Buscar

Por que o Reiki aumenta o bem

Prévia do material em texto

Por que o Reiki aumenta o bem-estar e harmonia na sua vida?
Se você gosta pelo menos um pouco de métodos de cura e saúde alternativos, provavelmente já ouviu falar que o Reiki aumenta o bem-estar e contribui para uma vida mais saudável. Porém ainda existem muitas dúvidas sobre o que é e o que não é essa prática.
Nosso objetivo neste artigo é que você entenda como o Reiki pode te ajudar. Queremos desvendar alguns segredos por trás dessa prática que já é reconhecida como benéfica no meio científico.
O que é o Reiki?
O Reiki é uma prática de energização através da impostação das mãos, contribuindo para a harmonização do estado emocional, mental e espiritual. Consequentemente, essa terapia holística favorece a cura a nível físico mediante aceitação e continuidade da prática por parte do paciente.
O Reiki por si só não necessariamente vai promover a cura do paciente. Por se tratar de uma energia sutil que é captada pelo terapeuta e transmitida para o paciente, qualquer estado mental negativista pode atrapalhar o sucesso da prática. Lembre-se que o Reiki não promove a cura de forma absoluta, mas desenvolve um estado de harmonia energética que propicia a saúde.
“Rei” é a energia universal e “Ki” é a energia vital. Ou seja: o terapeuta capta a energia universal e a direciona para harmonizar a energia vital de seres humanos, animais e até mesmo plantas.
Quem pode aplicar o Reiki?
A principal vertente do Reiki foi desenvolvida pelo japonês Mikao Usui no século XIX. Mais do que um processo rígido e fechado, o Reiki vem sido estudado e praticado por pessoas de todo mundo e cresce o número de terapeutas aptos a aplicar o Reiki.
Entretanto é de extrema importância que você conheça o seu terapeuta e converse com ele antes de realizar a prática. Por se tratar de uma energia sutil, o terapeuta deve ser imparcial e tomar cuidado com afirmações mentais que, a nível inconsciente, podem ser transmitidas para o paciente.
Somente pessoas certificadas por um mestre Reikiano podem se tornar terapeutas. O curso exige prática e estudos, além da auto-aplicação para desenvolver a sensibilidade e autoconhecimento.
Como é a sessão de Reiki?
Com duração de 15 minutos até uma hora, a sessão de Reiki é feita em um ambiente silencioso e higiênico, com um ou mais terapeutas reikianos. Os terapeuras farão a impostação das mãos podendo ou não encostá-las no corpo do paciente e trabalharam em cima dos principais Chakras.
Os meridianos energéticos do corpo, conhecidos pelo nome de Chakras, são vórtices de energias de diversas vibrações. Quando alinhados, propiciam a paz, tranquilidade e saúde. Quando estão desalinhados, podem contribuir para doenças e indisposições de todos os níveis.
As sessões de Reiki podem ser dedicadas a uma cura específica, como gastrite, mas nunca somente com a finalidade paliativa. O bom terapeuta reikiano vai sugerir uma terapia a nível mental e emocional para descobrir a causa, tratando a doença como um todo. É por isso que o Reiki é conhecido como uma terapia holística: “holos” significa composto, inteiro, todo, em grego.
O Reiki aumenta o bem-estar?
Sim. O Reiki é uma terapia muito difundida por suas diversas aplicações e por contribuir para o bem-estar não só do paciente, como terapeuta! O trabalho de união da energia universal junto à energia vital contribuem para um realinhamento dos Chakras e trazem estabilidade emocional e mental.
Já sabemos que a doença é somatizada, ou seja, é oriunda de um processo de estresse, ansiedade, tristeza, raiva ou qualquer emoção que contrarie o propósito máximo do ser humano: a felicidade. O Reiki vai tratar da causa da doença ou desarmonia, a fim de promover a paz e tranquilidade.
O Reiki deve ser uma prática recorrente, com constância e frequência de sessões. O Lux Adamantis reuniu os melhores e mais preparados terapeutas para te ajudar a buscar o equilíbrio necessário para uma vida mais leve. Nosso projeto social possibilita sessões de Reiki por R$15,00 em nosso espaço no Mangabeiras. Entre em contato conosco e agende sua sessão pelo telefone/whastapp 031 99279-1671.
5 maneiras de diminuir a ansiedade no dia a dia
Ansiedade é um estado que está associado à apreensão, ao medo, à inquietação e ao sofrimento. Muitas vezes, esse estado ocorre porque a pessoa sofre antecipadamente com fatos que ainda acontecerão e se preocupa excessivamente. A ansiedade é considerada um distúrbio que afeta o equilíbrio emocional e mental, já que traz estados de angústia, tristeza, sensação de sufocamento e, ainda, desencadeia estresse físico e/ou mental.
Atualmente, a ansiedade é considerada o “mal do século” e acomete seriamente o estado de saúde de pessoas de todo o mundo. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. O Brasil já é o segundo país do mundo com maiores índices do distúrbio. Uma em cada quatro pessoas no mundo já sofreu de ansiedade pelo menos alguma vez na vida, segundo dados da Associação Mundial de Psiquiatria.
A presidente da Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta), Michelle Vieira, explica que “a ansiedade é a percepção de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento; é um mecanismo de proteção e de defesa do organismo. O que irá caracterizar os transtornos é a presença de um nível de ansiedade capaz de gerar prejuízos em alguma esfera da vida da pessoa”.
Para evitar que a ansiedade passe de um estado natural e vire um distúrbio ou mesmo para evitar que o distúrbio já existente se agrave, existem hábitos que podem ser adotados para ajudar a diminuir a ansiedade no dia a dia. Neste artigo vamos apresentar 5 maneiras de diminuir a ansiedade no dia a dia! Acompanhe com a gente!
Expansão da Consciência: uma nova forma de ser e de viver
Consciência é sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender alguns aspectos ou mesmo a totalidade de seu mundo interior. Ao expandir a consciência, a pessoa tem condição de se autoconhecer e de compreender melhor seus sentimentos e emoções.
A idealizadora e mentora espiritual do Instituto Luz Diamante, Laura Baeta, diz que: “quando você está consciente o tempo inteiro, você deixa de estar fora e fica em você! Fica íntegro, com a sabedoria de todo o seu potencial!”. Assim, quanto mais consciente, mais a pessoa passa a se concentrar no momento do agora e para de se preocupar com o futuro ou mesmo de reviver internamente momentos passados.
O processo de expansão da consciência alivia a ansiedade e ajuda o Ser a se descobrir. Para expandir a consciência, existem várias técnicas que podem ser feitas, e a meditação é um exemplo. Laura Baeta conduz trabalhos individuais, em consultórioe em grupo, como workshops, com esse objetivo.
Meditação: alívio para a mente, equilíbrio para o corpo e para as emoções
A meditação pode ser compreendida como “intensa concentração da mente, voltada ao centro, ao meio (meditar vem de meio); pensar com grande concentração de espírito, exercício espiritual que prepara para a contemplação.”
Portanto, a meditação consiste em aprender a controlar e tranquilizar a mente, ou seja, em “ditar” uma ação à mente.
A partir desse aprendizado é possível incluir mais paz, tranquilidade e bons pensamentos e, dessa maneira, naturalmente a ansiedade começa a ser tratada, controlada e evitada. Apenas 3 a 5 minutos diários fazem toda a diferença!
Mindfulness: foco no aqui e no agora
O Mindfulness é uma prática originária do Budismo e data de mais de 3.000 mil anos. A palavra, ao ser traduzida, pode ter alguns significados: atenção plena, mente aberta, consciência total. A prática do Mindfulness consiste numa série de exercícios meditativos e psicoeducativos que têm a intenção de ajudar a pessoa a se atentar conscientemente na experiência do momento presente.
Ao manter o foco no momento do agora, a mente passa a ter maior capacidade de concentração e tranquilidade. Os pensamentos são menos compulsivos e, a mente, menos agitada. Consequentemente, reduz-se oestado de ansiedade. Uma prática de apenas 3 minutos no dia já pode trazer inúmeros benefícios.
Aromaterapia: cheiros que acalmam
A Aromaterapia é uma ciência que estuda o efeito terapêutico dos óleos essenciais no organismo. Os óleos essenciais são conjuntos de constituintes químicos produzidos pelo metabolismo da planta aromática da qual ele foi retirado. Um óleo essencial pode ter até 450 constituintes químicos terapeuticamente eficazes.
Entre os efeitos, existem óleos que atuam como ansiolíticos, ou seja, reduzindo a ansiedade. O óleo essencial de lavanda é famoso por seu grande potencial ansiolítico.
Duas grandes pesquisas na Alemanha com mais de 800 pessoas comprovaram isso. O Cientista Siegfried Kasper ministrou o óleo essencial de Lavanda Francesa durante 10 semanas para pessoas com ansiedade crônica. Metade dos voluntários utilizaram 4 gotas do óleo essencial de lavanda por dia durante 10 semanas. O outro grupo usou Lorazepam (medicamento)! E, adivinha? O grupo que utilizou a aromaterapia teve um resultado tão eficaz quanto o outro, mas sem os efeitos colaterais de letargia (estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo) e sonolência. Muito bom, não é mesmo?
Para aproveitar todo o potencial do óleo essencial de Lavanda, veja algumas dicas de uso:
Pingar 1 a 3 gotas do óleo essencial de Lavanda na palma das mãos e respirar profundamente durante alguns minutos;
Pingar 5 a 15 gotas nos difusores elétricos;
Pingar 3 a 5 gotas nos difusores pessoais (colares aromáticos).
O uso dos aromas é fácil e prático e pode ser feito diariamente.
Yoga: alinhando corpo e mente
Yoga é uma palavra em sânscrito: “yuj”significa “unir ou integrar”. A prática serve para ajudar a integrar “corpo e mente” com grande harmonia. Para promover essa integração, a prática conta com três pilares:
Técnicas de respiração, chamada de pranayamas;
Posturas corporais, conhecidas como ásanas;
Meditação: técnica de interiorização e autoconhecimento.
A prática de Yoga ajuda a prevenir distúrbios psicológicos, pois torna a mente mais calma e diminui a incidência de pensamentos negativos. Com o controle da mente e o autoconhecimento, é possível prevenir distúrbios como ansiedade e, ainda, é possível reduzir tensões que possam ter acumulado no corpo devido à ansiedade. Os benefícios da yoga podem ser conquistados com práticas semanais, com frequência de uma a duas vezes por semana.
A ansiedade é um distúrbio sério que acomete milhões de pessoas no mundo. Essa alta incidência está relacionada a um estilo de vida agitado, ao excesso de pressão no trabalho, ao excesso de preocupações e de um desalinhamento entre pensamento, sentimento e emoção. Existem várias formas naturais que são eficazes para o controle da ansiedade.
Aqui no Instituto Luz Diamante, em Belo Horizonte, oferecemos essas e muitas outras técnicas para ajudar você a vencer a ansiedade!
E aí, já escolheu o que vai praticar? Tem dúvidas ou deseja compartilhar sua experiência com a gente? Então, escreva nos comentários!
Entenda a importância da meditação para o dia a dia
Tem muita gente que acha que meditação é coisa para monges ou pessoas muitíssimo espiritualizadas e que vivem em locais isolados, calmos e tranquilos. Na verdade, não tem nada disso. Meditação é uma técnica muito bem-vinda para a vida de qualquer pessoa que queira se desligar um pouco da correria do cotidiano e do estado de “piloto automático” em que vive a mente. É muito provável que você se pegue em algum momento do dia completamente disperso, distraído e pensando em uma coisa atrás da outra.
Muita gente não sabe, mas essa agitação mental constante provoca estresse, ansiedade e, dependo do estado emocional, pode levar a estados de depressão. A meditação, além de ajudar na prevenção e no tratamento dessas doenças, pode trazer grandes benefícios para quem a pratica. Então, que tal entender melhor a importância da meditação para o dia a dia? Acompanhe com a gente!
Diminui estresse, raiva e irritação
O estresse é um problema que pode atrapalhar muito a nossa vida. Afinal, ele promove estados de raiva e irritação que prejudicam os relacionamentos, a vida profissional e a saúde. No aspecto fisiológico, o estresse está relacionado a um aumento da produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina.
Essa alteração na produção hormonal foi observada por pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia. Antes e depois de um grupo de voluntários meditar, os pesquisadores analisaram o nível dos hormônios adrenalina, cortisol e endorfinas. O que ficou comprovado é que há uma redução dos hormônios do estresse com a meditação. Os níveis de cortisol chegaram a baixar 67% num estudo feito com enfermeiras que sofriam de estresse pós-traumática e passaram a meditar.
Ajuda a ficar mais presente, menos disperso e mais concentrado
Atualmente, é cada vez mais comum ouvir falar em crianças e, até mesmo, adultos que sofrem de déficit de atenção. Cresce cada vez mais a quantidade de pessoas que fazem uso de medicamentos para promover foco e concentração. A meditação, comprovadamente, pode ser uma maneira simples, prática e eficiente para melhorar a concentração. Pesquisadores de Harvard, Yale e MIT, utilizaram scanners de cérebro e verificaram que as áreas do cérebro responsáveis pela memória e pela atenção chegam a ficar mais densas quando se medita.
Além disso, é comum que a agitação mental constante provoque angústia e estresse. Como a meditação ajuda na concentração e no alcance do equilíbrio , o cotidiano fica mais tranquilo e menos sofrido. É possível que sair do estado de piloto automático e ficar mais conectado ao momento presente.
Equilibra as emoções: trata e previne a depressão e a ansiedade
Um dos benefícios mais associados à prática de meditação é a redução da ansiedade, um distúrbio que atrapalha o cotidiano de muitas pessoas e que traz grande sofrimento. Pesquisas demonstram a meditação reduz a atividade da amígdala, região do cérebro responsável por regular as emoções. Assim, o nível de ansiedade, nos estudos, chegou a cair 39% entre os participantes.  
Outra prova de que a meditação controla as emoções foi que a Universidade da Califórnia conseguiu reduzir os casos de depressão entre 20 idosos com um simples programa de oito semanas de relaxamento, meia hora por dia. Outro estudo aprofundou mais as análises, e percebeu que a densidade dos axônios de pessoas que começaram a meditar era maior, promovendo mais capacidade de realizar conexões cerebrais. Afinal, quanto maior essa densidade, menor a probabilidade de incidência de distúrbios psicológicos.
O psicólogo Michael Posner e o neurocientista e professor da Universidade de Tecnologia do Texas Yi-Yuan Tang disse que: “a quantidade de conexões cerebrais está diretamente relacionada à saúde mental. Nesse sentido, podemos afirmar que a meditação é um exercício para a mente, excelente para deixá-la mais musculosa e prevenir doenças”.
Relaxa e melhora a qualidade do sono
A meditação ajuda a atingir níveis de atividade elétrica cerebrais mais baixas, em ondas alfa, teta e, meditadores experientes, atingem até a onda delta. Isso ajuda a induzir o estado de calma e relaxamento. Se praticada durante o dia ou mesmo antes de dormir, a meditação pode induzir o sono, reduzindo quadros de insônia.
Um estudo realizado em 2008 pelo Northwestern Memorial Hospital de Illinois reuniu cinco pessoas, com 25 a 45 anos que estavam sofrendo de insônia crônica. Os participantes praticaram a meditação durante dois meses. Depois desse tempo, passaram a dormir duas horas a mais por dia e alcançaram níveis de sono REM mais próximos do considerado saudável. Dormir melhor permite que no dia a dia tenhamos mais ânimo e deposição para diversas atividades.
Enfim, melhora e modifica o corpo, a energia e a mente
O tempo de meditação influencia as mudanças que ocorrem a nível físico, mental e energético. Veja a seguir:
3 a 7 minutos de meditação afetam o campo eletromagnético, a circulação e a estabilidadedo sangue;
11 minutos de meditação começam a modificar o sistema nervoso e o sistema glandular, especificamente a glândula pituitária;
22 minutos de meditação equilibram as três mentes (positiva, negativa e neutra) e elas começam a colaborar conjuntamente;
31 minutos de meditação permitem que as glândulas, a respiração e a concentração afetem todas as células e ritmos do corpo. Deixa a psique da meditação afetar os 3 Gunas, os Tattvas, e todas as camadas das projeções da mente. Após este tempo, toda sua mente e todos os elementos internos do corpo são afetados;
62 minutos de meditação modificam a matéria cinzenta do cérebro. Os subconscientes ‘mente de sombra’ e a projeção exterior serão integrados;
2 horas e meia de meditação mantêm as mudanças da mente durante todo o dia.
É importante treinar para colher os benefícios
Se você começar a correr num dia, é provável que não vencerá uma maratona no dia seguinte. Se você quiser vencer ou mesmo estar apto a competir, deve treinar bastante, certo? Com a meditação, acontece o mesmo. Para colher os benefícios, você precisará praticar pelo menos um pouco a cada dia. Como vimos, a partir de 3 minutos, já são sentidos os benefícios e, quanto mais tempo, maiores são os benefícios. Contudo, pode-se começar aos poucos.
E aí, já animou começar a meditar? Que tal meditar com a gente aqui no Luz Diamante? Temos meditações gratuitas e abertas ao público toda quinta. Vem meditar com a gente!
Já medita? Então nos conte um pouco da sua experiência aí nos comentários! 
agosto 9th, 2016|0 Comments
Indique esse conteúdo para mais pessoas.
FacebookTwitterLinkedinGoogle+TumblrPinterestEmail
Postagens Relacionadas
Gallery
Todos os caminhos levam ao mesmo lugar
Entenda a importância do autoconhecimento!
O que é Terapia Holística e como funciona?
5 maneiras de diminuir a ansiedade no dia a dia
O que é o chakra básico e pra que ele serve?
R. Américo Werneck 245
Mangabeiras - CEP: 30210-370
Belo Horizonte / MG - Brasil
Entenda a importância do autoconhecimento!
O mundo, o mercado de trabalho e o cotidiano estimulam que tenhamos cada vez mais conhecimento. Passamos a infância e a adolescência na escola, a juventude, na faculdade, em cursos técnicos e extracurriculares, e alguns partem, ainda, para as pós-graduações. Consumimos informações e aprendemos o tempo todo por meio de , livros, televisão e pela internet.
O conhecimento anda cada vez mais requisitado e acessível. Contudo, há um conhecimento que fica, por vezes, esquecido: o autoconhecimento! Se eu te perguntar agora: Quem é você? O que você veio fazer neste mundo? Qual é a sua missão? Por que você existe? Você teria respostas realmente sinceras, vindas do coração, preenchidas de certeza? É provável que você esteja pensando nas respostas, é provável que, até mesmo, você nem saiba algumas ou uma só.
Contudo, não se preocupe, a sociedade ocidental não foi acostumada a desenvolver a sabedoria interna, a praticar o autoconhecimento. No Oriente, desde os tempos remotos, as pessoas praticam técnicas para se autoconhecerem. Quer entender a importância do autoconhecimento? Então, acompanhe com a gente neste artigo!
O autoconhecimento desperta o autoamor
Quando você pratica o autoconhecimento, passa a se compreender mais,a entender o que está sentindo, como reage às situações e porquê, descobre  os seus defeitos e as suas qualidades. Com a prática, passa a se aceitar, a se julgar menos e, o principal: a se amar mais, muito mais!
No início, conhecer-se pode ser desafiante. É comum que você encontre, no seu interior, características, defeitos, culpas, medos e outras situações que você pode não querer ver. Com o tempo, tudo isso se torna mais aceitável e você compreende que faz parte de você. Com o autoamor, a paciência e  muito carinho, você consegue aceitar-se e, até mesmo, modificar aquilo que realmente o incomoda.
Traz paz e equilíbrio para a vida
Com o autoamor e a autoaceitação, a paz e o equilíbrio tornam-se frequentes. Além disso, o autoconhecimento nos ajuda a vigiar e compreender os nossos pensamentos, sentimentos e as emoções. Assim, com técnicas como a meditação, a yoga ou, mesmo, técnicas de respiração, é possível acalmar a mente, transmutar sentimentos negativos e buscar emoções positivas..
Nos conecta a nossa verdadeira essência, expandindo a consciência  
As perguntas que fizemos na introdução podem ser bem complexas e, até, incomodas, não é mesmo? É comum que, quando nos é perguntado “quem é você? ”, de imediato, a gente responda o nosso nome, a profissão, a filiação e as nossas características físicas. Contudo, o autoconhecimento expande a consciência e nos mostra que há algo além do corpo físico,  das aparências,  dos conhecimentos comuns.
Aprendemos que somos um aglomerado de energia, que temos chakras, aura e uma essência oura (quê isso?), perfeita e divina. Aprendemos que somos uma alma, habitando um corpo e vivendo uma séria de experiências numa vida terrena.  A partir daí, há um chamado interno, um chamado da alma para mais autoconhecimento e conexão.
Como faço para me autoconhecer?
Pratique a meditação ou yoga. Busque técnicas que possam te ajudar a se conhecer  de maneira completa, integral, ou seja, holística. Pare algum momento do seu dia, feche os olhos, preste atenção na sua respiração e fique ali, com você!
Quer meditar, ter uma vivência holística e expandir a consciência? Então conheça o Luz Diamante,  um espaço criado para ajudar você a se autoconhecer e a se conectar a sua essência mais verdadeira! Experimente o atendimento de Despertar da Consciência e o trabalho do Chamando da Alma! Esses serão grandes passos rumo ao seu autoconhecimento. Temos, também, meditação gratuita e aberta ao público todas as quintas! Vem meditar com a gente!
 
agosto 9th, 2016|0 Comments
Indique esse conteúdo para mais pessoas.
FacebookTwitterLinkedinGoogle+TumblrPinterestEmail
Postagens Relacionadas
Conheça 5 incríveis benefícios do Reiki
Conheça o Lux Adamantis Abre suas portas: um evento feito para você!
Gallery
Todos os caminhos levam ao mesmo lugar
Entenda a importância da meditação para o dia a dia
O que é Terapia Holística e como funciona?

Continue navegando