Buscar

PROVA 2 LIBRAS

Prévia do material em texto

Avaliação II – Objetiva
Libras
1-A aprendizagem de uma nova língua é um processo lento que requer muita paciência e dedicação. Com a Língua Brasileira de Sinais não é diferente, pois se trata de um dos principais aspectos da construção da identidade surda. O processo de aprendizagem da Libras normalmente se inicia com o alfabeto manual ou datilológico, números, quantidades e ano sideral, entre outros. Neste sentido, analise as sentenças a seguir:
I- Para a aprendizagem do alfabeto manual, um dos pontos básicos é o uso da datilologia. CORRETA
II- É incomum o uso da datilologia para os iniciantes na aprendizagem da Libras. ERRADA
III- Para soletrar palavras, é comum o uso do alfabeto manual como parte integrante da Libras. CORRETA
IV- Integrando a história da comunidade surda, temos a datilologia, que se caracteriza pela utilização das mãos para a soletração de palavras. CORRETA
2.-Cada sinal em Libras possui característica própria, geralmente se remete a uma letra, palavra, objeto etc. Conforme a frase que está sendo feita, o sinal pode ter sentidos diferentes. Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: CAPOVILLA, Fernando Cesar; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédico ilustrado trilíngue. São Paulo: EDUSP, 2001.
( ) Palavra fedido.
( ) Palavra estudar.
( ) Palavra laranja.
( X ) Palavra passado.
3-Para aprender uma nova língua, existem várias formas e fatores que podem influenciar a aprendizagem. No caso da Libras, a datilologia é um elemento de comunicação manual que já detém um reconhecimento histórico entre os surdos e estudiosos da língua, que auxilia na aprendizagem. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Na datilologia e na Libras como um todo, é necessário esforço, dedicação, treino e convivência com os surdos.
( ) Na datilologia, a posição das mãos e dos olhos representa o alfabeto.
( ) É comum em línguas de sinais a utilização somente de uma mão para soletração do alfabeto.
( ) A datilologia se caracteriza pela utilização das mãos para a leitura labial e o alfabeto de forma mecanizada.
4-A expressão facial/corporal é de grande importância na comunicação das emoções (tristezas, alegrias, dor, surpresa, medo). No caso da língua de sinais, as expressões do corpo e do rosto podem ser consideradas como um termômetro da linguagem de sinais. Por meio das expressões, percebemos também os sentimentos emitidos. Sobre a expressão facial/corporal, analise as seguintes sentenças:
I- Com as expressões do corpo e da face atribuímos sentido a determinados fatos, situações e objetos. CORRETA
II- Conforme a expressão que manifestamos, damos a entonação dentro da língua de sinais. CORRETA
III- Dependendo da expressão, demonstramos negação, dúvidas, questionamentos, ou afirmamos algo. CORRETA
IV- Em Libras, as expressões têm importância para comunicar algo. Somente os seguintes parâmetros são considerados: a Configuração das Mãos (AM), o Movimento (M) e o Ponto de Articulação (PA). ERRADA
5-Em cada língua os classificadores apresentam suas especificidades, que podem ser constatadas de formas diversas, podendo ser uma desinência ou até mesmo uma partícula colocada entre palavras. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Um classificador é um elemento abundante em cada língua e pressupõe um tipo definido de sinalização.
( V ) Na Libras, os classificadores se configuram como marcadores de concordância de gênero, que podemos visualizar quando são sinalizadas pessoas, animais e/ou coisas. 
( V ) Um classificador pode ser identificado como uma desinência que acompanha um verbo no estabelecimento de uma concordância. 
( V ) As configurações de mão são reconhecidas como classificadores, pois funcionam como marcadores de concordância.
6-Para que possamos compreender os parâmetros usados na Língua Brasileira de Sinais e para que servem os diferentes níveis linguísticos, são apresentados a nós os parâmetros de configuração de mãos, o ponto de articulação e movimento. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Na configuração de mãos, a pessoa pode usar a mão de sua preferência ou realizar o sinal com a duas mãos, dependendo do sinal que está sendo realizado.
( V ) O ponto de articulação indica o local onde vai ser realizado o sinal.
( F ) Sobre as configurações de mãos, ela indica o local onde realiza o sinal.
( V ) O movimento, conforme a intensidade, representa noções de pluralidade.
7-A Libras possui autonomia estrutural, ou seja, ela não é um simples soletramento ou tradução das palavras do português. A Libras possui sistema de gramática, morfologia própria da língua. Quanto aos sinais da Libras, analise as seguintes sentenças:
I- Sinais icônicos: esses tipos de sinais representam a imagem igual ao formato do objeto. CORRETA
II- Sinais arbitrários: são os sinais que não apresentam nenhuma semelhança com o objeto. CORRETA
III- Sinais icônicos: são os sinais que mudam de significado, dependendo do local do corpo onde ele é realizado. ERRADA
IV- Sinais arbitrários: são os sinais que representam a imagem igual ao formato do objeto. ERRADA
8-É comum na estruturação de qualquer língua a existência de verbos e, no caso da Libras nós vamos encontrar os verbos com marca de concordância e aqueles sem marca de concordância. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Os verbos que não apresentam marcas de concordância.
II- Os verbos que detém marcas de concordância integram três subgrupos distintos: os que possuem concordância número-pessoal, os que possuem concordância de gênero e os que apresentam concordância com a localização.
III- Os verbos que possuem concordância de gênero integram um dos subgrupos dos verbos que apresentam marcas de concordância.
( I ) Quando o aluno surdo apresenta: “eu ESTUDAR UNIASSELVI” (eu estudo na UNIASSELVI), ele está utilizando o verbo no infinitivo, não apresentando, portanto, marca de concordância.
( III ) O aluno surdo, ao apresentar a sentença “ boi ANDAR” (configuração da mão em 5 ou 5, palma para baixo), está implícita, por meio da configuração de mão, uma concordância de gênero.
( II ) Quando o aluno surdo representa: “RESPONDER” (eu respondo a você), ele está colocando que existe uma concordância entre sujeito e objeto. Há uma demarcação da pessoa no sinal que ele demonstra. Na apresentação deste verbo, visualiza-se uma concordância número-pessoal.
9-A Língua Brasileira de Sinais constitui-se em uma combinação de configurações, movimentos e pontos de articulação, que possibilitam a comunicação de ideias, valores, fatos, pensamentos e ações. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identificação de pessoas que convivem ou são próximas de pessoas surdas. 
II- Configuração de mãos.
III- Expressão facial/corporal.
IV- Movimento.
( III ) Para o aluno com surdez, é de fundamental importância para a compreensão de certos sinais a expressão que é feita tanto por meio do rosto como do corpo. 
( I ) Para identificação de pessoas do convívio dos surdos, geralmente estes se servem de características pessoais para identificá-las, para sinalizá-las em sua comunicação.
( II ) Depende de cada pessoa, nos destros é comum a utilização da direita, os canhotos com a esquerda, e podemos encontrar também aqueles que se servem das duas mãos. 
( IV ) O aluno serve-se de sua intensidade ou então da representação de pluralidade para elaboração de determinados sinais, que buscam demonstrar, por exemplo, um movimento rápido.
10-Cada língua tem suas especificidades estruturais, e com a Língua de Sinais não é diferente. Ela tem parâmetros que constituem seus níveis linguísticos. Sobre esses parâmetros que estruturam os níveis linguísticos na Língua de Sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O primeiro parâmetro é a configuração de mãos, isto é, a formacomo a mão se apresenta vai demonstrar o sinal, a palavra ou a letra que se deseja expressar.
( V ) A configuração de mãos depende da pessoa que está apresentando, pois esta pode ser feita só com a mão direita, só com a esquerda ou então com as duas mãos. Isto depende da singularidade de cada pessoa.
( F ) O ponto de articulação é o parâmetro de nível linguístico que permite verificar o local onde acontece o sinal ou onde se deve escrever a palavra solicitada. 
( V ) Outro parâmetro entre as diferentes formas que integram os níveis linguísticos na Língua de Sinais é o chamado movimento, que, dependendo do que se deseja representar, pode expressar intensidade ou ainda a noção de pluralidade.

Continue navegando

Outros materiais