Buscar

Resumo Tecnologia de Sementes p2

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO: 
1) Quais os procedimentos necessários para a produção de sementes de alta qualidade, de acordo com o sistema de certificação de sementes encontrado em nosso país? 
Descreva sobre cada um deles. 
Resposta: 
.ROGUING ou purificação: Exclusiva para a produçào de sementes, visa eliminar todas as plantas contaminantes, onde as plantas deverão ser retiradas em seu todo (até a raiz), completamente eliminadas queimadas ou enterradas.
.ISOLAMENTO: utilizado também na produção de sementes com o objetivo de se evitar a contaminação de plantas de espécies e cultivares diferentes afim de se manter a pureza varietal; é colocado uma distancia física para separar 2 campos (2 metros).
.INSPEÇÕES: Para verificar o nível de tolerância de contaminantes e métodos de amostragem, onde todos os campos devem ser vistoriados com o objetivo de garantir a pureza e a qualidade das sementes produzidas.
- Certificadas - Tem que seguir as normas estabelecidas pelos padrões da nova constituição(MAPA) são feitas inspeções oficiais e de rotina pelo produtor e seus responsáveis técnicos. - Fiscalizadas - As inspeções e relatórios são de responsabilidade de um técnico, porém a inspeção oficial é feita por amostragem feita na fase pós emergência. 
2) Fale sobre os objetivos do beneficiamento:
Resposta:
Remoção completa das impurezas; 
Mínimo de perda nas sementes; 
Desperdício de mão de obra melhoria de qualidade do lote; 
Aquisição de sementes de qualidade. 
3) Como as sementes podem ser separadas das impurezas durante o beneficiamento?
Resposta:
Primeiramente começa no campo, retirando-se as daninhas e diferentes variedades com o objetivo de tse ter uma homogeneidad.
Depois são avaliadas e separadas por:
.TAMANHO:
- Peneira de largura – circular; Sementes grandes; 
Equipamento - Máquinas de Ventilação e Peneira.
- Espessura-oblonga; Sementes de gramíneas e forrageiras; 
Equipamento - M.V.P.
- Comprimento- larguras iguais. 
.PESO:
Separação de pesado e leve. Equipamento - Máquina de ventilação e peneira. 
.TEXTURA:
Separa tegumento rugoso e liso. Equipamento - Rolo de flanela. 
4) Descreva o que é considerado como uma planta anormal de monocotiledônea no teste de germinação: 
Resposta:
É considerada anormal quando faltar coleóptilo, sistema radicular proporcional e sem fase sadia. Faltando alguma estrutura é denominada anormal infeccionada (surgimento de fungos) ou deformada (sua estrutura e menos desenvolvida). 
5) Defina embalagens permeáveis, semi-permeáveis e impermeáveis utilizados para a comercialização e armazenamento das sementes ortodoxas, e quais as condições que cada uma deve ser utilizada?
Resposta:
.PERMEÁVEIS (Porosas): A umidade da semente varia de acordo com a umidade relativa, permitindo a passagem de água e gases, utilizadas em climas secos , com período de armazenamento de 6 meses. (Papel.) 
.SEMI-PERMEÁVEIS: Dificulta a passagem de água e gases (emb. plásticas) permitindo um aumento gradativo da umidade das sementes, utilizadas em ambientes não muito úmidos, e armazenamento não pode ser muito prolongado. 
.IMPERMEÁVEIS: Elimina a influência do ambiente externo na semente. 
A semente não sofre flutuações no seu teor de umidade ( 4 a 8 %) favorecendo a sua conservação. (Vidro.) 
Ortodoxa longo período de armazenamento (anos): 
Exemplos: 
Milho e arroz 20 anos. 
Soja e feijão 10 anos. 
Algodão e cebola 5 anos. 
Recalcitrante curto período de armazenamento (2 a 3 meses não suporta secagem):
Eemplos:
Cacau, café, palmito e frutíferas. 
6) Explique os procedimentos e técnicas envolvidas na produção de milho híbrido: 
Resposta: 
O milho híbrido não pode ser alto fecundado por isso deverá ser feito o despendoamento (corte masculino), terá q ser escolhido o cultivar, quem será o pai e a mãe.
O híbrido é o feminino. 
7) Relacione as medidas para evitar a contaminação genética e varietal na multiplicação de sementes: 
Resposta:
Escolher o terreno, analisar para ver se o solo está contaminado;
Troca de cultivar de ano em ano;
Isolamento distância de 10 metros entre culturas;
Época de semeadura é distinta, onde, quando uma tá florindo, a outra está sendo colhida; 
Barreira Vegetal, plantar outra cultura no meio das duas;
Bordadura, deixar 5 externa para grão e no meio (homogêneo) para sementes. 
8) Faça uma comparação entre o teste de germinação e do vigor de sementes:
Resposta:
.A Germinação deverá ser feito com 400 sementes (teste oficial), e leva em consideração o número (%) de plantas germinadas , classificando em normais e anormais. 
.O Vigor leva em consideração a qualidade fisiológica da semente, capacidade de resistir a fatores ambientais, capacidade de dar origem rapidamente a uma plântula no solo, vigor é igual ao aspecto. 
9) Na embalagem de semente de uma determinada espécie de forrageira está apresentado o valor cultural, descreva o que está sendo considerado: 
Resposta:
Esta sendo considerado a % de germinaçào, e a % de pureza / 100, ou seja a qualidade da semente. 
10) Em qual das fases de multiplicação das sementes deve se realizar um rigoroso controle para a preservação da identidade genética do cultivar e da qualidade das sementes?
Resposta:
Antes da polinização fazer os controles, para na época da colheita sua identidade genética ser preservada, tem que ser antes pois na época da polinização é que pode comprometer a identidade genética, vindo pólen de outro cultivar e também podendo contaminar. 
11) Descreva sobre o método oficial ou básico para determinar o teor d água das sementes:
Resposta:
Primeiro pesa-se a semente úmida, leva-se a estufa pesando novamente, PU – PS / 100. Geralmente as sementes deverão ter em torno de 10 a 12 % de umidade.
Outras Informações:
Classe não certificada:
· Semente não certificada de primeira geração - S1:
Material de reprodução vegetal, produzido fora do processo de certificação, resultante da reprodução de semente certificada de primeiras e segundas gerações, de semente básica ou de semente genética ou, ainda, de materiais sem origem genética comprovada, previamente avaliada, para as espécies previstas em normas específicas estabelecidas pelo MAPA (BRASIL, 2005).
· Semente não certificada de segunda geração - S2:
Material de reprodução vegetal, produzido fora do processo de certificação, resultante da reprodução de semente S1, semente certificada de primeiras e segundas gerações, de semente básica ou de semente genética ou, ainda, de materiais sem origem genética comprovada, previamente avaliada, para as espécies previstas em normas específicas estabelecidas pelo MAPA (BRASIL, 2005).
Outras sementes:
.Semente crioula:
Variedade desenvolvida, adaptada ou produzida por agricultores familiares, assentados da reforma agrária ou indígenas, com características fenotípicas bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades e que, a critério do MAPA, considerados também os descritores socioculturais e ambientais, não se caracterizem como substancialmente semelhantes às cultivares comerciais. 
De acordo com o Art.11o § 6o da Lei Nº. 10.711 de 05 de agosto de 2003, não é obrigatória a inscrição no Registro Nacional de Cultivares – RNC, de cultivar crioula, utilizada por agricultores familiares, assentados da reforma agrária ou indígenas (BRASIL, 2003)
Condutividade Elétrica (Ce):
Baseia-se no princípio de que, com o processo de deterioração, ocorre a lixiviação dos constituintes celulares das sementes embebidas em água devido à perda da integridade dos sistemas de membranas celulares. 
No teste de condutividade elétrica, a qualidade das sementes é avaliada indiretamente através da determinação da quantidade de lixiviados na solução de embebição das sementes.
Desse modo, baixa condutividade significa alta qualidade da semente, e alta condutividade sugere o menor vigor desta, ou seja, maior saída de lixiviados da semente. 
Os valores de CE estão associados ao estado fisiológico das sementes e aos níveisde germinação de cada espécie.

Continue navegando