Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Importância da Geomorfologia

User badge image
mel mel

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o seguinte fragmento de texto: “A Geomorfologia é a área da ciência que desenvolve pesquisas, análises e aplicações de conhecimentos relativos aos modelos de desenvolvimento dos grandes conjuntos do relevo; às dinâmicas fluviais; aos processos de vertentes, como a erosão e os movimentos de massa e seus impactos; ao levantamento, à avaliação e a recuperação de áreas degradadas; aos levantamentos e às avaliações de recursos naturais; aos mapeamentos temáticos e integrados do relevo; aos zoneamentos ambientais; dentre outros aspectos relevantes do relevo terrestre em qualquer escala”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UGB - União da Geomorfologia do Brasil, 2015. . Acesso em 30 maio 2018.
Diante da definição apresentada e conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a Geomorfologia, é correto afirmar que se trata de uma ciência que tem por principal objeto de estudo:
A a dinâmica fluvial.
B o mapeamento temático do ar.
C as escalas espaciais.
D as formas do relevo.
E as áreas degradadas da flora.

Leia o seguinte fragmento de texto: “A Geomorfologia é uma disciplina científica que aparece como campo de investigação da Geografia ou da Geologia. Ou, ainda, como reconhece Higgins, existe a possibilidade de que ela seja uma ciência interdisciplinar, que estaria situada entre a Geologia, a Geografia Física, a Geofísica e outras ciências”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alcione Luis Pereira. Geomorfologia e Geografia Escolar: O ciclo geográfico davisiano nos manuais de metodologia do ensino (1925-1993). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia. Área de Concentração: Utilização e Conservação de Recursos Naturais, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 1999. p. 54. . Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, é correto afirmar que a Geomorfologia se tornou ciência no Século:
A XV
B XVII
C XIX
D XIV
E XXI

Leia o seguinte fragmento de texto: “Para que possa existir vida na superfície da terra é importante que haja um bom funcionamento dos ecossistemas. Para compreender isso, é importante entender que a biosfera é composta pelos seguintes elementos: atmosfera, litosfera e hidrosfera que são responsáveis por produzir os espaços naturais dos ecossistemas por meio da relação entre sol, água, ar, temperatura, entre outros. Um caso bem específico que explica isso é a interdependência que há entre a hidrografia, o relevo e o clima que estabelecem influências entre si”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: R7. Relação entre hidrografia, clima e relevo. . Acesso em 30 maio 2018.
Tendo em vista as informações acima e conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o clima e sua influência no relevo, é correto afirmar que:
A Elementos do clima interagem com as formações litológicas e biológicas, gerando processos físicos, químicos e orgânicos, os quais são fundamentais para a constituição da paisagem.
B A umidade, a temperatura e a pressão do ar não interagem com as formações litológicas e biológicas no sentido de gerar processos físicos, químicos e orgânicos para o desenvolvimento das formas do relevo.
C O vento e o calor são os únicos elementos do clima considerados indispensáveis para gerar processos físicos, químicos e orgânicos suficientes para a formação de todo tipo de relevo.
D A umidade, a temperatura e a pressão do ar exercem forças consideradas dispensáveis para a formação dos seres vivos, pois não interagem com as formações biológicas.
E Os processos físicos, químicos e orgânicos são dispensáveis para o desenvolvimento das formas do relevo e para a constituição da paisagem.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Desde o início das primeiras civilizações, o primeiro grande desafio imposto ao homem foi o de habitar a Terra com as características e dificuldades inerentes a esse planeta. [...]. Desde então e ao longo dos séculos, com o avanço do conhecimento em topografia e cartografia, foi possível avaliar cada dia melhor as condições do ambiente para escolher os melhores locais onde desenvolver atividades essenciais a sua sobrevivência. Inicialmente, com as primitivas noções sobre a forma da Terra, considerada plana, a solução de tais problemas caracterizou-se por grandes conquistas, que evoluíram com o passar dos tempos, graças aos avanços científicos e tecnológicos ligados principalmente aos ramos da Geodésia, Cartografia e Topografia, principais ciências envolvidas com os estudos da forma da superfície da Terra”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César de. As formas de representação do terreno. . Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre as representações dos elementos geomorfológicos em planos bidimensionais e tridimensionais, indique a alternativa que apresenta as técnicas de representação do relevo terrestre.
A Perfil topográfico; blocos-diagramas; croquis ou esboços.
B Perfil topográfico; imagem de satélite; croquis ou esboços.
C Perfil topográfico; imagem de Satélite; estaqueamento.
D Estaqueamento; imagem de satélite; croquis ou esboços.
E Estaqueamento; blocos-diagramas; imagem de satélite.

Leia o seguinte fragmento de texto: “O conhecimento humano em Geomorfologia não se limitou ao reconhecimento de formas e suas respectivas tipologias, mas, empenhou-se em reconhecer seus gralmente, ele está disponível em: MONECHE, Mairon Subtil de Faria. A perspectiva geomorfológica: Subsídios para a análise ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo.. Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, é possível comprovar as mudanças climáticas que influenciaram na conformação do relevo da Terra por meio do estudo:
A dos sedimentos fluviais, pelos registros de fósseis nas rochas intemperizadas.
B dos depósitos aluviais, pelos registros de rochas intemperizadas.
C dos depósitos correlativos, pelos registros de rochas intemperizadas.
D dos depósitos aluviais, pelos registros de fósseis nas formações geológicas.
E dos depósitos correlativos, pelos registros de fósseis nas formações geológicas.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Os conceitos utilizados na proposta de mapeamento [...] [do Manual técnico de Geomorfologia do IBGE (2009)] têm como princípio básico o ordenamento dos fatos geomorfológicos de acordo com uma classificação temporal e espacial, na qual se distinguem os modelados como unidade básica e seus grupamentos hierarquicamente relacionados. Para a individualização destes conjuntos de feições, são considerados como parâmetros fatores causais, de natureza estrutural, litológica, pedológica, climática e morfodinâmica, responsáveis pela evolução das formas do relevo e pela composição da paisagem no decorrer do tempo geológico”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual técnico de Geomorfologia. . Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a taxonomia do mapeamento geomorfológico proposto pelo Manual técnico de Geomorfologia do IBGE (2009), é correto afirmar que o ordenamento dos fatos geomorfológicos são apresentados por:
A Domínios morfoestruturais, formas de relevo simbolizadas, unidades geomorfológicas, modelados e regiões geomorfológicas.
B Formas de relevo simbolizadas, regiões geomorfológicas, unidades geomorfológicas, modelados e domínios morfoestruturais.
C Domínios morfoestruturais, regiões geomorfológicas, unidades geomorfológicas, modelados e formas de relevo simbolizadas.
D Formas de relevo simbolizadas, domínios morfoestruturais, regiões geomorfológicas, modelados e unidades geomorfológicas.
E Domínios morfoestruturais, unidades geomorfológicas, regiões geomorfológicas, modelados e formas de relevo simbolizadas.

Atente para a seguinte citação: “Sob o ponto de vista geomorfológico, a linha de costa se caracteriza por instabilidade decorrente de alterações por efeitos naturais e antrópicos, que se traduzem em modificações na disponibilidade de sedimentos, no clima de ondas e na altura do nível relativo do mar”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: Uma atualização de base e conceitos. 5a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 254.
Considerando os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a geomorfologia costeira, assinale a alternativa correta:
A São processos geomorfológicos costeiros químicos: ondas, marés e ventos, por exemplo.
B São processos geomorfológicos costeiros biológicos: precipitação de sais, por exemplo.
C São processos geomorfológicos costeiros físicos: formação de mangues e recifes de corais, por exemplo.
D A geomorfologia costeira define o litoral ou a faixa costeira como seu objeto de estudo.
E A seção do relevo denominada litoral corresponde à área integral composta pelo mar e pelas falésias.

A Geomorfologia Costeira define o litoral ou a faixa costeira como seu objeto de estudo, sendo essa seção do relevo a faixa de contato entre o mar e os continentes [...]. Tendo como base a noção de diversidade das formas e dos processos do relevo na faixa litorânea proposta por Ab’Saber, os processos geomorfológicos costeiros ocorrem de três formas: 1. Físicos – ondas, marés, ventos etc.; 2. Biológicos – formação de mangues, recifes de corais etc.; 3. Químicos – precipitação de sais etc.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o processo de evolução do relevo proposto pela teoria de Davis, é correto afirmar que os ciclos do processo de denudação do relevo propostos pelo sistema davisiano são:
A - A serra, planície e litoral.
B - nativo, artificial e natural.
C - talvegue, vale e morro.

Um pesquisador dessa área se utiliza de diversas metodologias que aplicam técnicas de estudo, que vão desde a observação direta das formas e processos do terreno até a enumeração e a classificação dessas formas e processos. O uso das técnicas subsidia o método de estudo geomorfológico, seja ele para um trabalho técnico para fins práticos, como manejo de solos para agricultura, construção civil ou mineração, seja para um trabalho científico orientado para a busca do conhecimento, como as pesquisas de graduação e pós-graduação.
De acordo com os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, a pesquisa geomorfológica envolve uma variedade de técnicas que congregam algumas atividades, quais sejam:
A - Atividades de gabinete e de escrita.
B - Atividades de ação e de prática.
C - Atividades de ação e de reação.
D - Atividades de leitura e de escrita.
E - Atividades de gabinete e de campo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o seguinte fragmento de texto: “A Geomorfologia é a área da ciência que desenvolve pesquisas, análises e aplicações de conhecimentos relativos aos modelos de desenvolvimento dos grandes conjuntos do relevo; às dinâmicas fluviais; aos processos de vertentes, como a erosão e os movimentos de massa e seus impactos; ao levantamento, à avaliação e a recuperação de áreas degradadas; aos levantamentos e às avaliações de recursos naturais; aos mapeamentos temáticos e integrados do relevo; aos zoneamentos ambientais; dentre outros aspectos relevantes do relevo terrestre em qualquer escala”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UGB - União da Geomorfologia do Brasil, 2015. . Acesso em 30 maio 2018.
Diante da definição apresentada e conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a Geomorfologia, é correto afirmar que se trata de uma ciência que tem por principal objeto de estudo:
A a dinâmica fluvial.
B o mapeamento temático do ar.
C as escalas espaciais.
D as formas do relevo.
E as áreas degradadas da flora.

Leia o seguinte fragmento de texto: “A Geomorfologia é uma disciplina científica que aparece como campo de investigação da Geografia ou da Geologia. Ou, ainda, como reconhece Higgins, existe a possibilidade de que ela seja uma ciência interdisciplinar, que estaria situada entre a Geologia, a Geografia Física, a Geofísica e outras ciências”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alcione Luis Pereira. Geomorfologia e Geografia Escolar: O ciclo geográfico davisiano nos manuais de metodologia do ensino (1925-1993). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia. Área de Concentração: Utilização e Conservação de Recursos Naturais, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 1999. p. 54. . Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, é correto afirmar que a Geomorfologia se tornou ciência no Século:
A XV
B XVII
C XIX
D XIV
E XXI

Leia o seguinte fragmento de texto: “Para que possa existir vida na superfície da terra é importante que haja um bom funcionamento dos ecossistemas. Para compreender isso, é importante entender que a biosfera é composta pelos seguintes elementos: atmosfera, litosfera e hidrosfera que são responsáveis por produzir os espaços naturais dos ecossistemas por meio da relação entre sol, água, ar, temperatura, entre outros. Um caso bem específico que explica isso é a interdependência que há entre a hidrografia, o relevo e o clima que estabelecem influências entre si”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: R7. Relação entre hidrografia, clima e relevo. . Acesso em 30 maio 2018.
Tendo em vista as informações acima e conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o clima e sua influência no relevo, é correto afirmar que:
A Elementos do clima interagem com as formações litológicas e biológicas, gerando processos físicos, químicos e orgânicos, os quais são fundamentais para a constituição da paisagem.
B A umidade, a temperatura e a pressão do ar não interagem com as formações litológicas e biológicas no sentido de gerar processos físicos, químicos e orgânicos para o desenvolvimento das formas do relevo.
C O vento e o calor são os únicos elementos do clima considerados indispensáveis para gerar processos físicos, químicos e orgânicos suficientes para a formação de todo tipo de relevo.
D A umidade, a temperatura e a pressão do ar exercem forças consideradas dispensáveis para a formação dos seres vivos, pois não interagem com as formações biológicas.
E Os processos físicos, químicos e orgânicos são dispensáveis para o desenvolvimento das formas do relevo e para a constituição da paisagem.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Desde o início das primeiras civilizações, o primeiro grande desafio imposto ao homem foi o de habitar a Terra com as características e dificuldades inerentes a esse planeta. [...]. Desde então e ao longo dos séculos, com o avanço do conhecimento em topografia e cartografia, foi possível avaliar cada dia melhor as condições do ambiente para escolher os melhores locais onde desenvolver atividades essenciais a sua sobrevivência. Inicialmente, com as primitivas noções sobre a forma da Terra, considerada plana, a solução de tais problemas caracterizou-se por grandes conquistas, que evoluíram com o passar dos tempos, graças aos avanços científicos e tecnológicos ligados principalmente aos ramos da Geodésia, Cartografia e Topografia, principais ciências envolvidas com os estudos da forma da superfície da Terra”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César de. As formas de representação do terreno. . Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre as representações dos elementos geomorfológicos em planos bidimensionais e tridimensionais, indique a alternativa que apresenta as técnicas de representação do relevo terrestre.
A Perfil topográfico; blocos-diagramas; croquis ou esboços.
B Perfil topográfico; imagem de satélite; croquis ou esboços.
C Perfil topográfico; imagem de Satélite; estaqueamento.
D Estaqueamento; imagem de satélite; croquis ou esboços.
E Estaqueamento; blocos-diagramas; imagem de satélite.

Leia o seguinte fragmento de texto: “O conhecimento humano em Geomorfologia não se limitou ao reconhecimento de formas e suas respectivas tipologias, mas, empenhou-se em reconhecer seus gralmente, ele está disponível em: MONECHE, Mairon Subtil de Faria. A perspectiva geomorfológica: Subsídios para a análise ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo.. Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, é possível comprovar as mudanças climáticas que influenciaram na conformação do relevo da Terra por meio do estudo:
A dos sedimentos fluviais, pelos registros de fósseis nas rochas intemperizadas.
B dos depósitos aluviais, pelos registros de rochas intemperizadas.
C dos depósitos correlativos, pelos registros de rochas intemperizadas.
D dos depósitos aluviais, pelos registros de fósseis nas formações geológicas.
E dos depósitos correlativos, pelos registros de fósseis nas formações geológicas.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Os conceitos utilizados na proposta de mapeamento [...] [do Manual técnico de Geomorfologia do IBGE (2009)] têm como princípio básico o ordenamento dos fatos geomorfológicos de acordo com uma classificação temporal e espacial, na qual se distinguem os modelados como unidade básica e seus grupamentos hierarquicamente relacionados. Para a individualização destes conjuntos de feições, são considerados como parâmetros fatores causais, de natureza estrutural, litológica, pedológica, climática e morfodinâmica, responsáveis pela evolução das formas do relevo e pela composição da paisagem no decorrer do tempo geológico”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual técnico de Geomorfologia. . Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a taxonomia do mapeamento geomorfológico proposto pelo Manual técnico de Geomorfologia do IBGE (2009), é correto afirmar que o ordenamento dos fatos geomorfológicos são apresentados por:
A Domínios morfoestruturais, formas de relevo simbolizadas, unidades geomorfológicas, modelados e regiões geomorfológicas.
B Formas de relevo simbolizadas, regiões geomorfológicas, unidades geomorfológicas, modelados e domínios morfoestruturais.
C Domínios morfoestruturais, regiões geomorfológicas, unidades geomorfológicas, modelados e formas de relevo simbolizadas.
D Formas de relevo simbolizadas, domínios morfoestruturais, regiões geomorfológicas, modelados e unidades geomorfológicas.
E Domínios morfoestruturais, unidades geomorfológicas, regiões geomorfológicas, modelados e formas de relevo simbolizadas.

Atente para a seguinte citação: “Sob o ponto de vista geomorfológico, a linha de costa se caracteriza por instabilidade decorrente de alterações por efeitos naturais e antrópicos, que se traduzem em modificações na disponibilidade de sedimentos, no clima de ondas e na altura do nível relativo do mar”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: Uma atualização de base e conceitos. 5a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 254.
Considerando os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a geomorfologia costeira, assinale a alternativa correta:
A São processos geomorfológicos costeiros químicos: ondas, marés e ventos, por exemplo.
B São processos geomorfológicos costeiros biológicos: precipitação de sais, por exemplo.
C São processos geomorfológicos costeiros físicos: formação de mangues e recifes de corais, por exemplo.
D A geomorfologia costeira define o litoral ou a faixa costeira como seu objeto de estudo.
E A seção do relevo denominada litoral corresponde à área integral composta pelo mar e pelas falésias.

A Geomorfologia Costeira define o litoral ou a faixa costeira como seu objeto de estudo, sendo essa seção do relevo a faixa de contato entre o mar e os continentes [...]. Tendo como base a noção de diversidade das formas e dos processos do relevo na faixa litorânea proposta por Ab’Saber, os processos geomorfológicos costeiros ocorrem de três formas: 1. Físicos – ondas, marés, ventos etc.; 2. Biológicos – formação de mangues, recifes de corais etc.; 3. Químicos – precipitação de sais etc.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o processo de evolução do relevo proposto pela teoria de Davis, é correto afirmar que os ciclos do processo de denudação do relevo propostos pelo sistema davisiano são:
A - A serra, planície e litoral.
B - nativo, artificial e natural.
C - talvegue, vale e morro.

Um pesquisador dessa área se utiliza de diversas metodologias que aplicam técnicas de estudo, que vão desde a observação direta das formas e processos do terreno até a enumeração e a classificação dessas formas e processos. O uso das técnicas subsidia o método de estudo geomorfológico, seja ele para um trabalho técnico para fins práticos, como manejo de solos para agricultura, construção civil ou mineração, seja para um trabalho científico orientado para a busca do conhecimento, como as pesquisas de graduação e pós-graduação.
De acordo com os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, a pesquisa geomorfológica envolve uma variedade de técnicas que congregam algumas atividades, quais sejam:
A - Atividades de gabinete e de escrita.
B - Atividades de ação e de prática.
C - Atividades de ação e de reação.
D - Atividades de leitura e de escrita.
E - Atividades de gabinete e de campo.

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Geomorfologia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Geomorfologia é a área da ciência que desenvolve pesquisas, análises e aplicações de conhecimentos relativos aos modelos de desenvolvimento dos grandes conjuntos do relevo; às dinâmicas fluviais; aos processos de vertentes, como a erosão e os movimentos de massa e seus impactos; ao levantamento, à avaliação e a recuperação de áreas degradadas; aos levantamentos e às avaliações de recursos naturais; aos mapeamentos temáticos e integrados do relevo; aos zoneamentos ambientais; dentre outros aspectos relevantes do relevo terrestre em qualquer escala”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UGB - União da Geomorfologia do Brasil, 2015. <http://www.ugb.org.br/home/?pg=9>. Acesso em 30 maio 2018.
 
Diante da definição apresentada e conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a Geomorfologia, é correto afirmar que se trata de uma ciência que tem por principal objeto de estudo:
Nota: 0.0
A
a dinâmica fluvial.
B
o mapeamento temático do ar.
C
as escalas espaciais.
D
as formas do relevo.
O "termo Geomorfologia se origina do grego geo + morphê + logo, para definir a ciência na qual as formas do relevo constituem o principal objeto de estudo" (livro-base, p. 20).
E
as áreas degradadas da flora.
Questão 2/2 - Geomorfologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A Geomorfologia é uma disciplina científica que aparece como campo de investigação da Geografia ou da Geologia. Ou, ainda, como reconhece Higgins, existe a possibilidade de que ela seja uma ciência interdisciplinar, que estaria situada entre a Geologia, a Geografia Física, a Geofísica e outras ciências”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alcione Luis Pereira. Geomorfologia e Geografia Escolar: O ciclo geográfico davisiano nos manuais de metodologia do ensino (1925-1993). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia. Área de Concentração: Utilização e Conservação de Recursos Naturais, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 1999. p. 54. <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/80958/144272.pdf?sequence=1>. Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, é correto afirmar que a Geomorfologia se tornou ciência no Século:
Nota: 0.0
A
XV
B
XVII
C
XIX
"No século XIX, a Geomorfologia se apresentou como disciplina científica, aparecendo como campo de investigação da Geografia Física ou da Geologia e expandindo-se para outras ciências" (livro-base, p. 20).
D
XIV
E
XXI
Questão 1/2 - Geomorfologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Para que possa existir vida na superfície da terra é importante que haja um bom funcionamento dos ecossistemas. Para compreender isso, é importante entender que a biosfera é composta pelos seguintes elementos: atmosfera, litosfera e hidrosfera que são responsáveis por produzir os espaços naturais dos ecossistemas por meio da relação entre sol, água, ar, temperatura, entre outros. Um caso bem específico que explica isso é a interdependência que há entre a hidrografia, o relevo e o clima que estabelecem influências entre si". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: R7. Relação entre hidrografia, clima e relevo. <http://meioambiente.culturamix.com/natureza/relacao-entre-hidrografia-clima-e-relevo>. Acesso em 30 maio 2018.
Tendo em vista as informações acima e conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o clima e sua influência no relevo, é correto afirmar que:
Nota: 50.0
A
Elementos do clima interagem com as formações litológicas e biológicas, gerando processos físicos, químicos e orgânicos, os quais são fundamentais para a constituição da paisagem.
Você acertou!
"[A] umidade, a temperatura e a pressão do ar exercem forças sobre a estrutura superficial, interagindo com as formações litológicas e biológicas e gerando processos físicos, químicos e orgânicos fundamentais para o desenvolvimento das formas do relevo e para a constituição da paisagem" (livro-base, p. 199).
B
A umidade, a temperatura e a pressão do ar não interagem com as formações litológicas e biológicas no sentido de gerar processos físicos, químicos e orgânicos para o desenvolvimento das formas do relevo.
C
O vento e o calor são os únicos elementos do clima considerados indispensáveis para gerar processos físicos, químicos e orgânicos suficientes para a formação de todo tipo de relevo.
D
A umidade, a temperatura e a pressão do ar exercem forças consideradas dispensáveis para a formação dos seres vivos, pois não interagem com as formações biológicas.
E
Os processos físicos, químicos e orgânicos são dispensáveis para o desenvolvimento das formas do relevo e para a constituição da paisagem.
Questão 2/2 - Geomorfologia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o início das primeiras civilizações, o primeiro grande desafio imposto ao homem foi o de habitar a Terra com as características e dificuldades inerentes a esse planeta. [...]. Desde então e ao longo dos séculos, com o avanço do conhecimento em topografia e cartografia, foi possível avaliar cada dia melhor as condições do ambiente para escolher os melhores locais onde desenvolver atividades essenciais a sua sobrevivência. Inicialmente, com as primitivas noções sobre a forma da Terra, considerada plana, a solução de tais problemas caracterizou-se por grandes conquistas, que evoluíram com o passar dos tempos, graças aos avanços científicos e tecnológicos ligados principalmente aos ramos da Geodésia, Cartografia e Topografia, principais ciências envolvidas com os estudos da forma da superfície da Terra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César de. As formas de representação do terreno. <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leituras_cartograficas/Le_Ca_A15_J_GR_260508.pdf>. Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre as representações dos elementos geomorfológicos em planos bidimensionais e tridimensionais, indique a alternativa que apresenta as técnicas de representação do relevo terrestre.
Nota: 50.0
A
Perfil topográfico; blocos-diagramas; croquis ou esboços.
Você acertou!
São práticas de estudo do relevo que levam em consideração a possibilidade de representar os elementos geomorfológicos em planos bidimensionais e tridimensionais, por exemplo, perfil topográfico; blocos-diagramas; croquis ou esboços (livro-base, p. 118-122).
B
Perfil topográfico; imagem de satélite; croquis ou esboços.
C
Perfil topográfico; imagem de Satélite; estaqueamento.
D
Estaqueamento; imagem de satélite; croquis ou esboços.
E
Estaqueamento; blocos-diagramas; imagem de satélite.
Questão 1/2 - Geomorfologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O conhecimento humano em Geomorfologia não se limitou ao reconhecimento de formas e suas respectivas tipologias, mas, empenhou-se em reconhecer seus processos geradores e, dentro deles, buscou respostas para os diversos efeitos das relações entre homem e natureza – incluindo o relevo. [...] [O] conhecimento desses processos [...] contribuirão para a construção de um quadro geomorfológico dinâmico capaz de explicitar a abrangência e a recorrência dos processos responsáveis pela esculturação das formas atuais, seja por ação construtiva ou destrutiva".  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONECHE, Mairon Subtil de Faria. A perspectiva geomorfológica: Subsídios para a análise ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UniversidadeFederal do Espírito Santo.<http://www.geo.ufes.br/sites/geografia.ufes.br/files/field/anexo/mairom1.pdf>. Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, é possível comprovar as mudanças climáticas que influenciaram na conformação do relevo da Terra por meio do estudo:
Nota: 50.0
A
dos sedimentos fluviais, pelos registros de fósseis nas rochas intemperizadas.
B
dos depósitos aluviais, pelos registros de rochas intemperizadas.
C
dos depósitos correlativos, pelos registros de rochas intemperizadas.
D
dos depósitos aluviais, pelos registros de fósseis nas formações geológicas.
E
dos depósitos correlativos, pelos registros de fósseis nas formações geológicas.
Você acertou!
"Podemos comprovar as mudanças climáticas por meio do estudo dos depósitos correlativos, pelos registros de fósseis nas formações geológicas. As técnicas de medição e observação são usadas para calcular a proximidade temporal de dada estrutura ou depósito correlativo em escala de tempo geológico ou em depósitos correlativos, o que é mais comum" (livro-base, p. 200).
 
Questão 2/2 - Geomorfologia
Atente para a seguinte passagem de texto:
"Os conceitos utilizados na proposta de mapeamento [...] [do Manual técnico de Geomorfologia do IBGE (2009)] têm como princípio básico o ordenamento dos fatos geomorfológicos de acordo com uma classificação temporal e espacial, na qual se distinguem os modelados como unidade básica e seus grupamentos hierarquicamente relacionados. Para a individualização destes conjuntos de feições, são considerados como parâmetros fatores causais, de natureza estrutural, litológica, pedológica, climática e morfodinâmica, responsáveis pela evolução das formas do relevo e pela composição da paisagem no decorrer do tempo geológico".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual técnico de Geomorfologia. <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv66620.pdf>. Acesso em 30 maio 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a taxonomia do mapeamento geomorfológico proposto pelo Manual técnico de Geomorfologia do IBGE (2009), é correto afirmar que o ordenamento dos fatos geomorfológicos são apresentados por:
Nota: 50.0
A
Domínios morfoestruturais, formas de relevo simbolizadas, unidades geomorfológicas, modelados e regiões geomorfológicas.
B
Formas de relevo simbolizadas, regiões geomorfológicas, unidades geomorfológicas, modelados e domínios morfoestruturais.
C
Domínios morfoestruturais, regiões geomorfológicas, unidades geomorfológicas, modelados e formas de relevo simbolizadas.
Você acertou!
"Segundo o Manual técnico de Geomorfologia do IBGE(2009), o ordenamento dos fatos geomorfológicos deve ser realizado de acordo com uma classificação temporal e espacial, na qual se distingam os modelados como unidades básicas e seus grupamentos hierarquicamente relacionados. A individualização desses conjuntos de feições considera a natureza estrutural, litológica, pedológica, climática e morfodinâmica, que age na evolução das formas do relevo e na composição da paisagem no decorrer do tempo geológico. Assim, o manual nos apresenta as unidades considerando a ordem decrescente de grandeza e identificando-as em táxons ou sistemas de classificação científica aplicados à geomorfologia, sendo eles: domínios morfoestruturais, regiões geomorfológicas, unidades geomorfológicas, modelados e formas de relevo simbolizadas (IBGE, 2009)" (livro-base, p. 176,177).
D
Formas de relevo simbolizadas, domínios morfoestruturais, regiões geomorfológicas, modelados e unidades geomorfológicas.
E
Domínios morfoestruturais, unidades geomorfológicas, regiões geomorfológicas, modelados e formas de relevo simbolizadas.
 
Questão 1/2 - Geomorfologia
Atente para a seguinte citação:
“Sob o ponto de vista geomorfológico, a linha de costa se caracteriza por instabilidade decorrente de alterações por efeitos naturais e antrópicos, que se traduzem em modificações na disponibilidade de sedimentos, no clima de ondas e na altura do nível relativo do mar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: Uma atualização de base e conceitos. 5a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 254.
Considerando os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a geomorfologia costeira, assinale a alternativa correta :
Nota: 50.0
A
São processos geomorfológicos costeiros químicos: ondas, marés e ventos, por exemplo.
B
São processos geomorfológicos costeiros biológicos: precipitação de sais, por exemplo.
C
São processos geomorfológicos costeiros físicos: formação de mangues e recifes de corais, por exemplo.
D
A geomorfologia costeira define o litoral ou a faixa costeira como seu objeto de estudo.
Você acertou!
"A Geomorfologia Costeira define o litoral ou a faixa costeira como seu objeto de estudo, sendo essa seção do relevo a faixa de contato entre o mar e os continentes [...]. Tendo como base a noção de diversidade das formas e dos processos do relevo na faixa litorânea proposta por Ab’Saber, os processos geomorfológicos costeiros ocorrem de três formas: 1. Físicos – ondas, marés, ventos etc.; 2. Biológicos – formação de mangues, recifes de corais etc.; 3. Químicos – precipitação de sais etc." (livro-base, p. 296 e 297).
E
A seção do relevo denominada litoral corresponde à área integral composta pelo mar e pelas falésias.
Questão 2/2 - Geomorfologia
Considere a seguinte passagem de texto:
“Willian Moris Davis despontou como o principal nome a ser lembrado na história da Geomorfologia. [...] Do instante inicial ao final, formas típicas seriam modeladas, caracterizando sucessivos momentos evolutivos, como na vida orgânica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: Uma atualização de base e conceitos. 5a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 31.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o processo de evolução do relevo proposto pela teoria de Davis, é correto afirmar que os ciclos do processo de denudação do relevo propostos pelo sistema davisiano são:
Nota: 50.0
A
serra, planície e litoral.
B
nativo, artificial e natural.
C
talvegue, vale e morro.
D
planície, relevo acidentado e montanha.
E
juventude, maturidade e senilidade.
Você acertou!
"O desgaste dos canais pode chegar até a formação de grandes canyons, que caracterizam o estágio que Davis denominou juventude. A partir desse estado, o sistema sofre as ações físico-químicas ao longo do tempo, atingindo a maturidade até seu estágio de senilidade, quando sofre a horizontalização topográfica, com extensos peneplanos" (livro-base, p. 67,68).
Questão 1/2 - Geomorfologia
Leia a passagem de texto a seguir:
“Os recursos disponíveis favorecem a implementação e o aprimoramento de vários métodos de trabalho. [...] Embora exista uma multiplicidade de novos recursos, é importante salientar a necessidade de evoluir também sob o ponto de vista teórico".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: Uma atualização de base e conceitos. 5a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 44. 
A partir dos conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, marque a alternativa que indica os fatores que enriqueceram as técnicas que se somaram às atividades de gabinete e de campo.
Nota: 50.0
A
O uso de imagens satélites e do geoprocessamento.
Você acertou!
Essas técnicas foram enriquecidas sobretudo no que se refere ao uso de imagens satélites e do geoprocessamento (livro–base, p. 100).
B
O uso de produtoscartográficos analógicos.
C
O uso de GPS.
D
O uso de cartas temáticas.
E
O uso de elementos químicos.
Questão 2/2 - Geomorfologia
Considere o seguinte extrato de texto:
“Um pesquisador dessa área se utiliza de diversas metodologias que aplicam técnicas de estudo, que vão desde a observação direta das formas e processos do terreno até a enumeração e a classificação dessas formas e processos. O uso das técnicas subsidia o método de estudo geomorfológico, seja ele para um trabalho técnico para fins práticos, como manejo de solos para agricultura, construção civil ou mineração, seja para um trabalho científico orientado para a busca do conhecimento, como as pesquisas de graduação e pós-graduação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 99.
De acordo com os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo, a pesquisa geomorfológica envolve uma variedade de técnicas que congregam algumas atividades, quais sejam:
Nota: 50.0
A
Atividades de gabinete e de escrita.
B
Atividades de ação e de prática.
C
Atividades de ação e de reação.
D
Atividades de leitura e de escrita.
E
Atividades de gabinete e de campo.
Você acertou!
"A pesquisa geomorfológica envolve uma variedade de técnicas que congregam as atividades de gabinete e de campo" (livro-base, p. 100).

Mais conteúdos dessa disciplina