Buscar

Resumo Cap 34_ DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2ª ed. 2008.
Resumo
CAPÍTULO 34 – SÍNDROMES RELACIONADAS AO CONSUMO DE ALIMENTOS
O comportamento alimentar inclui algumas dimensões complexas:
· Dimensão fisiológica-nutritiva – tem relação com o metabolismo, o sistema endócrino e neuronal, responsáveis pela regulação de demandas e satisfações nutricionais;
· Dimensão psicodinâmica e afetiva – a fome e a alimentação estão relacionadas ao prazer oral;
· Dimensão relacional – no desenvolvimento infantil, a boca é mediador da relação mãe-bebê. A incorporação oral pode representar simbolicamente várias coisas: amor, destruição, apropriação das qualidades do objeto de amor, etc.
Transtornos da alimentação
Anorexia nervosa – é caracterizada pela perda de peso induzida por deixar de comer, vômitos e atividades exageradas e uso de anorexígenos ou diuréticos. Há busca implacável de magreza e medo intenso e mórbido de parecer ou ficar gorda. O peso corporal é mantido pelo menos 15% abaixo do esperado. Do ponto de vista psicopatológico, a anorexia se caracteriza pela distorção de imagem corporal na qual a paciente se percebe gorda. Atualmente, há dois subtipos:
1. Restritivo – paciente permanece e torna-se anoréxico pela restrição de alimentos;
2. Purgativo – além de evitar alimentos calóricos, tem comportamentos como vômitos induzidos, exercícios exagerados e uso de laxantes.
Bulimia nervosa – caracteriza-se pela vontade irresistível em comer, culminando ao paciente à repetidos episódios de hiperfagia. Outro fator importante é excesso de preocupação com o ganho de peso corporal, levando o paciente a tomar medidas extremas, como induzir vômitos, a tomar laxantes, após a ingestão de alimentos. O comer compulsivo se aproxima da bulimia, porém não há induções de vômitos ou purgações, surgindo de forma marcante os sentimentos de culpa ou desconforto após a ingestão exagerada de alimentos.
Obesidade – é uma condição complexa, determinada por fatores psicológicos, genéticos, culturais e familiares. Tem tido aumento considerável de obesos no mundo. Tem relação com a morbidade, como diabetes, colesterol e triglicérides altos, apneia do sono, problemas ortopédicos e dermatológicos, etc. além disso, o índice de mortalidade é alto, por exemplo, provenientes de problemas cardiovasculares e respiratórios. Do ponto de vista emocional, o obeso é considerado imaturo e sensível a frustração, usando a alimentação como forma de compensação.

Continue navegando