A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
118 pág.
historia colonial

Pré-visualização | Página 1 de 14

HIST. BRASIL COLONIA 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Segundo Sérgio Buarque de Holanda, no livro Raízes do Brasil, os portugueses eram dotados de um "espírito aventureiro" essencial para empreender a busca pelo caminho das Índias. Vários fatores contribuíram, segundo o autor, para o pioneirismo português na descoberta de novas terras no período moderno. Qual dessas alternativas NÃO se relaciona ao pensamento do autor em questão:
	
	
	
	
	a falta de uma hierarquia mais rígida naquela sociedade, onde a burguesia nascente acabou por adotar os valores da nobreza.
	
	
	a vontade de enriquecer sem muito esforço e trabalho, em função da ausência de uma "ética protestante", comum em outras regiões da Europa.
	
	
	a presença de alianças e interesses entre a burguesia e parte da nobreza que apoiava a Revolução de Avis.
	
	 
	a presença de rupturas traumáticas entre a burguesia nascente e a nobreza, tendo cada grupo social pensamentos, modo de agir e viver completamente distintos.
	
	
	a ausência do feudalismo em Portugal, que permitiu a ousadia portuguesa .
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não contribuiu para o pioneirismo das expansões portuguesas:
	
	
	
	
	Existência de um espírito cruzadístico para a expansão da fé católica.
	
	
	Conhecimento das técnicas de navegações.
	
	
	Localização geográfica que facilitava a busca por novas terras no Atlântico.
	
	 
	Aliança com os mulçumanos que possuíam capital para investir nas colônias.
	
	
	Centralização da monarquia que possibilitou maiores investimentos do Estado.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		A expedição realizada por Martim Afonso de Sousa realizada nos idos de 1532 tinha como objetivo:
	
	
	
	
	Propor uma trégua em relação às invasões francesas.
	
	 
	Realizar o reconhecimento da costa litorânea do território e realizar as primeiras ações para ocupação efetiva através das experiências agrícolas.
	
	
	Implantar o sistema de governo geral.
	
	
	Defender as comunidades indígenas da escravidão e maus tratos.
	
	 
	Trazer a primeira leva de negros submetidos à condição de escravos.
	
	
	
		
	
		4.
		Ao examinar as estruturas sociais e culturais dos grupos indígenas do tronco linguístico tupi, o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes apontou algumas das principais características desses grupos. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, essas características.
	
	
	
	 
	Organização social baseada nas relações de parentesco e na monogamia.
	
	
	Organização produtiva baseada no uso da mita, tal como entre os incas.
	
	 
	Organização social baseada nas relações de parentesco e na poligamia.
	
	
	Organização política baseada na centralização da burocracia do Estado, tal como entre os maias.
	
	
	Completa ausência de organização social, o que demonstra como esses grupos eram atrasados em relação aos grandes impérios indígenas da América espanhola.
	
	
	
		
	
		5.
		Nas comemorações do quinto centenário da descoberta do Brasil teve início uma discussão historiográfica que questionava e rejeitava a palavra "descobrimento". Dentre essas novas correntes historiográficas, uma corrente defendia o "achamento", enquanto outra preferia "encontro" e outra, ainda, "invasão". Todas elas apresentam suas razões para essa defesa. Assinale, abaixo, qual a explicação que NÃO representa nenhuma dessas novas correntes que se opõem ao "descobrimento".
	
	
	
	 
	Para uma corrente mais próxima à Antropologia, os habitantes das Américas eram, na época dos descobrimentos, superiores, em número, aos habitantes da Europa. No século XIX, o continente americano era considerado pouco habitado. Logo, o que ocorreu entre a época dos descobrimentos e o século XIX foi a aniquilação desses povos. Portanto, para essa corrente, não houve o descobrimento das Américas, mas uma invasão.
	
	 
	Pode-se dizer que o descobrimento do Brasil ocorreu por acaso, em virtude de uma calmaria que a expedição de Cabral encontrou pelo caminho que o afastou de sua rota original, fazendo com que viesse descobrir o Brasil.
	
	
	Para reforçar a tese contrária ao descobrimento "por acaso", há mapas chineses, do tempo de suas expedições exploratórias no século XIII onde podemos observar a representação dos continentes africano, australiano e americano, assim como já está representada a forma circular da Terra.
	
	
	O Tratado de Tordesilhas dá claros indícios de que havia o conhecimento de que existiam novas terras no local onde foi traçada a linha imaginária do Meridiano de Tordesilhas.
	
	
	Para o historiador espanhol Sanchez de la Cuesta, o que aconteceu em 1500 foi um encontro, isto é um contato entre povos, culturas e civilizações.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Dentre os principais fatores que contribuiram para as expansões marítimas e comerciais portuguesas pode-se destacar EXCETO a:
	
	
	
	 
	necessidade importar de mão de obra indígena para trabalhar na lavoura européia.
	
	
	expansão da fé católica.
	
	
	busca pelo comércio de especiarias
	
	
	grave crise econômica que assolou a Europa no final da Idade Média.
	
	
	procura de metais preciosos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Leia as afirmativas abaixo e em seguida escolha a opção correta: I A chegada de Pedro Álvares Cabral à América portuguesa ocorreu quando Portugal e Espanha eram países concorrentes e disputavam o controle da navegação pelas águas do Oceano Atlântico. II A população que habitava a América portuguesa, antes da chegada dos europeus, foi capturada e transformada em escrava para servir a produção do tipo Plantation. III As motivações para a expansão marítima iam além das comerciais, já que nos séculos XV e XVI havia o desejo de expandir a fé Católica.
	
	
	
	 
	b) Apenas I e III
	
	
	e) Apenas I
	
	 
	a) I e II e III
	
	
	c) Apenas III
	
	
	d) Apenas II
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		O uso do conceito descobrimento para definir a chegada dos europeus à América foi muito debatido entre os historiadores, por ocasião das comemorações dos 500 anos do continente. Sobre essa problemática, podemos afirmar que:
I)a adoção dessa palavra, no século XVI, estava influenciada por um sentimento de superioridade, já que os europeus acreditavam que a sua visão de mundo era única possível e por isso superior a dos indígenas.
II)o fato de os índios não fundirem os metais e andarem nus constituíram as principais razões pelas quais o europeu chamou a chegada à América de "descobrimento".
III)o eurocentrismo, ou seja, a idéia de que a cultura europeia é superior em relação a de outros povos justificava a imposição da cultura deles sobre os indígenas.
Estão corretas as afirmações:
	
	
	
	
	Apenas a I;
	
	 
	Apenas I e III;
	
	
	Apenas a III.
	
	 
	Apenas a II e III;
	
	
	Apenas a I e II;
		
		Segundo o sociólogo Florestan Fernandes, um grupo linguístico específico foi o protagonista na resistência à conquista portuguesa do território sul-americano. Assinale, entre