Buscar

QUAIS GENES ESTÃO ENVOLVIDOS NA DIFERENCIAÇÃO DOS SEXOS E MECANISMOS DE INATIVAÇÃO DO CROMOSSOMO X

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quantos genes são necessários para desenvolver um homem e uma mulher?
R= Um passo essencial na diferenciação do sexo é a manutenção dos ductos de Müller no sexo feminino e a sua regressão no sexo masculino. Nos testículos, as proteínas WT1 e SF1 ligam-se cooperativamente ao promotor do gene AMH e ativam sua transcrição. Nos ovários, a proteína DAX-1 liga-se a SF1, inibindo a trans-ativação mediada por WT1/SF1 e suprimindo a indução da expressão do hormônio anti-Mülleriano. Nas células de Leydig, SF1 regula a expressão de enzimas envolvidas na biossíntese de esteróides e a testosterona pode ser convertida em um andrógeno mais potente, a diidrotestosterona, por meio da enzima 5a-redutase tipo 2. Para desempenharem suas funções fisiológicas, ambos os hormônios ligam-se aos receptores de andrógenos nas células-alvo, conduzindo à diferenciação dos ductos de Wollf e dos genitais externos no sexo masculino.
Referência:
MELLO, Maricilda Palandi de; ASSUMPÇÃO, Juliana de G; HACKEL, Christine. Genes envolvidos na determinação e diferenciação do sexo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, [s.l.], v. 49, n. 1, p.14-25, fev. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302005000100004.
Quais mecanismos/processos estão envolvidos na inativação do cromossomo X?
R= A iniciação do processo de inativação do cromossomo X é dependente de um locus denominado centro de inativação do cromossomo X (XIC). O evento inicial que ocorre no XIC é a transcrição do gene XIST (X Inactivation-Specific Transcript), com o acúmulo de seu RNA sobre o cromossomo X a ser inativado. O XIC, que transcreve o RNA do gene XIST, é responsável por desencadear o silenciamento ao agir em cis, ou seja, no mesmo cromossomo.
Outro gene importante nesse processo é o TSIX. Um excesso de transcrição de TSIX inibe o acúmulo de RNA XIST, mas não afeta a escolha do cromossomo X a ser inativado. A transcrição do TSIX é regulada pelo gene XITE, localizado no locus XCE (elemento controlador de X) abaixo ao TSIX. O gene XITE é um dos responsáveis pela inativação do cromossomo X pelo fato de sua transcrição promover a transcrição do TSIX em cis.
As histonas são proteínas estruturais fundamentais que estão relacionadas ao silenciamento da cromatina, desempenhando um papel importante na inativação do cromossomo X durante o desenvolvimento embrionário inicial. A cobertura do cromossomo X a ser inativado pelo RNA XIST é seguida pelo acúmulo de um complexo de proteínas denominado Eed-Ezh2 e metilação da lisina 27 da histona H3.
A hipermetilação do DNA é observada na região promotora do gene 
XIST do cromossomo X ativo, mas não é observada no cromossomo X inativo, e em genes que escapam do processo de inativação, no X inativo. A metilação é um evento tardio no processo de inativação do cromossomo X e parece estar envolvida na manutenção do estado inativo mais do que na iniciação do processo. A metilação é de suma importância para manter o X inativo, pois este pode ser reativado após o tratamento com agentes desmetilantes, conjuntamente com alterações de alguns fatores relacionados à estabilidade do cromossomo X inativo.
Referência: 
FERREIRA, A.r.; FRANCO, M.m.. Inativação do cromossomo X em mamíferos. Revista Brasileira de Reprodução Animal, Belo Horizonte, v. 35, n. 3, p.341-346, 21 set. 2011. Disponível em: <http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/v35n3/pag341-346.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018.

Continue navegando