Buscar

Estudo Dirigido de Minerais,Rochas e Solos - UFOP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Minerais, Rochas e Solos
Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b. O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
c. O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.
d. As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
e. As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas, sedimentares e até mesmo metamórficas quando submetidas ao calor e pressão diferentes do local de sua geração.
Comentário: a) As rochas sedimentares são formadas através da desagregação de fragmentos de outras rochas, levadas pelo vento, pela água ou pela gravidade e depositam-se em regiões mais baixas do relevo. Esses fragmentos depois de depositados vão sendo recobertos por outros num processo que dura milhares de anos e é chamado de sedimentação. Sob a pressão das camadas superiores, os sedimentos acabam sendo compactados e se transformam em aglomerados rochosos.
b) O arenito e o calcário são rochas sedimentares.
c)O mármore o Gnaisse são rochas metamórficas 
d)As rochas magmáticas formam-se a partir do magma
e)Esta é a resposta correta. 
As rochas magmáticas, como o próprio nome sugere, são aquelas que surgem a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse processo pode ocorrer abaixo da superfície (processo lento) e sobre a superfície (processo rápido), tendo, assim, características diferenciadas conforme o seu tipo de formação.Os processos lento e rápido, descritos no texto acima, originam, respectivamente, rochas magmáticas do tipo:
a. plutônicas e vulcânicas
b. micromórficas (?) e orogenéticas
c. intrusivas e plutônicas
d. vulcânicas e plutônicas
e. extrusivas e vulcânicas
Comentário: 
ROCHAS PLUTONICAS: 
As rochas plutónicas, ou intrusivas, são formadas devido à lentacristalização de um magma em profundidade. Como, em geral, o seuarrefecimento é lento, ocorre a cristalização de todos os seus minerais.Normalmente estas rochas apresentam uma estrutura maciça e são, emgeral, granulares, com textura granulosa, ocupando grandes espaços. Sãoexemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito.
ROCHAS VULCANICAS:
O magma que chega à superfície e sofre rápido resfriamento permite que se formem pequenos cristais na sua composição, não visíveis a olho nu. Recebem o nome de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas.
MOVIMENTOR OROGENÉTICOS:
São aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas. Pode ocorrer neste caso um movimento de afastamento das placas denominado movimento divergente ou um movimento de aproximação ou um choque de placas caracterizando um movimento convergente. Os movimentos orogenéticos das placas tectônicas são responsáveis também pelo fenômeno da deriva continental onde os continentes sobre as várias placas tectônicas se movimentaram originando a conformação das massas de terra do globo como hoje se encontram. O movimento orogenético é o responsável pelos grandes dobramentos com elevação de grandes massas de terra que formam as cadeias de montanhas e podem também originar falhas. Em escala de tempo geológico são movimentos rápidos. São movimentos característicos de terrenos jovens, que ainda estão acontecendo no presente como aqueles que formaram e ainda formam os Andes e o Himalaia.
“[...] Define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes de sua atuação. Estas modificações implicam mudanças na estrutura, textura, composição minearológica ou mesmo composição química da rocha, que ocorrem geralmente de maneira combinada”.
TEXEIRA, W. et. al. (orgs.) Decifrando a Terra. Oficina de Textos: São Paulo, 2000. p.382.
Escolha uma:
a. hidromorfismo, que transforma rochas hidromórficas em sedimentares.
b. intemperismo, que transforma rochas ígneas em sedimentares.
c. metamorfismo, que transforma qualquer tipo de rocha em metamórfica.
d. vulcanismo, que transforma qualquer tipo de rocha em vulcânica.
e. laterismo (?), que transforma qualquer tipo de rocha em latossolo.
Comentário:
HIDROMORFISMO:
O excesso de água imprime ao solo certas características peculiares. O arejamento deficiente condiciona uma decomposição lenta da matéria orgânica, provocando seu acúmulo em um ambiente de redução, que transforma Fe e Mn em formas reduzidas facilitando sua migração ou a toxidez para as plantas.Existe um grupo de solos onde o efeito de hidromorfismo é marcante, sendo denominados solos hidromórficos, tais como: Solos Orgânicos, Glei Húmico, Glei Pouco Húmico, Hidromórfico Cinzento, Planossolo, Podzol Hidromórfico, grande parte dos Plintossolos, alguns Vertissolos e alguns solos salinos-Solonchak e Solonetz Solodizado. Quando drenados naturalmente ou artificialmente, podem apresentar deficiência de Fe e Mn, que são levados para fora do alcance das raízes. O Mn é reduzido mais rapidamente do que o Fe, porém é reoxidado mais lentamente. O cobalto comparta-se de maneira semelhante, mas sua deficiência se reflete nos animais.
INTEMPERISMO:
O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.
METAMORFISMO:
Processos de transformações mineralógicas, texturais e estruturais de uma rocha pré-existente ou protólito sob a ação de variáveis temperatura e/ou pressão (litostática, dirigida e/ou de fluidos) sem mudança química significativa e no estado sólido.
VULCANISMO:
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos
As rochas metamórficas são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.
Com base nessas informações e em seus conhecimentos em Geografia Física, assinale a alternativa que indica um local onde é mais provável a ocorrência do fenômeno citado.
Escolha uma:
a. Deserto do Saara, África.
b. Chapada Diamantina, Brasil.
c. Cordilheira dos Andes, América do Sul.
d. Golfo pérsico, Oriente Médio.
e. Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos.
 Comentário: O metamorfismo das rochas é um processo geologicamente lento, ocorrendo muito em função da movimentação das placas tectônicas, que são responsáveis pela migração de estruturas de relevo de um local para o outro, modificando as suas condições originárias. Por isso, a formação das rochas metamórficas costuma ocorrer em zonas próximas ao encontro entre essas duas placas, embora elas também sejam encontradas em regiões continentais.
Dos locais apresentados no enunciado da questão, apenas a Cordilheira dos Andes encontra-se na zona de contato entre duas placas.
5) Sobre as rochas, responda verdadeiro (v) ou falso (f) (em minusculo):
1.   as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.
2.    o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.
3.    as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.
4.    o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.
Comentário: 
1. (V) as rochas ígneas são aquelas que surgem a partir da solidificação do material magmático.
2. (F) o arenito é um tipo de rochasedimentar, e não metamórfica.
3. (V) as rochas, em virtude da ação dos agentes intempéricos, transformam-se em sedimentos que, com o passar do tempo e das condições de ambiente, transformam-se em rochas sedimentares.
4. (V) o basalto é um tipo de rocha que se forma em regiões próximas a vulcões, pois é resultante do resfriamento imediato da lava expelida.

Continue navegando