Buscar

Tilt eletrico e mecânico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tilt eletrico e mecânico – Tilt é a inclinação da antena em relação ao seu eixo, ela pode ser feita de forma mecanica ou eletrica, o funcionamento e eficiencia da antena é diretamente ligado com o ajuste correto do tilt, isso varia de acordo com sua função e objetivo.
Sempre sera utilizado quando for preciso reduzir a interferencia ou cobertura localizada, fazendo que cada celula da antena atenda somante a area definida. 
Termos: Quando a antena é inclinada para baixo, é chamada de Downtilt.
Quando inclinada para cima, é chamada de uptilt. 
A mais usada é a Dowtilt.
Diagrama de irradiação da antena – é uma representação grafica de como o sinal se irradiará pela a antena em todas as direções, no dia a dia, o grafico mais usual é no formato 2D (Horizontal e Vertical)
Exemplo: 
As linhas retas (no caso da imagem acima, 0, 90, 180, 270) nos informam a orientação (Azimute).
Azimute - Azimute é uma medida de direção horizontal, definida em graus.
Os “circulos” (manchas em vermelho), indicam o ganho em decibeis naquela direção. Por exemplo, na imagem o circulo maior indica um ganho de 15db. 
Caso aplicado um tilt na antena da imagem acima, por exemplo, um tilt eletrico a area de irradiação da antena ira diminuir e se concentrar mais uma area definida. 
Tilt mecânico – Mais basico que o tilti eletrico porém com a mesma importancia, para ser feito, basta inclinar a antena atraves de acessorios destinados a isso que ficam no suporte da mesma, tudo isso sem alterar o sinal de entrada. 
Tilt Eletrico - Ja o tilt eletrico é feito mudando caracteristicas dos sinais de entrada de cada elemento da antena, o tilt eletrico pode ter um valor fixo ou variavel e é ajustado atraves de um parafuso ou haste com marcações predefinidas, diferente do tilti mecanico, esse ajuste pode ser feito remotamente.
Os dois podem ser utilizados em conjunto.
RET (Remote Electrical Tilt) –um pequeno motor ligado ao parafuso/haste de regulagem faz o trabalho de ajuste do tilt.
Qual a vantagem de um tilt em relação ao outro ? talvez a vantagem do tilt eletrico é porque ele pode ser operado remotamente. Mas basicamente as vantagens de um tilt ao outro estão relacionadas ao seu objetivo. 
Mas de forma geral, o conceito básico da aplicação de tilt é que quando aplicamos o tilt a uma antena, melhoramos o sinal nas áreas próximas ao site, e pioramos (reduzimos a cobertura) em locais mais distantes. Ou seja, quando estamos ajustando o tilt buscamos um sinal o mais forte possível nas áreas de interesse (onde o tráfego deve ser cursado), e da mesma forma, um sinal o mais fraco possível além das fronteiras da célula.

Continue navegando