Buscar

TRABALHO LAIS 2]

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL GODOFREDO MACHADO
ESCOLA ESTADUAL GODOFREDO MACHADO
LAIS CRISTINA Nº18
GRECIA
São José dos Pinhais
2018
LAIS CISTINA Nº18
GRECIA
Trabalho solicitado pela professora Sandra na disciplina de Geografa, para a turma do nono ano A da Escola Estadual Godofredo Machado – Ensino Fundamental.
São José dos Pinhais
2018
SUMARIO
INTRODUCÃO 1
DESENVOLVIMENTO 2
CONCLUSÃO 5
SITES 6
INDRODUÇÃO
	
	Neste trabalho irei falar sobre a Grécia Antiga e Atual. Sobre a Grécia Antiga irei fala dos aspectos culturais como seus costumes e tradições, e também sobre o que os gregos desenvolveram, como a filosofia e a mitologia.
Sobre a Grécia Atual irei falar um pouco de sua economia e dados gerais, como densidade demográfica e população geral.
1
GRÉCIA ANTIGA
A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como um país de muita cultura. Eu irei falar um pouco de cada uma das coisas que os Gregos desenvolveram, como a filosofia, as artes, os esportes, entre outros.
Filosofia
A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante a o Período Clássico da Grécia (século V AC). Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existência humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filósofos gregos Platão e Sócrates. Podemos citar também Tales de Mileto, importante filósofo, matemático e astrônomo da Grécia Antiga.
Esportes
 
Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olímpia. Era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses). Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natação, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpíadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heróis.
Mitologia
 
Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As estórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Tróia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.
Teatro
 
Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga.
  
Democracia
 
A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.
 	2
Religião 
Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, assim como a maioria  dos povos da Antiguidade. Mas, ao contrário dos outros povos, tinham uma grande intimidade com seus deuses, pois acreditavam  que eles estavam a serviço das pessoas. 
            
Os deuses gregos possuíam características humanas, defeitos e qualidades, fraquezas e paixões. A diferença existente entre eles e os humanos é que os deuses eram imortais.
Os gregos acreditavam na existência de 12 grandes divindades, (linkar com mitologia grega) que se reunião em seus tronos no alto do Monte Olimpo, onde moravam. O pai de todos os deuses era Zeus, casado com Hera. Apolo era o deus do Sol e protetor das artes, Ares era o deus guerra, Posêidon, do mar. Afrodite era a deusa do amor, e Palas Atena, da sabedoria, entre outros.
Geralmente, esses deuses e deusas eram associados a fenômenos naturais. A arma de Zeus, por exemplo, era o raio – as tempestades seriam efeito de sua cólera. Por sua vez, os terremotos, que eram comuns na Grécia, eram explicados pelo mau-humor de Posêidon, que batia com seu tridente no fundo do mar.
Costumes e Tradições
Dança
A Grécia é um dos poucos países do mundo onde as danças populares são praticadas hoje com o mesmo entusiasmo com que eram praticadas antigamente. A dança sempre desempenhou um papel importante na vida dos gregos e é praticada por uma infinidade de motivos, desde expressar sentimentos e celebrar festas religiosas e vitórias bélicas, até garantir a fertilidade, superar a depressão e curar doenças. A dança tradicional é transmitida de geração em geração, e, desta forma, mantém-se a identidade nacional. 
Comemorações
-Os gregos expressam sua alegria de uma forma muito peculiar: jogar pratos no chão para quebrá-los. Este tradicional modo de expressar a felicidade foi sendo ampliado a diferentes comemorações como o aniversário, o casamento e as reuniões familiares.
-Os gregos também têm o hábito de comemorar o dia do santo ao qual devem seu nome. Todos aqueles que têm o nome de um santo da Igreja Católica festejam o seu dia. Nesta data, seus familiares e amigos o visitam para felicitá-lo e dar-lhe um presente, como se se tratasse do aniversário. Para os gregos, o dia de seu santo é mais importante que o aniversário.
-Uma das maiores comemorações gregas é o carnaval, conhecido como "Apokries". Tradicionalmente, ele começa dez semanas antes da Páscoa ortodoxa grega e termina no fim de semana antes da "Segunda-Feira da Purificação", no primeiro dia da Quaresma. "Apokria" significa "adeus" à época de comer carne, ou abstinência de carne, "Apo-kreo" quer dizer "longe da carne". As pessoas usam fantasias de carnaval e comemoram nas ruas e bares, jogando confetes coloridos entre si. O mais famoso desfile de Carnaval é realizado na cidade de Patras. Acredita-se que este costume tenha raízes pagãs e que sua origem esteja relacionada com as antigas festas de veneração a Dionísio, o deus do vinho.
3
GRECIA ATUAL
Agora, falarei um pouco da Grécia Atual, de sua economia e alguns dados gerais.
LOCALIZAÇÃO: região Sudeste da Europa.
CLIMA DA GRÉCIA: mediterrâneo
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: gregos 96,5%, outros 3,5%  (dados demográficos de 2015).
 
IDIOMA: grego (oficial )
 
RELIGIÃO: cristianismo (92,9%) , outras (4,7%), sem religião e ateísmo (2,4%).
 
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 86,77 hab./km2 (ano de 2017 - estimativa)
 
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 0,2% ao ano (2010 a 2015).
 
TAXA DE ANALFABETISMO: 2,7% (estimativa 2015).
 
IDH: 0,866 (Pnud 2015) 
 A Grécia atual tem cerca de 11 milhões de habitantes, sendo a cidade de Atenas sua capital. O território da Grécia faz limite com a Bulgária, a Macedônia, a Albânia e a Turquia.
 A população da Grécia vive concentrada, principalmente, na região urbana. As maiores cidades do país são Tessalônica e Atenas.
 As principais atividades econômicas do país são a agricultura, a pecuária ovina, as atividades industriais, as atividades extrativistas, o setor agro alimentício e de bens de consumo não duráveis. As exportações da Grécia se concentram em frutas, azeite de oliva, vinhos, tabaco e produtos têxteis.
 Apesar de ser membro da União Europeia, a Grécia ainda é considerada um país pobre, que tenta modernizar sua agricultura e rede de transportes. O país recebe apoio e investimentos de outros países da União Europeia para tentar controlar seu déficit público e sua inflação. Hoje, a Grécia é um país com uma taxa elevadade desemprego
4
CONCLUSÃO 
Eu conclui que a Grécia é um país que não conhecemos realmente, pois eu não sabia que era um país pobre e que havia inventado tanta coisa. Eu escolhi a Grécia principalmente por causa de sua cultura, que é bem vasta.
5
SITES
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/grecia-na-atualidade.html
https://www.suapesquisa.com/paises/grecia/
http://www.universia.com.br/estudar-exterior/grecia/viver/cultura-tradices/1824
http://www.sohistoria.com.br/ef2/grecia/p5.php
https://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cultura_grega.htm
6

Continue navegando