Buscar

História e Cinema como Fontes

Prévia do material em texto

Considere a seguinte informação: 
Em tempos de mudanças rápidas, a preocupação com o passado tem sido menosprezada por muitas pessoas. O imediatismo característico da sociedade contemporânea relega o passado às amareladas páginas dos livros e aos escuros corredores dos museus. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre as funções da História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O ofício dos historiadores consiste em se pensar o passado com os olhos do passado.
	
	B
	A preocupação que devemos ter com a História é pensar no presente com os olhos do passado.
	
	C
	Pensar em História é pensar no futuro, buscando respostas para as aflições e questionamentos do presente.
	
	D
	O historiador limita-se a analisar apenas a história do tempo presente, evitando os dados do passado.
	
	E
	A história é o ato de se pensar no presente a respeito do futuro, buscando respostas para as indagações do passado.
Considere a seguinte afirmação: 
Aulas de História explorando o cinema já aconteceram com o uso de projetores em sala de aula, com o uso de videocassetes, DVD players e, mais recentemente, com data shows (projetor multimídia). Os projetores de películas eram mais difíceis de utilizar, demandando conhecimento técnico e todo um preparo para a exibição. Os videocassetes facilitaram o trabalho em sala de aula, apesar dos inconvenientes de termos de rebobinar as fitas a cada aula e contarmos com sorte para acertarmos exatamente no trecho que planejamos exibir. Os DVD players otimizaram ainda mais nossas práticas, com recursos digitais de avançar e voltar o disco até o trecho desejado. Com o personal computers e os projetores multimídia, a tarefa de exibir filmes em sala de aula ganhou agilidade e funcionalidade, mas exigiu novos conhecimentos técnicos. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando a afirmação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre o cinema como fonte histórica, analise as afirmativas a seguir:
I. A característica propagandística do cinema está diretamente relacionada à natureza manipulativa que o cinema oferece, isto é, todo filme dirige o espectador para um determinado ponto de acordo com os interesses do roteiro e/ou do diretor, por exemplo.
II. De todos os estilos cinematográficos, os filmes documentais, os documentários históricos são as fontes mais confiáveis que os historiadores podem contar, já que se constituem como registros fidedignos da realidade.
III. O cinema, para ser explorado como fonte histórica, demanda os mesmos procedimentos que outras fontes, como o estabelecimento de contrapontos e paralelos com outras documentações.
IV. Uma curiosidade interessante em relação ao cinema é o fato de que, primeiramente, o cinema foi explorado como fonte histórica pelos historiadores e, somente depois, explorou os conhecimentos históricos na produção cinematográfica. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Será que professor e pesquisador são profissões diferentes? Dentro da nossa cultura educacional são sim, mas, se pairássemos para analisar, veríamos que são profissões que se cruzam, que podem perfeitamente ser trabalhadas em conjunto, tanto um professor pode ser um pesquisador como um pesquisador pode ser um professor. Na nossa sociedade, o professor é visto como aquele que coloca em prática o que diz os pesquisadores que seguem modelos clássicos, desconhecendo a prática da sala de aula”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, Danielle de. Professor pesquisador. <http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/professor-pesquisador.htm>. Acesso em 20 jul. 2017. 
Considerando o fragmento de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História como disciplina acadêmica, analise as seguintes asserções:
I. A realidade da atuação profissional dos professores de História na Educação Básica brasileira é bastante dura, repleta de condições precárias.
PORQUE
II. A grande maioria dos professores de História da Educação Básica brasileira acumulam as funções de professores e de pesquisadores, com o objetivo de fazerem justiça à elevada remuneração que recebem. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Considere as seguintes imagens:
Stalin com Iejov
 
Stalin sem Iejov
 
Após esta avaliação, caso queira visualizar as imagens, elas estão disponíveis em: SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Fundamentos da pesquisa histórica. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 156,157. 
Considerando as imagens acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a fotografia como fonte histórica, analise as afirmativas a seguir:
I. As duas imagens permitem refletir acerca das possibilidades de manipulação da história, reforçando a orientação para que o historiador sempre questione e duvide das fontes consultadas em sua pesquisa histórica.
II. A partir das imagens apresentadas, é factível considerar que as imagens fotográficas são registros fidedignos da realidade, apresentando ao historiador o fato tal qual aconteceu em determinado tempo e lugar.
III. Considerando os personagens apresentados nas duas imagens, é possível constatar que a manipulação de imagens ocorria antes mesmo da existência de altas tecnologias e de programas computadorizados.
IV. Entre as possibilidades técnicas de manipulação das referidas imagens, podemos elencar a raspagem com estilete e a utilização de outros elementos da mesma fotografia para cobrir o fundo manipulado. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	I e IV
	
	E
	II, III e IV
Leia a citação a seguir: 
“Essa é que é a questão. Na realidade, o documento é sempre de facto um monumento, quer dizer, é algo que forma, não que informa, com o objectivo de ‘impressionar’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOOF, Jacques. Reflexões sobre a História. Trad. de António José Pinto Ribeiro. Lisboa, Edições 70, 2009. p. 31. 
Com base na citação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História e suas fontes, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O trabalho do historiador é possível mesmo sem a existência de fontes ou vestígios do passado.
	
	B
	As fontes são objeto dispensável ao ofício do historiador, pois as narrativas históricas são fruto da imaginação desse profissional.
	
	C
	As fontes, os vestígios do passado, são a matéria-prima do historiador, sem a qual não há passado a ser analisado e compreendido.
	
	D
	É perfeitamente válido conjecturar a respeito de uma sociedade do passado sem a consulta das fontes.
	
	E
	O trabalho do historiador se faz com ou sem as fontes, já que a essência dele é de base ficcional.

Continue navegando