Buscar

AD1 ADM. DE CONFLITOS SOCIO AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: TEC. SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL PÓLO: CAMPO GRANDE
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS SOCIO AMBIENTAIS
 
Conflito é uma forma mais eficaz de se encontrar soluções para disputas que aparentemente nunca têm fim, tais como os conflitos socioambientais, ou como os definiremos na próxima aula, os conflitos “intratáveis”.
Devemos reconhecer que em diversas sociedades as disputas ocorrem somente em uma pequena parcela das atividades humanas que, potencialmente, podem ser objeto de conflitos. Por outro lado, nas sociedades contemporâneas, há apenas um número limitado de instituições que se encarregam de prevenir ou solucionar tais conflitos. Assim, podemos afirmar, logicamente, que cada sociedade exerce uma escolha preferencial sobre o modelo de resolução de conflitos que adota. Por outro lado, uma disputa não visa apenas encontrar um resultado favorável; diz respeito também à formação de ideologias que conformarão grupos mais coesos.
Roberto Da Matta e Roberto Kant de Lima mostraram que em nossa sociedade o conflito pode ser percebido como uma ruptura da ordem e, portanto, indesejável. Havendo um conflito, cabe ao Estado o papel de trazer para si a resolução e eliminação desse conflito o mais rapidamente possível, uma vez que o caos é uma disfunção e uma ameaça à própria sociedade. Aqui, cada coisa deve ficar em seu lugar, porque há um lugar para cada coisa.
Os conflitos “intratáveis” são aqueles que se assemelham aos procedimentos judiciais brasileiros, ou seja, estão baseados no contraditório. Há conflitos que podem ser solucionados, os conflitos tratáveis ou os dramas sociais.
Estes, quando submetidos a uma simplificação em sua transposição para o processo judicial, são transformados em uma categoria jurídica, a lide, que é o que a sentença consegue por fim, e não a “pacificação social”.
Os conflitos tratáveis e os conflitos intratáveis. Sugeriremos que os primeiros podem, sob determinadas condições serem tratados pelas ferramentas tradicionais de “pacificação” de conflitos, como o tratamento jurídico das disputas. Entretanto, como há outros tipos de conflitos que resistem à resolução, mesmo que judicializados, utilizaremos outra categoria, os conflitos intratáveis, que incluem, de forma inequívoca, os conflitos socioambientais.
Os conflitos intratáveis são assim designados de acordo com os sentidos percebidos pelos atores envolvidos, com vistas à possibilidade de sua resolução ao longo de um processo. Outra característica da “intratabilidade” é que corresponde a um processo dinâmico em que as percepções acerca do conflito podem oscilar ao longo do tempo e variar entre episódios conflitivos de “tratabilidade” e “intratabilidade”.
O trabalho coloca em discussão as principais noções que, consagradas na década de 90, sustentam uma determinada concepção hegemônica de desenvolvimento sustentável, fundamentando, assim, as políticas públicas e as ações dos diversos sujeitos sociais. Tais noções, essenciais para a consolidação da idéia de um consenso em torno do que seja desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, gestão das cidades, entre outras, reivindicam um estatuto universalizante, elidindo, desta forma, as relações sociais conflitivas em torno da apropriação dos territórios, do acesso desigual aos recursos naturais e a má distribuição dos riscos do desenvolvimento. Ressalta-se, pois, a natureza conflitiva da questão ambiental, a partir do entendimento de que sociedade e meio ambiente são inseparáveis, visto ser o mundo material recortado por sujeitos que constroem projetos distintos de uso e significação do espaço. Neste sentido, o espaço urbano apresenta-se como referência singular para a compreensão dos conflitos sociais relacionados ao ambiente.

Continue navegando