Buscar

Questões sobre Crimes na Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO 1
1 – Paulo deixou de lavrar o auto de prisão em flagrante, visando recebimento prometido de dinheiro por parte do autor do crime, como forma de agradecimento. Paulo praticou o crime de: - Corrupção Passiva 
2 – O superior hierárquico que, por indulgência, deixa de responsabilizar subordinado, que cometeu infração, no exercício do cargo, deverá responder pelo crime de: - Condescendência criminosa 
3 – Caio, funcionário de escola pública estadual, exige dos alunos um pagamento pelos serviços prestados. Caio comete o crime de: - Concussão 
4 – Assinale a alternativa CORRETA. 
- No crime de concussão, o agente exige, para si ou para outrem, em razão de sua função, vantagem indevida. 
5 – A inserção de declaração falsa, em documento público ou particular, criando uma obrigação, é crime de : 
 - Falsidade ideológica 
6 – Pedro, funcionário público, deixou de cumprir ato de ofício em razão de interesse pessoal. Pedro praticou o crime de: - Prevaricação. 
7 – Marcelo foi condenado por sequestro relâmpago. O juiz determinou que a pena fosse cumprida inicialmente em regime fechado, pois o crime é análogo a hediondo. Agiu corretamente o magistrado já que a lei prevê a extorsão mediante sequestro como crime hediondo? 
Resp: Não agiu corretamente. Tendo em vista que o crime de sequestro relâmpago, art. 158, III do CP, quando a extorsão ocorre mediante a restrição da liberdade da vítima, a pena é de reclusão de 6 a 12 anos. Entretanto, caso aja lesão corporal grave ou morte serão aplicadas as penas previstas no art. 159, §§ 2 e 3 do CP, tornando o crime hediondo. Logo, não está correto o motivo informado pelo juiz, tendo em vista que o sequestro relâmpago somente será hediondo caso ocorra lesão corporal grave ou morte. 
8 – Arnaldo escondeu em sua casa uma moto furtada por Aníbal “em nome de sua velha amizade ”. Qual o crime praticado por Arnaldo? 
Resposta: - Arnaldo fez isso para ajudar seu amigo Aníbal, porém, ele cometeu crime autônomo, Favorecimento Real, art. 349 do CP , que visa tornar segura a prática de outro crime. 
9 – ROMOALDO, padrasto de L. T, de 11 anos de idade, foi denunciado pelos vizinhos por ter submetido a criança a intenso sofrimento físico e mental com o fim de castigá-la ao agredi-la por diversas vezes com a utilização de seu cinto, pois estava brincando na sala de sua casa no momento em que ROMOALDO assistia ao jogo final do campeonato estadual de futebol e o barulho da brincadeira atrapalhava sua concentração no jogo. Dos fatos, ROMOALDO restou denunciado pelo delito de maus-tratos, previsto no art. 136, §1º, do Código Penal. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os crimes em espécie e crimes hediondos e equiparados, responda de forma objetiva e fundamentada se a capitulação da conduta de ROMOALDO está correta. 
Resposta: Não está correta a capitulação. Romoaldo cometeu crime de tortura, deve responder por crime equiparado a hediondo tendo em vista que houve sofrimento intenso. Sua intenção não era de corrigir e acabou por exceder o dolo, mas sim visava castigar a criança. 
AVALIAÇÃO 2 –
1 – O art. 748 do CPP assegura ao reabilitado o sigilo das condenações criminais anteriores na folha de antecedentes, salvo consulta restrita pelos agentes públicos. Desse modo, ao se aplicar por analogia esse artigo, devem ser mantidos, nos registros criminais sigilosos, com o devido cuidado de preservar a intimidade do cidadão, os dados relativos a inquéritos arquivados e processos em que haja sentença de absolvição transitada em julgado. Caso o agente público permita que essas informações circulem, ele deve responder pelo crime de : - Violação de sigilo funcional, se o fato não constituir crime mais grave 
2 – Relativamente aos crimes contra a Administração Pública, avalie as situações hipotéticas apresentadas nos itens a seguir. 
I. Pratica crime de peculato apropriação o funcionário que, não tendo a posse de dinheiro, valor ou bem, o subtraia ou concorra para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário. 
II. Pratica crime de concussão o servidor que exija, para s i ou para outrem, direta o u indiretamente, ainda que fora da função exercida na Administração, ou antes, de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. 
III. Pratica crime de corrupção passiva o servidor que solicite ou receba, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função exercida na Administração ou antes de assumí-la, mas em razão dela, vantagem indevida ou aceite promessa de tal vantagem. 
É cor reto o que se afirma em: - II e III, apenas.
3 - Maurício e Sandoval, sócios da empresa 007 Construções Ltda., decidem participar de uma concorrência pública realizada pela Secretaria de Obras do Estado do Amapá para seleção da empresa encarregada de construir um estádio de futebol com vistas à C opa do Mundo que se realizará no Brasil. Como a empresa não dispõe dos documentos exigidos pelo edital – especificamente a comprovação de realização de obra semelhante em contratação com o setor público – Maurício e Sandoval falsificam AR T’ s (anotação de responsabilidade técnica) a fim de simular que já realizaram tais obras. A fraude surte efeito e a 007 construções é efetivamente selecionada dentre as concorrentes. Todavia, a falsificação é descoberta pouco tempo depois. Assinale a alternativa que indique o crime praticado por Maurício e Sandoval: 
Fraude à licitação (art. 93, lei 8.666/93 )
4 - A suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo auto motor, prevista no Código de Trânsito Brasileiro : 
 poderá ser decretada pelo juiz como medida cautelar, de ofício, mesmo antes de instaurada a ação pena l. 
5 – Assinale a opção correta no que se refere à teoria da pena e aos crimes contra a administração pública: 
No peculato culposo, a reparação do da no antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória é causa e extinção de punibilidade do agente. 
6 – Com relação aos crimes de corrupção ativa e passiva é correto afirmar que: 
A corrupção passiva na modalidade solicitar nãoexige a figura da corrupção ativa, pois a lei não pune quem cede ou aceita a solicitação de vantagem por parte de funcionário. 
7 - Roberto Carlos, em 05 de maio de 2007, foi preso e m flagrante delito em conhecido local de tráfico de drogas, portando uma arma de fogo cartucho calibre 357 devidamente municiado com 05 cartuchos de igual calibre (arma apreendida) e por trazer consigo, para fins de comercialização, 09 "buchas" de maconha, já embaladas, prontas para a venda, pesando aproximadamente 7,55g, droga, sem autorização e em desacordo com a s determinações legais e regulamentares, presentes na Portaria n. 344/98 SVS/MS (inclusos autos de apreensão e laudo de constatação). Do exposto, Roberto Carlos restou denunciado e condenado à pena privativa de liberdade de 05 (cinco) anos e 10(dez) meses de reclusão a ser cumprida, inicialmente, em regime semiaberto, cumulada com pena pecuniária de 500 dias multa, à razão de 1/30 do salário mínimo vigente a época do fato o dia multa, como incurso nas sanções dos artigo s 33, caput, da Lei n. 11.343/06 (fato I) e 16, caput, e parágrafo único, II, Lei n. 10.826/03, ambos n/f dos 70, do Código Pena l ( fl. 178/220). Inconformados, apelaram, por petição, o Ministério Público ( fl. 220) e a Defesa ( fl. 223). Sucintamente, seguem as teses defensiva e ministerial: 
1. A defesa impugna, preliminarmente, com a capitulação constante da denúncia, afirmando que os delitos de porte de arma de fogo e munição, no contexto fático do tráfico de entorpecentes, devem ser considerados absorvidos, ante os termos da Lei 11.343 /06, sob pena de incidir bis is idem. 
2. De outro lado, sustenta a tese ministerial em síntese, a aplicação da majorante do emprego de arma (art. 40, IV, da Lei 11.343 /06), o reconhecimento do concurso formal impróprio, aplicando-se, assim, o critériodo cúmulo material. Ante o caso concreto apresentado, profira um parecer acerca das referidas teses. 
Resposta: A primeira tese não está correta, pois há nesse caso a prática de dois crimes, quais sejam: porte de arma de fogo e tráfico de drogas, e deve haver a punição pelos dois e o fato de ter a posse de arma de fogo qualifica a pena. A segunda está corre ta, o crime deve ser majorado, deve haver o cúmulo das penas, pois a prática do crime de tráfico de drogas com arma de fogo qualifica o crime, pois esses do is crimes são graves e devem ser levados em consideração, já que possuem alta gravidade. 
8 - Divino estava em casa, em um sábado à noite, quando o Oficial de Justiça Jarbas bateu-lhe à porta. Munido de um mandado de citação, o servidor buscava encontrar a esposa do morador Alice, com o objetivo de comunicar-lhe sua situação como ré em uma ação de cobrança. Divino disse a Jarbas que Alice estava fora do país e que por tal motivo, não poderia atendê-lo. Ponderou também que já eram nove e meia da noite de um sábado e estaria sendo incomodado pelo fato de aquela diligência ser tão tarde. Jarbas, por sua vez, mostrou-lhe o mandado, em que constava expressamente a ressalva do art. 172§2º do CPC, que possibilitava a diligência em fim de semana. Ato contínuo, com a veemente negativa de Divino em franquear-lhe a entrada em sua residência, Jarbas disse estar desconfiado de que Alice estava de má-fé, buscando evitar a citação. Alegou ainda estar investido de seu dever funcional e acabou forçando a entrada. Divino, assim, deu-lhe um empurrão, o que fez com que Jarbas caísse na calçada. Ao final, soube-se que Alice estava em casa e de fato pretendia evitar a citação, tendo Divino praticado a conduta ciente desse fato. Responda, justificadamente, se a conduta de Divino é criminosa. Responda de forma objetiva e fundamentada. 
Resposta: Errada Victor: A conduta de Divino está prevista art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público. Entretanto, o oficial de justiça Jarbas estava cumprindo o mandado fora de horário legal, o que gera vício em sua ação, tendo em vista que não estava agindo dentro dos poderes investidos em lei. Logo, Divino não praticou crime ao ter mentido sobre a localização de Alice. 
9 – Leonardo foi surpreendido por policiais militares, na noite de sábado, 11 de janeiro de 2014, às 00h30 min, próximo a um bar localizado na Asa Norte de Brasília, trazendo consigo uma porção de cocaína totalizando massa líquida de 26,45 g. No carro em que ele estava foi encontrada a droga em um saco plástico e dinheiro. Dos fatos restou denunciado e condenado pelo delito de tráfico de drogas, previsto no art.33, caput, da Lei n.11343/2006. Em sede de apelação criminal suscitou sucessivamente: ( i) atipicidade material da conduta pelo princípio da insignificância; (ii) desclassificação para o delito de porte de drogas para uso. Ante o exposto, sendo certo que no momento da abordagem, seus atos não poderiam qualificar conduta como sendo de vendedor de drogas, analise a possibilidade de aplicação das teses defensivas. Seja objetivo e fundamente. 
Resposta: Não se aplica o princípio da bagatela, pois o art. 28 da lei nº 11343/06 impede a aplicação deste princípio nos crimes de tráfico de drogas. A quantidade pode no máximo classificar um usuário de traficante, mas precisam ser observadas outras circunstâncias também. 
Victor: O entendimento que prevalece é p ela não aplicabilidade do princípio da insignificância haja vista que é um crime de perigo abstrato e que tem como bem jurídico tutelado a saúde pública. Portanto a conduta ultrapassa a esfera pessoal do acusado e atinge toda a coletividade, em face da própria potencialidade ofensiva em delito de porte de drogas. 
10 - Leia a notícia abaixo e responda às questões formulada s. Tentativa de roubo de tênis termina com morte de uma adolescente em SP. O criminoso queria roubar o tênis do na morado da vítima. Gabriela dos Santos tinha 17 anos, chegou com vida ao hospital, mas não resistiu. Disponível em: http ://g1. globo.com/ hora1 / noticia /2016/11/tentativa de roubo de tênis termina com morte de uma adolescente em sp html (Atualizado em 16/11 /2016 08h44) A polícia de São Paulo procura um motoqueiro suspeito de matar uma adolescente, na capital. Tudo aconteceu porque o criminoso queria roubar o tênis do namorado dela. O crime aconteceu por volta das 20h de segunda-feira (14). Uma câmera de segurança gravou a aproximação de uma moto preta, em baixa velocidade na avenida Arraias do Araguaia, em Sapopemba. A polícia suspeita que o rapaz que aparece nas imagens, de capacete preto e blusa vermelha, procurava uma vítima pelo bairro e encontrou assim que entrou na travessa Alessandro Tassoni. Era um casal que saiu de uma padaria caminhando e foi parado quase na porta de casa. O namorado contou à polícia que o ladrão desce u da moto, apontou uma arma para o casal e exigiu que ele entregasse o tênis. Quando o rapaz se abaixou para tirar o calçado dos pés, o motoqueiro fez um disparo que atingiu a cabeça da namorada, que estava ao lado. O bandido fugiu sem levar nada. Os namorados tinham saído de casa só para trocar dinheiro e já estavam voltando quando foram abordados. O rapaz contou aos policiais que tudo foi muito rápido e quando ele pediu calma, o ladrão atirou. Gabriela dos Santos, de 17 anos, foi socorrida pelos parentes. Chegou com vida ao pronto socorro, mas algumas horas depois os médicos constataram a morte cerebral da adolescente. A vizinhança passou o dia tentando acalmar a família da jovem. Revoltados, os amigos e o parentes não quiseram falar sobre o crime. Até agora ninguém foi preso A polícia disse que o suspeito aparenta ter menos de 20 anos e cerca de 1,80 m de altura. Com base nos estudos realizados sobre os crimes em spécies e delitos hediondos, r sponda às questões formuladas: 
a) Qual a correta capitulação da conduta do motoqueiro? Ainda, o delito restou tentado ou consumado? 
Resposta: Nesse caso, a subtração foi tentada e o homicídio consumado, logo houve crime de latrocínio consumado.
 b) Caso o motoqueiro venha a ser preso e posteriormente condenado pelo delito praticado, sendo no curso do processo crime descoberto que o mesmo é reincidente, qual será o prazo mínimo de cumprimento de pena para a progressão de regimes? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
Resposta: Ele terá que cumprir 3/5 da pena para progredir de regime, pois o art. 2º §3 da lei de crimes hediondos, fez que o condenado a crime hediondo terá que cumprir 3/5 da pena para progredir de regime se for reincidente.

Outros materiais