Buscar

teste Bender

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Medidas e Avaliação em Psicologia II
Teste Guestáltico Visomotor de Bender
O Teste Gestáltico Visomotor de Bender foi construído por Lauretta Bender em 1938, ela construiu o teste tendo como referência uma série de 30 desenhos elaborados por Wertheimer em 1923, capaz de avaliar a maturidade percepto-motora de crianças por meio da análise da distorção da forma, o teste tornou-se um amplamente utilizado para avaliar a função neurológica das crianças e rastrear transtornos de desenvolvimento neurológico.
 
Em outras palavras, seria observar de que forma surgem geneticamente as gestalts nas crianças e quais os processos de maturação envolvidos. A finalidade foi entender que tipos de erros poderiam ocorrer na percepção de um estímulo dado (as figuras do teste) e se estes seriam decorrentes de distúrbios a nível cerebral ou de imaturidade para perceber e reproduzir corretamente.
O público alvo para realizações do testes eram crianças com idade de 6 a 10 anos, Bender selecionou nove figuras que considerou importantes para avaliar a forma como o indivíduo percebe (visopercepto) e reproduz (motora) uma série de estímulos. Os desenhos A, 3, 7 e 8 eram muito parecidos com os de Wertheimer, mas os demais foram adaptados. Seu método de aplicação consistia em pedir aos sujeitos que copiassem os desenhos, e não somente descrevessem, como fazia Wertheimer.
A criança reproduz cada um dos desenhos apresentados. A correção é realizada pelo total de pontos atribuídos aos desenhos realizados e pela análise quantitativa e qualitativa. Quanto maior a pontuação do desenho, mais erros foram cometidos pela criança. 
O tempo em geral para aplicação do teste não ultrapassa 15 minutos, embora não haja limite de tempo para a reprodução, a correção é feita com o manual, na aplicação do teste pode ser realizada individualmente ou coletiva (nesta opção por meio de transparências).
O Bender tornou-se um instrumento importante para avaliar capacidade orgânica e aspectos emocionais de personalidade. Sua aplicabilidade aumentou de forma diversificada, sendo utilizado em processos de seleção em empresas, em avaliação psicológica para carteira de habilitação de trânsito, no auxílio em psicodiagnóstico e diagnóstico diferencial.

Continue navegando