Buscar

Estatística

Prévia do material em texto

ESTATÍSTICA I
Professor: José alves
Disciplina: ESTATÍSTICA I
1
Roteiro
1
2
3
Histórico
Variáveis
Representação Gráfica
Estatística I
2
Histórico
1
É uma parte da Matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, discrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmo na tomada de decisões. 
Originou-se do convívio social, das trocas, da contagem.
Estatística I
3
Histórico
1
 Desde a antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social.
É o estudo de como chegam a conclusões sobre o todo (população), partindo da observação de partes desse todo(amostras).
Estatística I
4
Variáveis
2
.
Variável é cada fenômeno que ocorre na natureza e é determinado por um conjunto de resultados possíveis. Por exemplo:
Para o fenômeno “sexo” são dois os resultados possíveis: Sexo Masculino e Sexo Feminino.
Para o fenômeno “ número de filho” há um número de resultados possíveis expresso através dos números naturais:
 0,1,2,3,..., n
Estatística I
5
Variáveis
c) Para o fenômeno “ estatura” temos uma situação diferente, pois os resultados podem tomar um número infinito de valores numéricos dentro de um determinado intervalo. Daí uma variável pode ser:
Qualitativa Nominal: quando seus valores são expressos por atributo ou qualidade: sexo, cor da pele ou olhos, tipo de cabelo, religião.
2
Estatística I
6
 ii) Qualitativa Ordinal: quando seus valores são expressos em ordem: classe social, grau de instrução, hierarquia militar, dor muscular (leve, forte e moderada).
Quantitativa Discreta: quando seus valores são expressos em números naturais: jogada de um dado, quantidade de alunos em uma sala de aula, retiradas de bolas de uma urna.É uma contagem.
iv) Quantitativa Contínua: quando seus valores são expressos em números reais: salários dos operários, (idade, peso e altura) dos alunos, temperatura e precipitação.È uma medição.
Representação Gráfica
3
%
i
Os gráficos constituem poderoso instrumentos de análise e interpretação de um conjunto de dados.
Estatística I
8
Gráfico de Setores
Veja a resposta dada pelos funcionários de uma determinada empresa ao seguinte questionamento: “você aceitaria uma redução substancial em seu salário em troca de um aumento em sua qualidade de vida?” a análise das respostas revelou que 62,6% disseram que sim e 37,4% disseram que não. Para representem graficamente tal situação, dividiremos o círculo em duas pentes( setores circulares ), cujos ângulos são proporcionais as frequências
Estatística I
Gráfico de Setores
SIM
100% 360
62,6 X X= 225
NÃO
100% 360
37,4 X 
 X= 135
Estatística I
Gráfico de Barras
O gráfico abaixo representa os países que mais receberam turistas em 1999. Observe que, ao lado do nome dos países, está representando um segmento de reta cujo comprimento é proporcional ao número de turistas que cada país recebeu. Este gráfico recebe o nome de gráfico de barras horizontais:
Paises
Porcentagem%
França
71,4
Espanha
51,9
E.U.A
46,9
Itália
35,8
China
27
Inglaterra
25,7
México
20,2
Canadá
19,5
Polônia
17,9
Áustralia
17,6
Brasil
5
Estatística I
Gráfico de Barras Verticais
Já o gráfico abaixo:
Estatística I
Gráfico de Barras
No gráfico anterior, representa o decréscimo do número de instituições financeiras. Observe que a cada número corresponde uma coluna cujo comprimento é proporcional ao número de instituição financeira, Temos nesse caso um gráfico de barras verticais.
Estatística I
Histograma
É uma representação gráfica muito semelhante ao gráfico de barras verticais. Ele é, em geral, usado para representar os valores assumidos por uma variável quantitativa quando estes estão agrupados em classes de intervalos. Ex: A altura de 80 homens de uma comunidade está distribuída de acordo com a tabela abaixo:
Estatística I
Histograma
Estatística I
Gráfico de Linhas(Poligonal)
O gráfico ilustra a evolução do número de mortes de AIDS na cidade de São Paulo, de 1991 à 2000.
Observe que a cada ano corresponde um certo número de óbitos, e assim ficam associados diversos pontos no gráfico. Unindo tais pontos por segmentos de reta, obtemos o chamado gráfico de linhas ou curva poligonal. Este gráfico é útil quando se quer representar uma variável(no caso, mortes por AIDS), cujos os valores diminuem ou aumentam no decorrer do tempo.
Estatística I
Gráfico de Linhas(Poligonal)
Analisando o gráfico abaixo, notamos que o número de mortes cresceu até 1995, Com o chegada dos coquetéis e com uma maior conscientização quanto à prevenção o número de óbitos tem diminuindo ano à ano, desde 1995.
Estatística I
Gráfico de Linhas(Poligonal)
Estatística I

Continue navegando