Buscar

Rochas

Prévia do material em texto

Disciplina: Mecânica dos solos e funções 
NOME: SABRINA SILVA DE CARVALHO
RA: C1203D0
TURMA: EC7P3
Rochas 
Rochas é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é formado por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa da terra é formada por rochas e é chamada de listofera, os termos populares PEDRA ou CALHAU se referem a pedaços ou fragmentos de rochas.
Para ser considerada rocha é necessário ter um volume suficiente esse agregado, o fenômeno geológico que forma a rocha importante na historia geológica para se disser que faz parte da dinâmica da terra. 
A rocha pode ser classificada de acordo com a composição química, textura ou forma estrutural, a forma mais comum de classifica-las de acordo com o processo de formação. 
Pela maneira que foram formadas ou origem, são classificadas como ígneas sedimentares e metamórficas.
Tipos de rochas 
Ígneas ou magmáticas 
 gg
As rochas ígneas são o resultado da solidificação e a consolidação do magno.
Sedimentares 
As rochas na superfície da terra sofrem vários fatores como calor, frio, chuva, neve, vento e gelo. Durante milhares de anos, uma rocha vai se partindo em pedaços e vão ficando cada vez menores se afastando umas das outras, indo para outros lugares , esses pedaços vão se acumulando e formando novas rochas, que por serem constituídas por sedimentos acumulados são chamadas de rochas sedimentares, essas rochas fazem parte de 80% da superfície dos continentes, sendo Detriticas que são formadas por outras rochas, quimiogenicas que são formadas por substancias desenvolvida por água e biogênicas são rochas formadas por resto de seres vivos.Alguns exemplos são o calcário conquífero .
Rochas Metamórficas 
São rochas formadas através da deformação de outras rochas magmáticas, sedimentares e outras rochas metamórficas , devido a alteração de condições ambientais , como pressão e temperatura ou ambas simultaneamente.
Solos 
Solo é um material inconsolidado que cobre a superfície terrestre. É constituído em três fazes: solida (minerais, matéria orgânica), liquida (solução do solo) e gasosa (ar). 
O solo pode ser visto de varias formas, para o engenheiro agrônomo o solo é a camada que pode ser desenvolver vida, para o engenheiro civil estudado em mecânica dos solos, o solo é um corpo passível de ser escavado e dessa forma é utilizado como suporte para construções ou material de construções. Para o biólogo através da biologia e pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos. 
Tipos de solos 
Possui consistência granulosa como areia, e é permeável a água. 
Possui consistência fina é impermeável à água, esse tipo de solo é bom para pratica de agricultura, o principal tipo é a terra roxa.
Possui consistência em formato de partículas granuladas de rochas, é um solo seco por causa dos raios solares, típico de Deserto. 
Granulometria
A Granulometria é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo.
 O grande Objetivo é conhecer a dimensão de um grão e represento em uma curva.
 
A analise pode ser realizado através de peneiramento, sedimentação no caso dos argilosos ou por ambos os processos, por imagem ou por difração de laser. 
No Brasil segundo a ABNT NBR 6502/95, temos as seguintes classificações: 
	Classificação
	Diâmetro dos Grãos
	Bloco de Rocha
	d > 1000
	Matacão
	200 < d ≤ 1000
	Seixo
	60 < d ≤ 200
	Grânulo
	2 < d ≤ 60
	Areia Grossa
	0,6 < d ≤ 2
	Areia Média
	0,2 < d ≤ 0,6
	Areia Fina
	0,06 < d ≤ 0,2
	Silte
	0,002 < d ≤ 0,06
	Argila
	d ≤ 0,002
Limite de Liquidez 
O limite de Liquidez (LL) é o teor de água acima do qual o solo adquire o comportamento liquido.
É possível se medir o limite de liquidez através de dois dispositivos, a concha de Casagrande e penetrómeto de cone.
 
Limite de plasticidade 
Limite de Plasticidade (LP) é o teor de umidade abaixo do que o solo passa de plástico para o estado semi-liquido.
Esse tipo de forma acontece gradualmente em função da variação de umidade, sendo assim o limite de plasticidade deve se arbitrado.
O ensaio de determinação do limite é basicamente em determinar a umidade do solo, quando uma amostra começa a fraturar ao ser moldada com a mão sobre a placa de vidro, na forma de um cilindro com cerca de 10 cm de comprimento e 3 de diâmetro.
Sondagem á percussão
É um método de investigação geológico-geotécnica de solos, onde é obtida a percussão através de perfuração. É utilizada para ter amostra como índice de penetração do solo.
Existem varias formas de ser obter a percussão, alem da perfuração, pode ser feito através de marcações, torque, coletas de amostras, boletim de campo, lavagem e através dos lençóis freáticos.

Continue navegando