Buscar

Apol 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Clássica
De acordo com a obra «Sociologia Geral», consultada na biblioteca virtual, a Revolução Industrial não alterou somente os processos de produção de bens, mas também o modo de vida das pessoas, que deixaram a simplicidade do campo para viver nas grandes cidades. 
Nestes novos ambientes começam a surgiu alguns problemas. De acordo com o livro-base da disciplina, que problemas eram esses?
Nota: 20.0
	
	A
	Epidemias de tifo e cólera, alcoolismo e violência.
Você acertou!
Epidemias de tifo e cólera, alcoolismo e violência.
Referência: Livro-base, p. 29.
	
	B
	A construção de grandes fábricas
	
	C
	Lotação nos meios rurais
	
	D
	A igreja adquiriu funções como educação e organização da cultura.
	
	E
	Falta de transporte e moradia.
Questão 3/5 - Políticas Públicas
Com relação a “falhas de governo”, classifique as informações abaixo como Verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) No âmbito da “falhas de governo” o conceito de decisões temporais refere-se aos conflitos que existem entre os interesses de curto prazo dos  políticos e os interesses de médio ou longo prazo da sociedade;
( ) No âmbito da “falhas de governo” o conceito de falta de foco das programações essa “falha” decorre da dificuldade com que os decisores políticos responsáveis pelas programações têm de priorizar os problemas ou as demandas que surgem;
( ) O desvio das funções essenciais do Estado é a “falha de governo” que está relacionada à implementação de certas políticas públicas em detrimento a outras consideradas essenciais por estarem relacionadas às funções essenciais de Estado;
( ) Dentre as denominadas “falhas de governo” a superposição de ações governamentais entre as diferentes esferas de governo (União, Estados e Municípios) quase nunca ocorre nos países em desenvolvimento como o Brasil.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta entre V e F:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, V
	
	E
	F, F, F, F
Questão 4/5 - Sociologia Clássica
Leia o texto Abaixo:
“Sociologia é o estudo das sociedades e da organização da vida social. Com a sociologia é possível abordar cientificamente a realidade social, as interações entre os indivíduos, as relações que mantêm entre si e com outros grupos. O conhecimento científico possibilitando por esse estudo permite o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica.” (PAIXÃO, 2016, p. 25).
Sabemos que as mudanças nas formas de interpretação do mundo foram fundamentais para o surgimento da sociologia, porém outras transformações também foram essenciais para o surgimento da sociologia. Quais foram elas?
Nota: 20.0
	
	A
	Idade média Europeia e idade das “trevas”.
	
	B
	A igreja católica com fé, religião e a população com suas tradições.
	
	C
	A ciência e a criação do Estado laico, racional e científico.
	
	D
	Revolução Francesa e Revolução Industrial.
Você acertou!
Revolução Francesa e Revolução Industrial. 
Fonte: Livro-base, p. 25.
	
	E
	Revolução neoliberal e expansão do capitalismo.

Continue navegando