Buscar

questionario GESTÃO(AV1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de _________________ se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC.
poluição consentida
Assinale a alternativa que não corresponde a poluição:
Folhas de árvores
O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
V - F - V – V
Os ecossistemas têm incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela própria natureza, mas a agressão causada pelo homem e contínua, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente é a principal causa da perda da biodiversidade das espécies e também da poluição. Podemos considerar a perda da biodiversidade e a poluição marinha, nesse contexto como:
impacto ambiental
A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
Aponte a alternativa que não corresponde a um impacto ambiental:
Coleta seletiva
O efeito estufa causado pelas ações antropicas é uma preocupação crescente em todo o planeta. Entre as medidas mitigadoras da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) se inclui o uso de biocombustíveis, como uma alternativa ao uso de combustíveis de origem fóssil. Além desses gases, outro fator importante para o controle da poluição atmosférica é o controle das emissões de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx). Sobre esse enfoque, pode-se afirmar que I - a produção e o uso de biocombustíveis não acarretam o acúmulo de GEE na atmosfera; II - a produção e o uso de etanol combustível brasileiro, oriundo da cana, não contribuem significativamente para o acúmulo de GEE na atmosfera; III - o uso de etanol combustível não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera; IV - o uso do biodiesel puro (B100) ou em formulação (B2, B5, B20, etc.) não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera. Estão corretas APENAS as afirmações
II e III.
Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.
Passivo ambiental
Quando da análise dos Impactos Ambientais da construção de uma Refinaria de Petróleo são definidos atributos que permitem aferir e avaliar cada um dos impactos potenciais identificados na analise do projeto e de sua interação com o sistema ambiental onde será intalada. Os dois principais atributos são:
Magnitude e características de localização espacial.
Assinale a alternativa que não diz respeito a um exemplo de passivo ambiental assumido por empresas:
O programa petrobrás ambiental na seleção de projetos de organizações não-governamentais para fomento da integração sócio-ambiental
Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes. No que tange a finalidade da averbação da reserva legal, assinale a altermativa Falsa. 
Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade sem suprimir a vegetação nativa ou florestas já existentes.
Um dos maiores problemas ambientais urbanos relacionados ao aumento de melhora de qualidade de vida da população no incremento da aquisição de bens de consumo é:
A poluição do ar
A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981 aborda:
A Política Nacional do Meio Ambiente
Alguns empreendimentos estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendo de elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental.
Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
Qual país é tido como o precursor dos Sistemas de Qualidade no mundo e que também foi o responsável pelo modelo de Sistema de Gestão Ambiental adotado atualmente no Brasil?
Inglaterra
Segundo a Revista de direito Ambiental (Revista dos Tribunais, 1997), no nosso ordenamento jurídico há duas formas de reparação do dano ambiental. Quais são elas?
reconstituição do bem lesado e indenização em dinheiro
O desenvolvimento e aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental permite, também, a __________________de custos diários, com a instalação de________________, de reaproveitamento de resíduos, uso de combustíveis menos poluentes. Qual alternativa completa corretamente a frase?
Redução; práticas de reciclagem
A pichação do Cristo Redentor (cartão postal turístico do Brasil), é considerada que tipo de crime?
Contra o patrimônio cultural
Qual tópico abaixo não corresponde ao segundo princípio da etapa de implantação de um SGA por uma empresa?
Treinamento, Conscientização e Competência
Sobre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental (EIA) no Brasil, considere as seguintes afirmativas:Somente Somente as afirmativas 2, 3 e 4 sao verdadeiras
Em relacao a biodiversidade e a conservacao de especies, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a teoria da biogeografia de ilhas, quanto menores os fragmentos, maior a taxa de extincao. Portanto, os pequenos fragmentos de habitat devem ser ignorados em projetos de manejo e conservacao dos ecossistemas.
Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
Assinale a questão que não faz parte dos Princípios da PNMA (Política Nacional de Meio Ambiente):
Degradação do solo
Qual alternativa completa a frase abaixo: Na função jurídica ambiental, os titulares ao direito ecologicamente equilibrado estão na posição de sujeitos ___________deste direito e, por isso mesmo, podem exigir dos sujeitos ___________ as prestações objeto da relação jurídica em questão.
ativos; passivos
As agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente, dizem respeito a:
Crimes ambientais
A frase abaixo é correspondente a: Princípio a ser aplicado para a imputação de custos das medidas de prevenção e de controle da poluição, que favorecem o emprego racional de recursos limitados do meio ambiente.
princípio do poluidor-pagador
O procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam os recursos ambientais é:
Licenciamento ambiental
Qual texto legalabaixo, NÃO diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional
Os avanços tecnológicos tem sido a mola mestra a promover o progresso econômico. Contudo, existe uma contraparte deste processo, que se refere a grande quantidade de resíduos produzidos, seja no âmbito de produção da industrial, seja no âmbito do consumo. Como resultado dos exageros cometidos que podem ser vistos nos níveis elevados de poluição, o Estado tem respondido com várias ações, entre estas se destacam a Política Ambiental que pode ser definida como :
o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica - aquelas resultantes da ação humana - sobre o Meio Ambiente.
Gestão ambiental é, portanto, um_______________de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável. Qual alternativa completa a frase?
processo político administrativo
Sem obstar a aplicação das penalidades de lei, é o ______________obrigado, independentemente da existência da culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. Qual alternativa completa a frase abaixo?
Poluidor
Qual alternativa abaixo, não está relacionada ao passivo ambiental?
Análise do processo de embalagem;
Segundo a Resolução CONAMA n° 237/97, licenciamento ambiental é um procedimento administrativo para conduzir o processo, resguardando o direito de preservar o meio ambiente dos impactos oriundos das atividades com potencial de degradação ou que utilizam os recursos naturais. Uma vez verificada a necessidade do procedimento, o órgão ambiental irá proceder, abrangendo as seguintes fases:
licença prévia, licença de instalação e licença de operação;
Os objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente estão dispostos no artigo 4º. (Lei n. 6.938/81). Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a essa lei?
A formulação e execução da política de sangue (parentesco) e seus derivados;
Quanto ao Licenciamento Ambiental no Controle das Atividades Poluidoras, qual o tipo de licença prevista e estabelecida pela Lei n. 6.938/81, que ao ser expedida na fase preliminar de planejamento e concepção de um novo empreendimento, deve conter os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação da atividade e que sua concessão depende das informações sobre o estágio de concepção do projeto, sua caracterização e justificativa, a análise dos possíveis impactos sobre o ambiente, e as medidas que serão adotadas para o controle e mitigação desses impactos ou dos riscos ambientais?
Licença prévia
A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
De acordo com o Artigo 5o da Resolucao CONAMA 01 de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) obedecera as seguintes diretrizes gerais:
Contemplar todas as alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto, confrontando-as com a hipotese de nao execucao do projeto; identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao e operacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrografica na qual se localiza; considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantacao na area de influencia do projeto e sua compatibilidade

Outros materiais