Buscar

Resumo: Componentes do Gasto Energético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: Componentes do Gasto Energético 
O cálculo do gasto de energia total é feito baseado nos componentes que se referem ao gasto energético. São eles: GEB (gasto energético basal) ou TMB (taxa metabólica basal), ETA (efeito térmico do alimento) e TA (termogênese por atividade).
Gasto Energético:
O gasto energético pode ser dividido de duas formas: 
GEB (gasto energético basal) ou TMB (taxa metabólica basal)
GER (gasto energético de repouso) ou TMR (taxa metabólica de repouso)
O GEB vai ser a quantidade de energia que a pessoa vai gastar ao longo do dia (24 horas) em repouso dependendo de sua atividade física (dia-a-dia em geral). Essa medição deve ser feita antes do individuo fazer qualquer atividade física e dez horas depois da ingestão de qualquer alimento. 
O GER vai ser a quantidade de energia que a pessoa vai gastar ao longo do dia nas suas atividades que vão manter a função do corpo no estado normal e a homeostase. Como exemplo dessas atividades, temos a respiração. 
Atualmente o GER não é medido, o GEB é o mais medido. Porque alguns fatores podem afetar o GER, como a idade, a composição corporal, o tamanho corporal, o clima, o sexo, o estado hormonal, a temperatura e outros fatores. Geralmente esses fatores afetam entre 5% ou mais no percentual do GER. 
Efeito Térmico do Alimento:
O efeito térmico do alimento (ETA) é caracterizado pelo aumento do gasto energético devido ao consumo, digestão e absorção dos alimentos. Ele é responsável por 10% do GET (gasto energético Total).
O ETA pode ser dividido em termogênese obrigatória (energia que vai ser precisa para metabolizar macronutrientes) e termogênese facultativa (excesso de energia gasta). 
Os alimentos picantes aumentam o efeito do ETA.
Termogênese por Atividade:
A termogênese por atividade vai ser caracterizada pela energia que é utilizada em atividade ou exercício físico, ao movimento diário ou trabalho. 
A termogênese pode ser dividida em termogênese por atividade (TA) e termogênese por atividade de não exercício (TANE). As duas são medidas em kcal. A TA vai ser a energia gasta durante exercício físico (correr, caminhar, malhar e etc), já a TANE vai ser a energia gasta durante a atividade física (atividades do dia-a-dia, como arrumar a casa e etc). 
A TA de nenhuma pessoa vai ser totalmente igual, porque vai variar das atividades físicas e exercícios físicos feitos durante os dias. Além disso, a TA também sofre influência do tamanho corporal. 
A TA tende a diminuir com a idade.
Referência: MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, J.L. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 13° edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 20-24p.

Continue navegando

Outros materiais