizamento. 
LEI DO CÔNCAVO-CONVEXO- 1 QUANDO A SUPERFÍCIE ARTICULAR PROXIMAL FOR CÔNCAVA E A DISTAL CONVEXA, O MOVIMENTO ARTROCINEMÁTICO OCORRE NA DIREÇÃO OPOSTA A DO MOVIMENTO OSTEOCINEMÁTICO -2 QUANDO A SUPERFÍCIE ARTICULAR PROXIMAL FOR CONVEXA E A DISTAL CÔNCAVA, O MOVIMENTO ARTROCINEMÁTICO OCORRE NA MESMA DIREÇÃO DO MOVIMENTO OSTEOCINEMÁTICO.
 MOV.PASSIVO;MOVIMENTO DENTRO DA ADM LIVRE, QUE É PRODUZIDA INTEIRAMENTE POR UMA FORÇA EXTERNA.  NÃO HÁ CONTRAÇÃO MUSCULAR POR PARTE DO PACIENTE DURANTE TODO O CURSO DO MOVIMENTO.
.MOV. ATIVO- TRATA-SE DE UM MOVIMENTO QUE OCORRE DENTRO DE UMA ADM LIVRE. É PRODUZIDO COM O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONTRAÇÃO MUSCULAR VOLUNTÁRIA.
POSIÇÃO DO CORPO
POSIÇÃO SUPINA OU DECUBITO DORSAL- O CORPO ESTÁ DEITADO COM A FASE VOLTADA PARA CIMA.
POSIÇÃO PRONA OU DECÚBITO VENTRAL- CORPO DEITADO COM A FASE VOLTADA PARA BAIXO.
DECÚBITO LATERAL- O CORPO ESTA DECLINADO DE LADO; DL DIREITO; DL ESQUERDO.

Continue navegando