Buscar

Apol I modulo B faseII sociologia organizacional

A sociologia é uma ciência relativamente recente, começou a se desenvolver a partir de fins do século XVIII, na Europa, os primeiros trabalhos que

apresentavam uma perspectiva sociológica foram resultado de profundas transformações na sociedade. Sobre esse período histórico, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Uma das condições essenciais para o surgimento da sociologia foi o uso da ciência para explicar a realidade.

II - Os movimentos do Renascimento e do Iluminismo contribuíram para o surgimento da sociologia.

III - As revoluções Inglesa e Industrial contribuíram para o surgimento da sociologia.

Apenas as afirmativas I e II estão corretas

Apenas as afirmativas II e III estão corretas

Apenas as afirmativas I e III estão corretas

Apenas a afirmativa I está correta

💡 3 Respostas

User badge image

VPorto

A afirmativa I é verdadeira, pois a sociologia surge, justamente, como uma maneira de tentar explicar objetivamente os fenômenos sociais, algo que foi bastante popularizado pelo cientificismo do Século XIX.

A afirmativa II é verdadeira, pois o Iluminismo e o Renascimento foram responsáveis pela valorização do racionalismo e do uso do método científico, condição sem a qual não pode existir sociologia.

A afirmativa III é falsa, pois as duas revoluções citadas fizeram com que surgisse toda uma nova série de fenômenos sociais que passaram a ser estudados de acordo com o modelo científico dos sociólogos, mas eles mesmos não foram responsáveis pelo seu surgimento.

É correta a alternativa A.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A sociologia evoluiu rapidamente como uma resposta acadêmica aos desafios percebidos da modernidade , como a industrialização , a urbanização , a secularização e o processo de " racionalização ".

O campo predominou na Europa continental , com a antropologia e estatística britânica seguindo em geral uma trajetória separada. Na virada do século XX, no entanto, muitos teóricos estavam ativos no mundo de língua inglesa . Poucos sociólogos primitivos limitaram-se estritamente ao assunto, interagindo também com a economia, a jurisprudência, psicologia e filosofia , com teorias sendo apropriadas em uma variedade de campos diferentes.

Desde a sua criação, a epistemologia sociológica, os métodos e os modelos de investigação expandiram-se e divergiram significativamente.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais