A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Apol 02

Pré-visualização | Página 2 de 2

baseada em produtividade e cumprimento de rotas. Assim sendo, dentre as cinco proposições a serem implementadas pela organização para que tenha uma cultura adequada a seus objetivos apenas a proposição 3 é falsa, pois pensar em se redesenhar para se adaptar sendo uma empresa que cultua a manutenção das crenças existentes, será um desserviço ao que está por ela almejado. A adaptabilidade está em boa parte na capacidade das pessoas e organizações de se desapegarem de crenças limitantes, aderindo a novas crenças que possam ser mais eficazes e adequadas. Portanto, a resposta certa é a letra “E”.
Para saber sobre como buscar oportunidades em um mundo em transformação veja Schneider (2012, p 66-69).
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Nos estudos sobre a Escola Comportamentalista ou Escola Behaviorista da Administração o foco são as pessoas, e os pesquisadores da época, deram ênfase ao comportamento e a interação do individuo dentro da empresa e o modo como eles se organizam para a produtividade. Um dos grandes personagens dessa época foi Douglas McGregor que classificou em sua teoria os trabalhadores em X e Y. Abaixo, seguem algumas informações sobre os pressupostos da das Teorias X e Y conforme o perfil do trabalhador.
 
Assinale a única alternativa correta 
Nota: 20.0
	A	
A teoria de McGregor insinua que as teorias são mutuamente inclusivas, ou seja, uma acontece juntamente com a outra dentro da organização nos diferentes setores e departamentos.
	B	
Em sua teoria, ele considera que só existe um único modelo capaz de funcionar em qualquer organização, o modelo X assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação.
	C	
Segundo sua teoria, há diferentes tipos de motivação que comprometem o desempenho do trabalhador e ele também questiona os diferentes pressupostos sobre a natureza humana e o que motiva as pessoas.
Você acertou!
A alternativa 1 está incorreta porque na verdade as teorias são mutuamente exclusivas, ou seja, uma não pode acontecer ao mesmo tempo da outra.
A alternativa 2 está incorreta porque o modelo X não é considerado o único modelo como visto, são duas teorias em questão, a X e a Y.
A alternativa 3 está correta porque apresenta exatamente o conceito proposto na teoria de Douglas McGregor (p. 8, aula 3).
A alternativa 4 está incorreta porque, foi encontrado dois estilos de liderança (gerencial e convencional) e não havia toda essa autonomia apresentada na questão.
A alternativa 5 está incorreta porque apresenta uma inversão de conceitos. A teoria X o indivíduo é motivado pelo menor esforço. Na teoria Y o indivíduo é motivado por um esforço ainda maior e acaba se envolvendo em decisões da organização. 
Conforme a Aula 3, Tema 2: abordagem comportamental, páginas 8-9.
	D	
A maior falha da teoria de McGregor foi que teve muita dificuldade em identificar os estilos de liderança, pois os funcionários tinham muita autonomia e em conseqüência não precisam ser liderados.
	E	
A maior contribuição da teoria é que as descobertas sugerem a Teoria X como sendo aquela em que o indivíduo é motivado pelo maior esforço enquanto na Teoria Y o indivíduo é motivado pelo menor esforço.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.