Buscar

AV - Educação e Economia Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
 
Avaliação: EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
Tipo de Avaliação: AV
Professor:
BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 3,0        Nota de Partic.: 1        Data: 19/11/2014 
 1a Questão (Ref.: 201202640145)
Pontos: 0,0  / 1,5
A Revolução Industrial foi decisiva para que o modo de produção capitalista se tornasse predominante. Com a Revolução Industrial, a burguesia torna-se a classe dominante do ponto de vista econômico, mas sua posição política era limitada. A burguesia, que já se destacava na esfera econômica, passa então a lutar pela conquista de uma estrutura política - o Estado Moderno - que viabilizasse a expansão de suas conquistas econômicas. Nesse processo de construção da nova ordem burguesa, foi fundamental para a burguesia se tornar uma classe hegemônica, isto é, foi fundamental que suas idéias, valores de classe, etc fossem aceitos consensualmente pela sociedade como um todo. Que idéias foram fundamentais para a construção dessa nova ordem política?
Resposta: Idéia de lucro... Vida plena... Riqueza... Poder... Pregou-se a importância de se trabalhar nos centros urbanos, mais precisamente nas grandes indústrias, ludibriando o proletariado que se expunha a exercer multifunções no processo de produção de um produto, sem chances de, a priori, se qualificarem profissionalmente, entenderem a finalidade daquilo que ficavam fazendo por tantas horas, e acreditarem que as escolas pújblicas que tinham, era de qualidade.
Gabarito: A burguesia vinha representando um papel fundamental na economia dos Estados Modernos, absolutistas, mas a ideologia das classes dominantes predominava e a burguesia agiu por muito tempo de acordo com a ideologia do Antigo Regime. Com o movimento iluminista, o Antigo Regime passa a ser contestado e uma nova ordem política e ideológica passa a ser gestada. As idéias iluministas constituem os fundamentos ideológicos que favorecem a direção do movimento revolucionário pela burguesia. O Iluminismo foi um movimento intelectual, sobretudo francês, cujos principais pensadores foram: Locke, Montesquieu, Voltaire e Rousseau. Os temas básicos do Iluminismo são: liberdade, progresso e o homem. A burguesia encontra nessa ideologia o fundamento para assumir a direção do movimento revolucionário e realizar a conquista do poder político. Trata-se das idéias e do pensamento liberal, do liberalismo. ¿A burguesia elabora uma doutrina universalista no momento em que toma consciência de sua originalidade social¿.
 2a Questão (Ref.: 201202640147)
Pontos: 0,5  / 1,5
Para Marx: a educação politécnica combina trabalho produtivo pago, com educação intelectual e exercícios corporais. Para o autor, "[...] a formação politécnica elevará a classe operária acima dos níveis das classes burguesa e aristocrática" (Marx, 1983, p.60). A formação politécnica é vista como uma formação capaz de elevar as classes trabalhadoras a um patamar superior de compreensão de sua própria condição social e histórica. Com base neste trecho de Marx, conceitue politecnia e apresente o objetivo político desta proposta.
Resposta: Politécnica é também mais uma forma de livrar os indivíduos da mais valia, pois leva conhecimento aos homens, fazendo com que esses entendam que o valor que recebem por sua mão de obra, é significativamente superior ao que ela realmente vale. Um dos objetivos políticos dessa proposta, é provar que conhecimentos tecnologicos, por exemplo, é uma porta aberta para a liberdade no sentido da não escravização do trabalho do homem.
Gabarito: Para Marx, a politecnia era uma forma de confrontar a formação unilateral e os malefícios da divisão do trabalho capitalista. Ela representava a reunião de diversos aspectos que, uma vez associados, significariam uma formação mais elevada dos filhos dos trabalhadores em relação às demais classes sociais. Assim, a experiência do trabalho (em atividades diversas), associada aos estudos dos fundamentos teóricos do trabalho e à formação escolar, e ainda aos exercícios físicos e militares, representariam um salto na formação dos trabalhadores, pois iriam trazer fortes elementos contrários à empobrecedora formação decorrente das condições de trabalho capitalistas. A politecnia é proposta para se realizar no presente da opressão. A politecnia não almeja alcançar a formação plena do homem livre, mas a formação técnica e política, prática e teórica dos trabalhadores no sentido de elevá-los na busca da sua autotransformação em classe-para-si. Portanto, a politecnia não tem como condição para sua realização a ruptura ou superação das determinações históricas da sociedade capitalista.
 3a Questão (Ref.: 201202603820)
Pontos: 0,5  / 0,5
Assinale a opção que apresenta uma característica da formação econômica asiática:
 ser cidadão é condição para ser proprietário
a propriedade da terra toma forma de feudos
 os déspotas centralizam o poder decisório sobre a sua comunidade
a base de sustentação da economia é o servo
os serviços manuais são realizados pelos escravos e estrangeiros, cabendo aos cidadãos os deveres políticos e filosóficos
 4a Questão (Ref.: 201202621676)Pontos: 0,5  / 0,5 
Apesar de muitas vezes o liberalismo ser confundido com a democracia, não podemos deixar de entender que, na época em que essa doutrina foi posta em prática a democracia não era uma realidade. O liberalismo enquanto uma teoria política e econômica prega a liberdade, a divisão dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - o Estado de direito regido por uma constituição. Além disse, o liberalismo econômico clássico preconiza:
 A autorregulamentação das relações de trabalho e o incentivo à criação de organizações não-governamentais.
A autorregulamentação da indústria nascente e a defesa do setor de serviços.
 A autorregulamentação do mercado, sem a intervenção estatal, e a defesa da propriedade privada.
A autorregulamentação do comércio e a privatização das empresas estatais.
A autorregulamentação do mercado, sem a intervenção do estado, e a defesa da esfera pública não-estatal.
 5a Questão (Ref.: 201202951079) Pontos: 0,5  / 0,5 
A crise de 1929, ao contrário das anteriores, foi profunda e abrangente, atingindo grande parte do mundo capitalista, causando uma ociosidade produtiva e desemprego generalizado. Para termos uma noção, o montante perdido nos Estados Unidos era próximo a US$ 40 bilhões, um em cada quatro americanos perdeu o emprego até 1930. No país, a construção civil caiu 95%, nove milhões de contas de poupança foram perdidas e 85.000 empresas faliram. Para Keynes, a saída para a estagnação da economia e da crise, somente poderia ser feito por meio de que ação?
 através dos bancos privados que receberiam recursos com taxas de juros muito baixas, desde que gerassem emprego na população mais pobre.
 por meio da mobilização dos empresários, que com o apoio do estado ficariam estimulados a usarem as suas poupanças para gerar mais emprego e renda.
 dos setores privados mais capitalizados, que poderiam receber fortes concessões do estado para assumirem as funções que seriam do próprio estado, mas que não se mostraram competentes.
 de maior concessão de crédito para o setor privado se levantar e investir mais.
 da intervenção estatal, pois caberia ao Estado intervir e garantir investimentos que possibilitem um novo caminhar econômico.
 6a Questão (Ref.: 201202487170) Pontos: 0,5  / 0,5 
No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo colbertista e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor...
 comercial.
industrial.
extrativista.
financeiro.
 agrícola. 
 7a Questão (Ref.: 201202490979) Pontos: 0,5  / 0,5 
Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizavade fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho. (Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250). A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de
 Mais-Valia Relativa.
Acumulação Primitiva.
Trabalho Abstrato.
Trabalho Complexo.
Mais-Valia Absoluta. 
 8a Questão (Ref.: 201202621694) Pontos: 0,0  / 0,5 
O período que a teoria do capital humano encontra embasamento e é difundida tem como característica a forte intervenção estatal, é o momento estudado do Estado do Bem-Estar Social. Sabe-se que o capitalismo está sempre se modificando para se manter e, como consequência de toda essa mudança, a estrutura montada para dar suporte ao desenvolvimento do capital também se transforma, com isso as ideias e as teorias também sofrem mutações. Ao ser elaborada, a teoria do Capital Humano fazia a defesa da seguinte noção:
 O aumento da escolarização dos trabalhadores aprofundaria a sua especialização, aprofundando a divisão internacional do trabalho.
O incremento da produtividade decorrente da maior capacitação levaria a que o trabalhador aumentasse sua participação nos lucros da empresa.
A ampliação dos processos educativos tornaria os interesses dos trabalhadores mais afinados com as demandas do grande capital financeiro.
 O incremento da produtividade no trabalho decorrente do aumento da capacitação do trabalhador levaria a que o indivíduo tivesse um aumento de renda.
O incremento da escolarização dos trabalhadores, tornaria os trabalhadores mais valorizados, levando os sindicatos patronais a pressionarem o governo para reduzir benefícios sociais.
 9a Questão (Ref.: 201202621699) Pontos: 0,0  / 1,0 
Segundo os ideólogos da Neo-teoria do Capital Humano, a escola deve se adequar às normas do mercado, para atender às novas demandas da sociedade. Nesse sentido, sob esta ótica, a educação escolar deve: (marque a alternativa CORRETA)
 ser gerenciada como se fosse uma empresa, capaz de captar e gerir seu próprio capital.
ser vista como um modelo de negócio que deve se financiada pelas ONGs.
ser um serviço público para formar para a cidadania, sem se preocupar com as necessidades do mercado.
 ser gerenciada como uma instituição do Terceiro Setor, cabendo ao Estado atuar pontualmente junto às instituições de ensino.
ser direcionada para a emancipação humana, cabendo ao Estado atuar em parceria com o setor privado.
 10a Questão (Ref.: 201202947603) Pontos: 0,0  / 1,0 
De acordo com Nogueira (1990, p. 129), "para Marx, a educação politécnica não é utopia da criação de um indivíduo ideal, desenvolvido em todas as suas dimensões. Mas é antes, dialeticamente e ao mesmo tempo, uma virtualidade posta pelo desenvolvimento da produção capitalista e um dos fatores em jogo na luta política dos trabalhadores contra a divisão capitalista do trabalho". É possível afirmar sobre a politecnia: I. A politecnia é proposta para se realizar no presente da opressão. II. A politecnia objetiva a formação técnica e política, prática e teórica dos trabalhadores no sentido de elevá-los na busca da sua autotransformação em classe-para-si. III. A politecnia é vista como uma formação capaz de elevar as classes trabalhadoras a um patamar superior de compreensão de sua própria condição social e histórica. A alternativa que indica o conjunto das afirmativas que expressam corretamente o conceito de politecnia é:
  I, II, e III
 I e II.
 II e III
 III
 I e III
Parte inferior do formulário

Continue navegando