Buscar

Cap 32 - Síndromes relacionadas ao consumo de alimentos. (resenha, DALGALARRONGO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síndromes relacionadas ao consumo de alimentos
	Segundo Bernard e Trouvé, os comportamentos alimentares incluem algumas dimensões complementares:
Dimensão fisiológico-nutritiva: aspectos metabólicos, endócrinos e neuronais.
Dimensão psicodinâmica e afetiva: a fome e a alimentação vinculam-se à satisfação e ao prazer oral.
Dimensão relacional: a boca é o mediador da primeira relação interpessoal.
A conduta alimentar é motivada conscientemente pelas sensações básicas de fome, sede e saciedade.
Anorexia nervosa
	A anorexia nervosa caracteriza-se pela perda de peso auto induzida por abstenção de alimentos que engordam ou por comportamentos como vômitos e/ou purgação auto induzidas, exercício excessivo e uso de anorexígenos e/ou diuréticos.
	O que é característico da anorexia nervosa é a distorção da imagem corporal, apesar de muito emagrecida, a paciente percebe-se gorda. Ocorre mais comumente em garotas adolescentes e mulheres jovens.
	Subtipos de anorexia nervosa:
Restritivo: restrição de alimentos, podendo ou não apresentar sintomas obsessivos compulsivos.
Purgativo: evita alimentos calóricos, comportamento de perda de calorias, vômitos auto induzidos, exercício excessivo e uso de laxantes.
Bulimia nervosa
	Bulimia nervosa caracteriza-se por preocupação persistente com o comer e um desejo irresistível de comida, sucumbindo a paciente a repetidos episódios de hiperfagia. A paciente bulimica toma medidas extremas, como vômitos, purgação, enemas e diuréticos, a fim de mitigar os efeitos do aumento de peso pela ingestão de alimentos.
	Os indivíduos com bulimia estão normalmente dentro da faixa de peso normal. Começa-se no final da adolescência ou no início da idade adulta.
	Como a bulimia é um comportamento socialmente condenável, as pacientes costumam negar e esconder os sintomas. Para identificar pacientes com tal transtorno, usa-se a técnica do “exagero”.
Obesidade
	A obesidade é uma condição complexa, determinada por fatores genéticos, desenvolvimento psicológico, família e cultura. Segundo Halpern, a obesidade tem grande importância médica, pois associa-se a taxas elevadas de:
Morbidade
Mortalidade
Um dos pontos fundamentais da obesidade é a disfunção dos mecanismos de saciedade no obeso. De modo geral, o obeso não come predominantemente de forma precipitada ou voraz, ele come de forma continua enquanto houver comida disponível.
Perfil e problemas emocionais do obeso
	Classicamente ele foi descrito, do ponto de vista emocional, como imaturo e muito sensível a frustração, seria um indivíduo que recorre a comida como forma de compensação do afeto de que carece. O obeso também tem a sexualidade fortemente reprimida, ou que utiliza a obesidade como defesa contra os impulsos sexuais.
	Um ponto relevante é que os obesos têm dificuldade em diferenciar fome de sensações desagradáveis, desconforto, ansiedade e disforias em geral, todo mal-estar logo é falsamente percebido como fome.

Outros materiais