Buscar

Aula 01 - Histórico da Produção Gráfica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Breve histórico da Produção Gráfica
 
*
Antiguidade
A transmissão do conhecimento, na época, era basicamente oral, o que reduzia consideravelmente a produção de textos escritos;
Condições técnicas da época:
Organização de equipes de copistas – um mesmo texto era ditado e copiado por vários trabalhadores como forma de otimizar a produção. 
Suporte: pergaminho. Apesar de leve e de fácil escritura, era caro e deteriorava-se com facilidade, sem mencionar os casos de incêndio.
Ainda na antiguidade, surgiu o códice (códex), que substituiu o rolo (volumen).
*
 
 
 
*
 
 
 
*
 
 
*
 
VOLUMEN
CÓDEX
*
Idade Média
Criação dos scriptorium – Trabalho realizado por monges no interior das abadias. 
Criação e crescimento das universidades. Teve importância na mudança do formato (menores) e no desenvolvimento de obras de fácil manuseio (encadernamento).
*
*
A revolução de Gutenberg
*
 
Antes do século XV, em toda a Europa, existiam menos de 50 mil de volumes escritos, inacessíveis à grande maioria da população. Embora a crescente classe média, formada por mercadores, tivessem oportunidade de estudar nas universidades, os recursos eram escassos. A biblioteca de Cambridge, por exemplo, contava com apenas 122 livros manuscritos escritos a mão sobre velino no século XIII.
Um único livro de 200 páginas custava o equivalente a uma pequena fazenda e exigia quatro ou cinco meses de produção.
*
 
Um fator que auxiliou a produção foi a produção de papel na Europa, em uma técnica de 600 anos importada da China. A primeira fábrica de papel que se tem notícia na Europa foi fundada na Itália, em 1276. O papel oferecia um substrato de baixo custo e produção rápida em substituição ao velino.
*
 
As primeiras manifestações de material impresso na Europa foram imagens devocionais e cartas de baralho, popularizando um tipo de jogo que antes estava restrito à nobreza. Nos séculos XIV e XV, há uma relativa disseminação dos "livros xilográficos", produzidos a partir de simples gravuras em madeira. 
Suspeita-se de que houve experiências de entalhadores e ourives na tentativa de cortar os blocos de madeira e reutilizar as letras. Contudo, credita-se ao alemão Johann Gutenberg a invenção que iria mudar os rumos da produção gráfica no Ocidente.
*
Johann Gutenberg
Segundo consta, foram as adaptações tecnológicas de Gutenberg que permitiram o emprego funcional dos TIPOS MÓVEIS: perfuração, criação de moldes, ligas, moldagem, misturas de tinta e a adaptação das prensas utilizadas na produção de queijos e vinhos.
*
 
Gutenberg criou a ...
 PRENSA MECÂNICA DE TIPOS MÓVEIS
 Assim, concebeu um sistema capaz de produzir milhares de letras reutilizáveis, duráveis e extraordinariamente precisas, bem como uma forma de transferir imagens para o papel a uma velocidade impressionante.
*
A Bíblia de Gutenberg
Impressa em 1455, em um projeto em duas colunas e 42 linhas, é considerado um divisor de águas nas tecnologias de comunicação.
*
 
Essa inovação representou a capacidade de disseminar enormes quantidades de informação, de forma rápida e acessível. Isso significava que idéias antes conhecidas por poucos poderiam estar ao alcance de milhares de pessoas. Entre outras coisas, a imprensa ajudou a padronizar as línguas e a unir culturalmente povos semelhantes em regiões onde antes os dialetos e os usos variavam muito, mesmo dentro de pequenas faixas geográficas.
Em cerca de 30 anos, as prensas de Gutenberg se espalharam pela Europa.
*
 
Além dos tipos móveis, a técnica de gravação em metal adicionou ilustrações à página tipográfica. Surgiu uma gama de publicações populares em folhas avulsas, com toda a sorte de conteúdos, como guias de arte e matemática, manuais de caça e histórias populares. À medida que a classe média crescia, a disseminação das publicações aumentava os níveis de alfabetização.
*
 
 criação do livro moderno - O aumento do consumo de material impresso implicou na necessidade de se desenvolver novos critérios de paginação, com vista a aprimorar a legibilidade.
*
Revolução industrial
Substituição da prensa de madeira de Gutenberg por outra feita de metal;
1814 - Inserção de cilindro movido a vapor;
1865 – introdução da bobina de papel;
1886 – criação do Linotipo.
*
Fotocomposição
Década de 1960 - Usava os primeiros computadores para editar a diagramação e o espacejamento entre os parágrafos (primeiro programa de composição de página).
*
Editoração eletrônica
Evolução dos computadores e também dos softwares de editoração;
Formato Pdf (Portable Document Format), elimina a criação de chapas metálicas, facilita o envio de arquivos, além de eventuais correções.
*
Ilustrações
As ilustrações eram produzidas por meio da xilogravura ou de água-forte (matrizes metálicas gravadas com ácido)
Processo de impressão litográfico – utiliza-se uma tinta oleosa e a impressão se dá com base na repulsão natural entre água e óleo, sendo este o princípio da impressão offset.
1850 – processo de fotogravura. Confecção de matriz em baixo relevo em meio-tom, com a fotografia transformada em pontos de impressão tipográfica
*
Questão
	Do final do século XIII ao primeiro quartel do século XV foram introduzidas na Europa duas novidades de origem chinesa que revolucionaram a indústria do livro: o papel e a xilogravura, que terminaram por associar-se.
	PORQUE
	
	Johannes Gutenberg revolucionou a impressão com a criação de uma prensa que operacionalizava a utilização de tipos móveis metálicos.
	a) as duas afirmativas são falsas
	b) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira
	c) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda á falsa
	d) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda está relacionada com a primeira
	e) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não está relacionada com a primeira

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais