Buscar

Martinho Lutero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Martinho Lutero
Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI.
Martinho Lutero (1483-1546) nasceu em Eisleben, Saxônia, na Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Com dezoito anos ingressou no curso de Direito na Universidade de Erfurt, mas em 1505 desiste da carreira para entrar no Mosteiro Agostiniano de Erfurt. Lendo as Escrituras Sagradas concluiu que a humanidade é pecadora por natureza, que jejuns, peregrinação e sacramentos, ou mesmo intercessões de padres e santos não têm qualquer efeito para a redenção dos homens, ideias essas, contrárias às pregadas pela igreja católica.
No dia 30 de outubro de 1517, Martinho Lutero revoltado com a venda de indulgências feitas em nome do Papa Leão X, fixa na porta da Matriz suas 95 teses sobre a venda de indulgências. Em pouco tempo se tornou claro que as teses de Lutero exprimiam os sentimentos de boa parte da população que pagava diversas taxas que fluíam para Roma, não contribuindo para as finanças dos Estados nacionais.
Martinho Lutero, sob a proteção do príncipe Frederico da Saxônia, recusou o pedido de retratação e deu início a uma campanha aberta dentro da própria Igreja. Em 1520, Lutero queimou publicamente a bula papal, que dava sessenta dias para uma completa retratação, e como castigo, foi excomungado pela Igreja.
A Alemanha estava à beira de uma Guerra civil. Em 1521, Lutero é obrigado a se refugiar no castelo do príncipe Frederico. Ocupa-se em traduzir a Bíblia para o alemão permitindo que todos tivessem acesso e pudessem interpretar livremente a Sagrada Escritura.
Na formulação de suas doutrinas, Lutero foi ajudado por Felipe Melanchton, um professor grego da Universidade de Wittenberg. Alterou o cerimonial da missa, substituiu o latim pelo alemão e passou a rejeitar todas as hierarquias eclesiásticas, desde padres, bispos arcebispos e até o Papa. Renegou a interpretação oficial da Bíblia. Os sacerdotes obtiveram permissão para contrair matrimônio, e ele próprio casou-se com uma ex-freira, em 1525. Conservou o batismo e a eucaristia e deu maior valor à fé do que às boas ações como meio de atingir a salvação.
O movimento Luterano teve consequências que revolucionaram a sociedade da época, abriu caminho para rebeliões políticas e sociais. A forma de protestantismo proclamada por Lutero, além da Alemanha, chegou até a Suécia, Dinamarca e aos Países Baixos. Várias doutrinas seguiram seus princípios, criando igrejas nacionais, como o Anglicanismo na Inglaterra, o Calvinismo na Suíça, além de diversas ramificações.
As 95 teses de Lutero deram origem a um movimento de ruptura que levou à criação de uma nova religião cristã, o luteranismo, identificado como um movimento protestante em relação ao catolicismo. Veja neste post da professora Carla Regina da Silva todos os detalhes da História da Reforma Protestante. 
Vamos ver porque um grande número de pessoas, grupos sociais e líderes políticos e religiosos estavam insatisfeitos com a Igreja?
A insatisfação de reis e príncipes: o papa passou a ser visto como um impedimento ao poder real e a saída de dinheiro (taxas e tributos pagos pelos fiéis à Igreja) dos domínios reais para Roma, a sede do papado, criou um clima de insatisfação na realeza.
O descontentamento da burguesia: a Igreja defendia a teoria do preço justo (a venda de um produto não deveria incluir o lucro) e proibia o empréstimo de dinheiro a juros. 
Os abusos de membros da Igreja: venda de cargos eclesiásticos, comércio de artigos religiosos (relíquias), de indulgências (venda do perdão dos pecados) e comportamento inadequado ao clero (vida luxuosa e mundana que se contrastava com a espiritualidade de cristãos e da própria doutrina defendida pela Igreja).
Lutero posicionou-se fortemente contra a prática da venda de indulgências em suas 95 teses. O que Martinho Lutero fez, na prática, com a humildade de um membro da Igreja Católica,  foi questionar se a Igreja estava, em essência, cumprindo a essência do Cristianismo. Indiretamente era uma denúncia contra a forma como o Alto Clero se comportava e dirigia a instituição. O feito foi de um tsunami que já dura cinco séculos.
Você sabia que o preço das cartas de indulgências variava conforme o tipo e o número de perdões e que ao vendê-la emitia-se um recibo como em qualquer negócio normal?
Para animar os fiéis, o sacerdote cantava: “Assim que a moeda no cofre cai, a alma do purgatório sai”.
Esta prática foi muito criticada por religiosos católicos, mas um em particular protestou afixando na porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, um documento com 95 pontos contrários aos ensinamentos e a essas práticas da Igreja. 
Veja aqui algumas das 95 teses de Lutero:
Tese 6: O papa não pode perdoar dívida, senão declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus, ou então o faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida em absoluto deixaria de ser anulada ou perdoada. (…)
Tese 27: Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório. (…)
Tese 86: Por que o papa, cuja fortuna é maior do que a dos ricos Crassos, não constrói com seu próprio dinheiro a Basílica de São Pedro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?
O caso radicalizou-se.  Por causa das 95 teses Martinho Lutero foi excomungado e expulso da Igreja pelo papa Leão X que teve apoio de Carlos V, imperador alemão. O príncipe da Saxônia, Frederico, protegeu Lutero. Ali, ele fundou uma nova religião: o Luteranismo. Traduziu a Bíblia para o alemão e tornou o texto sagrado acessível ao povo.
Por que o nome Protestante?
Um grupo de nobres que apoiavam Martinho Lutero protestou contra a decisão do imperador católico Carlos V de expulsá-lo do império e contra a proibição do culto luterano nos principados católicos. Daí o nome Protestante para designar os seguidores de Lutero e das igrejas surgidas a partir da Reforma.
A Contrarreforma, ou Reforma Católica (século XVI), surgiu no interior da própria Igreja católica com o objetivo de conter o avanço do Protestantismo. própria Igreja que eram condenadas por muitos fiéis, como a venda de indulgências, cargos eclesiásticos, relíquias, e corrupção moral. 
 Martinho Lutero morreu em Eisleben, Alemanha no castelo de Frederico, Príncipe da Saxônia, no dia 18 de fevereiro de 1546.

Outros materiais

Outros materiais