Buscar

Ética na Saúde e Pesquisa

Prévia do material em texto

A ética ao profissional de saúde pode ser entendida como um dos princípios que orientam o comportamento dos indivíduos, incluindo seus valores e sua moral. Na área de saúde, ela pode ser entendida como um conjunto de regras, conhecer e aplica ética na saúde é fundamental, respeitando as necessidades individuais e conquistar a confiança e respeito do paciente de forma gradual e natural. Todas as profissões na área de saúde têm associações especificas para regular a prática, e defender os direitos dos profissionais. Por isso, é muito importante respeitar essas normas, bem como as regras internas.
Na pesquisa cientifica a ética é dirigida por normas e resoluções que visam proteger os direitos dos participantes, bem como garantir que a pesquisa seja realizada de forma responsável e transparente, sendo de extrema importância que os profissionais que a façam estejam apitos e tenham todos os requisitos necessários, visando zelar pelo bem estar do paciente e dos próprios profissionais da área da saúde. 
Durante muitos anos a medicina foi exercida de forma autoritária, onde não existia autonomia do paciente. Mas, após o Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinque, o governo norte-americano nomeou o Relatório de Belmont com os princípios e as diretrizes éticas para proteção de pacientes humanos, com isso, as pesquisas relacionadas a seres humanos precisam atender todas as exigências éticas e cientificas, respeitando os voluntários, assegurando sua vontade própria em permanecer ou não na pesquisa. Resolução número 196/96. Não deixando esquecer os traumas que tais feitos deixaram em pessoas que não souberam ou até mesmo não tiveram a opção de evitar.
A pesquisa cientifica é uma atividade importante na sociedade e representada por profissionais dedicados a essa ocupação, já que somos surpreendidos com novas descobertas quase que diariamente, algumas trazendo esperança e ou solução para problemas. Cada profissão tem seu próprio Código de Ética, no entanto honestidade e respeito se aplicam a todas elas. Outro fator importante é a qualidade nos serviços prestados. É preciso ter compromisso com a excelência, aprimoramento de conhecimentos, como na utilização de tecnologia nos métodos seguros de diagnostico e tratamento. 
Por fim, a ética é essencial para manter a confiança e o respeito da sociedade pelos profissionais da saúde. A ética e a moralidade contribuem para o fortalecimento da profissão e garantia de um sistema justo e eficaz. Bem como na construção de todos como sociedade.

Continue navegando