Buscar

Avaliação AV Fund. das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201407217666 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	LAURA EUGENIA PEREZ FREITAS
	Turma: 9016/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 12/11/2014 16:18:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201407487179)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Descrever a concepção weberiana de dominação e poder, explicando três tipos puros de dominação:
		
	
Resposta: - tradicional; racional em relação a valores; racional em relação a fins; afetiva.
	
Gabarito: A dominação deve ser entendida, segundo Weber como uma probabilidade de mando e de legitimidade deste. A crença é condição fundamental para que a relação entre aquele que manda (domina) e aquele que obedece (dominado) se realize. Portanto, não é toda e qualquer relação de poder que é legitimada, é preciso que aquele que obedece acredite que voluntariamente naquele que tem poder de mando. Dominação racional-legal, dominação tradicional e dominação carismática.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407258002)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 
Observe a figura abaixo, leia o texto e responda a questão proposta:
       
 Atualmente, as universidades discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. "Temos o direito de, em nome do antirracismo, correr o risco de transformar os pátios dessas escolas em espaços divididos entre brancos e negros definidos por lei?" questiona Yvonne Maggie, professora titular de Antropologia da UFRJ. Para Frei Davi Raimundo dos Santos, diretor Executivo da ong EDUCAFRO, "o quadro do país é injusto com os negros e defende a ampliação do sistema de cotas". No centro desse debate, a expressão-chave é "ações afirmativas". Tais ações devem ser entendidas corretamente como:
                                 
		
	
	 
As políticas governamentais para proteção restrita às populações negras e pardas
	
	 
Um conjunto de medidas cujo objetivo restringe-se a fornecer ajuda a populações carentes
	 
	 
As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.
	
	 
As ações de grupos beneficentes cujo objetivo é a ajuda aos grupos excluídos da sociedade
	
	 
um conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407468106)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as áreas de conhecimento humano, marque a única opção abaixo que contempla o tripé teórico fundamental das Ciências Sociais.
		
	
	história, sociologia e biologia
	
	antropologia, sociologia e biologia
	
	geografia, física e antropologia
	
	sociologia, ciência política e geografia
	 
	ciência política, sociologia e antropologia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407487514)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo o antropólogo Roberto Da Matta a pesquisa de campo leva o estudioso a encarar a sua própria visão de mundo, sua religião, seus valores morais etc. Devemos levar em conta seriamente essa noção para evitar interferir na pesquisa. Segundo Da Matta, nasce assim a dialética entre investigador e investigado. DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social É correto afirmar que:
		
	 
	Nas ciências sociais devemos nos esforçar para trabalhar com neutralidade, mesmo sendo está quase inalcançável devido a complexidade dos objetos
	
	Ao analisarmos os fenômenos mais próximos deixamos de ser cientistas sociais
	
	A relação é muito complexa e faz com que o investigador estude apenas outros universos sociais fora da sua experiência de vida
	
	A relação dialética entre investigador e investigado é uma relação que impossibilita a prática científica
	
	Os fenômenos sociais que estão bem perto de nós não devem ser analisados pelas Ciências sociais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407444811)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O criminoso nato seria caracterizado por uma cabeça com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escassa, rosto pálido". (Cesare Lombroso, psiquiatra italiano.) A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características biológicas (fenotípicas, somatológicas) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento?
		
	
	Determinismo econômico
	
	Determinismo geográfico
	
	Determinismo social
	 
	Determinismo biológico
	
	Determinismo cultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407247763)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:
		
	
	Nobreza e Plebe
	
	Burguesia e Nobreza
	 
	Burguesia e Proletariado
	
	Proletariado e Nobreza
	
	Nobreza e Clero
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407468173)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Corrente filosófica criada por Augusto Comte , cujo tema central é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da Humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento. Esta corrente de pensamento, predominante na segunda metade do século XIX, é o (a):
		
	
	Multiculturalismo
	
	Marxismo
	
	Relativismo
	
	Sociologia Compreensiva
	 
	Positivismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407258003)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Pobreza não é uma escolha do indivíduo nem uma condenação divina. É o resultado de forças sociais". (Herber Gans, in Revista Veja, 1/11/96). Combater a pobreza não é transformar pessoas e comunidades em beneficiários passivos de programas sociais. Toda pessoa tem habilidades e dons. Toda comunidade tem recursos e ativos. Combater a pobreza é fortalecer capacidades e potencializar recursos." (Ruth Cardoso, in Fortalecimento da Sociedade Civil) Explique as afirmações acima com base na visão sociológica contemporânea acerca da questão da pobreza. Utilize na sua argumentação pelo menos um autor estudado durante as aulas.
		
	
Resposta: Pobreza é consequência das desigualdades sociais, onde os recursos financeiros, a educação, saúde e segurança estão só ao alcance dos ricos. Para combater a pobreza não basta bolsas sociais que o governo dá aos mais necessitados. O que precisamos é de política pública visando a saúde, a educação e a segurança dos mais necessitados.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: A noção contemporânea de pobreza tornou-se aguda e complexa, estando ligada não somente à despossessão econômica, mas também à despossessão psicológica, social e política. O aluno poderá trabalhar a partir das concepções marxistas de classes sociais e produção de desigualdades, bem como de outros autores que abordaram o tema.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407310215)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Émile Durkheim, as sociedades modernas transformam-se mediante a evolução da técnica e das relações de produção por ela desenvolvida. Neste contexto, a solidariedade social também se altera, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica,que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:
		
	
	Onde prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas avançadas de solidariedade.
	
	No período de predomínio dos clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.
	 
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.
	
	Na situação em que prevalece a solidariedade orgânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade mecânica.
	
	As sociedades geralmente evoluem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da evolução dos clãs para as hordas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407474312)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o nome do método de abordagem da vida social, elaborado por Marx, cuja as relações materiais que os homens estabelecem entre si, o modo como produzem os seus meios de vida, formam a base de todas as suas relações?
		
	
	Darwinismo historico.
	 
	Materialismo Histórico.
	
	Metodologia histórica.
	
	Racionalismo histórico.
	
	Análise histórica.

Continue navegando