A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Apol 02

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
A teoria das Relações Humanas ficou marcada pelos estudos de Elton Mayo. A sua pesquisa feita na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company buscava verificar a relação entre a produtividade e as condições do local de trabalho com base nos níveis de produção apresentados. A pesquisa foi dividida em quatro partes. Em relação a segunda fase da pesquisa, foi criado um grupo experimental com seis moças: cinco montavam os relés de telefone e uma fornecia peças para abastecer o trabalho.
Agora, analise as afirmações abaixo que versam sobre a segunda fase da experiência de Hawthorne.
 I. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle (grupo real de trabalhadores com mesmas condições de trabalho, escolhido para que se pudesse ter uma referência de comparação).
II. As moças foram convidadas para participar da pesquisa sem serem esclarecidas quanto aos objetivos que eram de determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho.
III. O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, e um observador que permanecia na sala e observava o trabalho, assegurando o espírito de cooperação das moças.
 IV. As moças participantes eram informadas a respeito dos resultados, mas as modificações eram feitas pelos supervisores sem que elas ficassem sabendo.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	A	I e II apenas
	B	I e III apenas
Você acertou!
A alternativa I está correta, porque retrata exatamente os critérios estabelecidos pelo sociólogo Elton Mayo quando da separação dos grupos do experimento.
A alternativa II está incorreta, porque todos os aspectos da pesquisa eram relatados aos participantes da pesquisa.
A alternativa III está correta, porque apresenta a adequada formatação do controle dos grupos envolvidos na pesquisa.
A alternativa IV está incorreta, porque restringe o conhecimento das participantes da pesquisa apenas aos resultados excluindo-as das modificações feitas.
Conforme os conteúdos da Aula 3, Tema 1: Escola das relações humanas, páginas 4-5.
	C	III e IV apenas
	D	I, II e IV apenas
	E	II, III e IV apenas
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
A experiência de Hawthorne realizada pelo sociólogo australiano Elton Mayo tinha como objetivo principal o verificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e a iluminação no local de trabalho, pois atribuía-se a ela alto índice de turnover (rotatividade), fadiga, acidentes de trabalho e baixa produtividade. A experiência foi dividida em quatro partes sendo que na primeira, um fator curioso e inesperado apareceu na pesquisa, o fator psicológico. 
A seguir, são apresentadas algumas afirmações a respeito do fator psicológico presente na primeira fase da experiência de Hawthorne:
I. Quando as luzes foram reduzidas no local de trabalho, esperava-se que a produção diminuísse, mas ao contrário, os trabalhadores sentiam-se na obrigação de produzir mais.
II. Ficou comprovado a preponderância do fator psicológico diante dos fatores fisiológicos que, para Elton Mayo, seria inoportuno às organizações.
 III. O fator psicológico foi oportuno na pesquisa uma vez que a eficiência dos operários foi afetada por condições fisiológicas.
 IV. Reconhecendo que o fator psicológico influenciava na pesquisa, os estudos continuaram com objetivo de agrupar esse fator de produtividade a organização.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	A	I e II apenas
Você acertou!
A alternativa I está correta, porque a constatação foi surpreendente e trouxe uma nova perspectiva para a pesquisa de Elton Mayo.
 A alternativa II está correta, comprovando a preponderância do fator psicológico sobre os fisiológicos.
 A alternativa III está incorreta, porque a eficiência conforme constatada na pesquisa foi afetada pelos fatores psicológicos e não, pelos fisiológicos como afirma a alternativa.
 A alternativa IV está incorreta, porque o fator psicológico foi afastado e não agrupado a organização como propõe a afirmativa.
Conforme aula3, p. 4
	B	I e III apenas
	C	III e IV apenas
	D	I, II e IV apenas
	E	II, III e IV apenas
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Os estudos da Teoria X de McGregor considera que as pessoas são sempre preguiçosas e avessas ao trabalho. Os funcionários precisam ser coagidos, pressionados, ameaçados, dirigidos, manipulados e controlados caso contrario não realizarão suas atividades. Em termos gerais, não gostam de assumir responsabilidades e tem pouca ambição.
A partir das informações acima, analise as afirmações que versam sobre a Teoria X de Douglas McGregor. 
 I. Para conseguir resultados devem ser estabelecidas normas e padrões de comportamento, para que seja possível monitorá-los apoiado em regras e controles burocráticos.
 II. A garantia da eficiência está atrelada ao fato de que as pessoas costumam trabalhar para contribuir com o alcance dos objetivos da empresa.
 III. É responsabilidade dos gerentes e dos administradores a organização dos fatores de produção, pois trabalhador é preguiçoso e indolente.
 IV. O que torna o individuo preguiçoso ou indolente segundo a teoria, é o fato do modelo de gestão ser centralizador e autoritário. 
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	A	I e II apenas
	B	I e III apenas
Você acertou!
A alternativa 1 está correta conforme os pontos destacados por (Hampton, 1983) em relação as características individuais das pessoas.
 A alternativa 2 está incorreta porque ocorre exatamente o contrário, as pessoas na verdade não costumam trabalhar para contribuir com o alcance dos objetivos.
 A alternativa 3 está correta conforme as características individuais do ser humano enquanto trabalhador.
 A alternativa 4 está incorreta porque, a gestão centralizadora ocorre após a constatação de que os indivíduos se comportam de acordo com os pressupostos da Teoria X. 
De acordo com a Aula 3, Tema 2: abordagem comportamental, páginas 10-11.
	C	III e IV apenas
	D	I, II e IV apenas
	E	II, III e IV apenas
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto a seguir sobre as necessidades de transformações em um empresa.
O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém­ adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-­se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível.
O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando­-a como uma organização adaptativa.
Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que:
I. ­ seja voltada para o cliente;
II. ­ valorize a inovação e a criatividade;
III. ­ mantenha as crenças existentes;
IV. ­ promova o aprender a aprender;
V. ­ se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.
 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	I, II e III, apenas.
	B	I, II e IV, apenas.
	C	III, IV e V, apenas.
	D	I, II, III e V, apenas.
	E	I, II, IV e V, apenas.
Você acertou!
A proposta de redesenhar a empresa visando torná­la mais adaptada ao contexto de mudança exige que ela adote uma postura de ser voltada para o cliente, conhecendo­o mais, sentindo suas necessidades, gostos e tendências. Também precisará valorizar e se tornar hábil em fazer acontecer criatividade e inovação em seu ambiente. Precisará trabalhar seus colaboradores para que se tornem efetivos trabalhadores do conhecimento com uma postura de aprender a aprender, ou seja, que sejam curiosos, ciente da importância de se saber mais, com humildade para buscar essa evolução e dedicados para que possam buscar boas fontes de aprendizagem. A transformação demandará uma postura de recompensa pelas contribuições inovadoras e adaptativas. Daí a necessidade de uma política clara de remuneração