Buscar

INSETOS SOCIAIS - APRESENTAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSETOS SOCIAIS
ALAN ANTUNES BARBOSA
EMANUELLE OLIVEIRA PINTO
GUILHERME AUGUSTO R. DE SOUZA
JEFERSON RODRIGUES SILVA
LEANDRO GONÇALVES MOREIRA
REGINA DOS SANTOS PINHEIRO
Por que estudar insetos sociais?
As formigas cortadeiras (Atta ssp.) são os principais herbívoros nos Neotrópicos
As formigas granívoras no deserto do sudoeste dos Estados Unidos pegam tantas sementes quanto os mamíferos
Os cupins revolvem o solo tanto ou mais que as minhocas em muitas regiões.
A dominância numérica de insetos sociais pode ser surpreendente: no Japão, uma supercolônia de Formica yessensis foi estimada em 306 milhões de operárias e mais de um milhão de rainhas dispersas sobre 2,7 km² em 45 000 ninhos interconectados.
Por que estudar insetos sociais?
Nas savanas, no oeste da África, densidades acima de 20 milhões de formigas por hectare têm sido estimadas, e uma única colônia nômade de formigas legionárias (Dorylus sp.) pode chegar a 20 milhões de operárias
Por que estudar insetos sociais?
O valor estimado das abelhas na produção comercial de mel, assim como na polinização da agricultura e horticultura, gira em torno de centenas de milhões de doláres por ano somente nos Estados Unidos. Os insetos sociais certamente afetam nossa vida.
Por que estudar insetos sociais?
O que são insetos sociais?
A maioria dos insetos é solitária, cada individuo vivendo para si mesmo; os sexos associam-se somente para acasalamento e as fêmeas abandonam seus ovos ou morrem após a postura.
Espécies gregárias reúnem-se em grande número, como nas nuvens de gafanhotos e em besouros coccinelídeos hibernantes.
Com todos estes insetos os genitores usualmente nunca veem ou vivem simultaneamente com seus filhotes.
O que são insetos sociais?
Cerca de 6.000 espécies de insetos, mostram instintos sociais, a fêmea ou ambos os genitores vivendo cooperativamente com seus filhotes em um abrigo comum.
O que são insetos sociais?
Insetos subsociais ("abaixo do social"), os quais têm hábitos sociais menos desenvolvidos, sem extensa cooperação e divisão de reprodução.
Ex.: Uma lacrainha fêmea (Ordem Dermaptera) vigia seus ovos e mais tarde o jovem. Baratas e grilos (Embioptera) e alguns besouros e percevejos (Zoraptera) também fazem isso.
O que são insetos sociais?
Insetos eusociais ("verdadeiramente sociais"), os quais cooperam na reprodução e têm divisão de esforço reprodutivo. (cupins, formigas e certas vespas e abelhas).
Neste arranjo, muitos indivíduos de ambos os sexos vivem em uma complexa organização que implica uma definida divisão de trabalho com um sistema de castas envolvendo indivíduos estéreis auxiliando àqueles que reproduzem.
O que são insetos sociais?
Frequentemente existe apenas um único indivíduo reprodutor, na colônia, a rainha; 
os outros indivíduos de ambos os sexos realizam diversas funções para assegurar a sobrevivência do grupo.
O que são insetos sociais?
Subsocialidade em insetos
Agregação
Cuidado parental
Dificilmente há insetos que não demonstram nenhum cuidado parental
Cuidado parental sem construção de ninhos - principalmente cuidados com ovos e primeiros estádios. Papel predominantemente feminino, mas há exceções (Hemiptera, baratas d’água). Há casos em que o cuidado é feito por outras espécies (pulgões e formigas).
Nos Hymenoptera (algumas vespas e abelhas) os ninhos podem ser feitos em cavidades preexistentes ou podem ser construídos. 
Cuidado parental com ninhos comunais - podem surgir das filhas que escolhem nidificar no seu ninho natal, oferecendo melhor utilização dos recursos e defesa mútua contra parasitas (isto permite comportamento "anti-social" ou egoísta.
Quasi e semisocialidade - todas as fêmeas de todos os insetos subsociais podem reproduzir (com exceção dos afídeos subsociais), mas há variações na fecundidade ou na divisão reprodutiva de trabalho nos Hymenoptera.
Comportamento quasisocial - um ninho comunal consiste de membros da mesma geração, todos os quais assistem no cuidado à prole, e todas as fêmeas são capazes de por ovos, mesmo se não for necessariamente ao mesmo tempo.
Comportamento semisocial - o ninho comunal contém similarmente membros de uma mesma geração cooperando no cuidado à prole, mas existe uma divisão de trabalho reprodutivo, com algumas fêmeas (rainhas) pondo ovos enquanto suas irmãs atuam como operárias e raramente põem ovos. 
Isto difere da eusocialidade apenas porque as operárias são irmãs da rainha que põe ovos, e não filhas, como no caso da eusocialidade.
Eusocialidade em insetos
Insetos eusociais têm uma divisão de trabalho em suas colônias, com um sistema de castas compreendendo um grupo reprodutivo restrito de uma ou mais rainhas, ajudadas pelas operárias (indivíduos estéreis que cuidam das reprodutoras) e, em cupins e em muitas formigas, um grupo adicional de soldados para defesa.
Pode existir uma divisão em subcastas que fazem tarefas específicas.
Os membros de algumas castas mais especializadas, como rainhas e soldados, podem não ter a habilidade de alimentar a si próprios. As tarefas das operárias, no entanto, incluem trazer alimento para estes indivíduos, assim como para os jovens - para desenvolver os filhos.
A diferenciação primária é entre fêmeas e machos.
Os membros de diferentes castas, se derivados de um único casal de pais, são muito próximos geneticamente e podem ser morfologicamente similares ou, como resultado de influência do ambiente, podem ser morfologicamente muito diferentes (polimórficos).
Indivíduos dentro uma casta (ou subcasta) frequentemente diferem comportamentalmente, no que é chamado polietismo de casta: 
ou o indivíduo faz diferentes tarefas em tempos diferentes em sua vida (polietismo etário), ou indivíduos dentro de uma casta especializam-se em certas tarefas durante suas vidas.
Monoginia e poliginia - presença de uma ou mais rainhas na colônia
Quais são as castas?
Machos
Rainha(s)
Operárias(os)
Soldados
Evolução da eusocialidade
Qual a vantagem de ser estéril?
Darwin já tinha problemas em explicar isso.
Seleção de grupo - uma colônia eficiente com uma divisão de trabalho reprodutivo sobreviverá e produzirá mais gerações comparada com uma na qual o interesse individual prevalece, conduzindo para a anarquia.
Seleção de parentesco - haplodiploidia aumentando o parentesco.
Manipulação parental - pode ser comportamental ou genética. Reduzindo o potencial reprodutivo de algumas filhas, o fitness da mãe seja maximizado, assegurando o sucesso reprodutivo de algumas filhas selecionadas.
Mutualismo - este concebe os indivíduos agindo para aumentar o seu próprio fitness clássico, com contribuições para o fitness dos vizinhos surgindo apenas incidentalmente.
O sucesso dos insetos eusociais
Podem ter dominância numérica e ecológica em algumas regiões. 
Eles são mais abundantes em baixas latitudes e altitudes, e suas atividades são mais conspícuas tanto no verão em regiões temperadas (ou mesmo sub-árticas e montanhosas), ou ao longo de todo o ano em climas subtropicais e tropicais. 
Como uma generalização, os insetos sociais mais abundantes e dominantes são os mais derivados filogeneticamente e que possuem as organizações sociais mais complexas.
Três qualidades dos insetos sociais contribuem para sua vantagem competitiva, todas as quais derivam do sistema de castas que permite que tarefas múltiplas sejam executadas.
Primeiramente, os trabalhos de forrageamento, alimentação da rainha, cuidado à prole e manutenção da colônia são ações que são efetuadas simultaneamente por diferentes grupos, ao contrário da execução sequencial que ocorre em insetos solitários.
A habilidade da colônia em organizar todos os operários pode superar dificuldades que são sérias para insetos solitários, como a defesa contra predadores muito maiores ou muito numerosos, ou construção de um ninho sob condições desfavoráveis.
x
A especialização das funções associadas às castas permite uma certa regulação homeostática, incluindo a reserva de alimento em algumas castas (como
as formigas de mel) ou nas larvas em desenvolvimento, e o controle comportamental da temperatura e outras condições microclimáticas dentro do ninho.
CURIOSIDADES
OBRIGADO PELA ATENÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais