Buscar

Casos concretos IED

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Casos concretos
Leia o caso abaixo relatado:
Um ônibus da Auto Viação Matassapo Ltda. bateu de frente como caminhão da Empresa de Transportes Carga Pesada, que invadira a pista contrária, caracterizando contra-mão de direção. Vários passageiros do ônibus ficaram gravemente feridos e ajuizaram ação de indenização em face da Auto Viação Matassapo. Em sua defesa, esta alegou a culpa exclusiva do motorista do caminhão, por ter dirigido pela contra-mão de direção. A sentença julgou procedente os pedidos, porque com base na Súmula 187 do Supremo Tribunal Federal, : “A responsabilidade contratual do transportador, pelo acidente com passageiro não elidida por culpa de terceiro, contra o qual tem ação regressiva.” A  sentença fundamenta, inclusive, que esta súmula foi transformada em texto legal no artigo 735 do Código Civil, de 2002, em vigor. 
A seguir, responda:
a)  O caso acima faz referência a uma Súmula do STF. Afinal, o que é uma Súmula?
R:Conjunto de jurisprudências emanadas do tribunal superior, cujo entendimento sobre aquela questão jurídica já está pacificado dentro daquele tribunal e através de votação transformam aquela jurisprudência em súmula daquele tribunal.
b)  Inconformado com a sentença o proprietário da empresa de ônibus quer que se advogado recorra da sentença.  Para tal ele precisa pesquisar na doutrina e responder explicitando, o que vem a ser jurisprudência se a jurisprudência do STF pode ou não considerada fonte formal do direito. Vamos ajudá-lo
Resposta :Jurisprudência é o conjunto de decisões jurídicas proferidas pelos juízes ou tribunais sobre uma determinada matéria. Ela é considerada uma fonte formal do direito. 
                                                                                                                                                                                                                     c)  Podemos afirmar que a jurisprudência se constitui em fonte do direito no momento em que o juiz a levou em conta para decidir a questão? Por quê?Resposta Ela já era jurisprudência antes do juiz deicidir utiliza-la
 
d)  A interpretação feita pelos tribunais dos artigos de lei é fonte do direito (inspiram a criação de normas jurídicas) ou representam meios de integração do direito (ajustam normas existentes às situações concretas postas em juízo)?
PLANO DE AULA 6
A Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro celebrou, em 1987, contrato de promessa de compra e venda de um imóvel com Mauro dos Santos, pagável em 240 prestações mensais e reajustáveis. Faltando 85 parcelas, Mário, sem condições financeiras, interrompe os pagamentos, o que acaba por figurar descumprimento contratual por infração da cláusula “h” do compromisso de compra e venda. Tendo regularmente notificado Mário, a Companhia ajuíza ação visando à resolução do contrato, destacando a cláusula que prevê a rescisão de pleno direito, no caso de atraso de mais de três prestações (o que de fato ocorreu), assim como a perda de todas as parcelas pagas. Em sua defesa, Mário alega ser injusta e abusiva a cláusula que impõe a perda das parcelas pagas, inclusive porque representam muito mais da metade do total contratado. Afirma que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, vigente a partir de 1990, impõe pena de nulidade das cláusulas abusivas. Assim, requer que o juiz declare a nulidade daquele dispositivo do contrato, determinado a devolução das importâncias pagas.  
 
a) O juiz deve reconhecer a incidência das regras do Código de Proteção e Defesa do Consumidor no caso acima, apesar deste só ter entrado em vigor três anos após a realização do contrato? 
 Resposta: Não, porque trata-se de ato jurídico perfeito,não podendedo a lei nova retroagir e atingir esse ato jurídico já celebrado.
b) O que significa ato jurídico perfeito? Podemos dizer que o contrato existente entre Mário e a Companhia Estadual de Habitação é um ato jurídico perfeito? Justifique.
Resposta: É aquele ato realizado em determinada época seguindo todas as exigências legais,que a lei exigi para que ele pudesse ter validade, tendo sido finalizado. Sim ,pois foi realizado de acordo com a legislação e dentro da legalidade da época.
c)  O que significa o fenômeno da ultratividade da lei? Seria este um caso de ultratividade ou de retroatividade da lei? Justifique.
Resposta: O fenomeno da ultratividade da lei quando uma é revogada e ela deixa de vigorar daquele tempo em diante ,porém ele permanece em vigência no passado.Seria o caso da ultratividade pois a nova lei não pode retroagir a atingir o ato jurídico perfeito já celebrado .Isso dá segurança aos atos juridicos celebrados é o equilíbrio do direito segundo Paulo Nader.
PLANO DE AULA 8
LEI ANULA CARTEIRA DE IDENTIDADE
... Sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em 97, a lei 9.454 instituiu um só registro de identidade civil para os brasileiros e limitou a validade dos atuais documentos civis por cinco anos. O prazo venceu em abril de 2002 sem que a lei fosse regulamentada. O governo não tirou a lei do papel nem para definir o órgão que centralizaria a criação do cadastro nacional único, mas a lei está em vigor... . (Folha de São Paulo – 15.6.03 - C-7)
 
 
Assim, a referida lei foi assinada em 8 de abril de 1997 e publicada no dia seguinte no D.O. da União, mas não foram fornecidas à população condições para a substituição dos documentos.
 
a)    Os requisitos formais da vigência da lei foram atendidos? Neste caso, quais os requisitos? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim, pois passou pelo devido processo legislativo, foi sancionada, promulgada e entrou em vigor. Portanto é lei.
 
 
 
b)   Afinal, a lei entrou em vigor ou não? Justifique explicitando.
Resposta: A lei entrou em vigor porem não foram dadas as ferramentas necessárias para haver a devida regulamentação. A lei não tem eficácia jurídica nem social.
 
 
 
PLANO DE AULA 9
É publicada no Diário Oficial Lei Federal dispondo sobre a proteção ambiental. Quanto à vigência, validade e eficácia social desta lei, pode-se afirmar que sua:
 
A) vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, sendo ela válida e eficaz se efetivamente obedecida e aplicada;
B) vigência se inicia necessariamente quarenta e cinco dias após a publicação, sendo ela válida se compatível com a Constituição, observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção e eficaz se efetivamente obedecida e aplicada;  
C) vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, sendo ela válida se compatível com a Constituição, observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção e eficaz se efetivamente obedecida e aplicada;
D)vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, sendo ela válida e eficaz se produzida por órgão competente, observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção;
E)vigência se inicia necessariamente no dia da publicação, sendo ela válida se efetivamente obedecida e aplicada e eficaz se produzida por órgão competente, observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção. 
João da Silva alugou imóvel de propriedade de Antônio das Neves, pelo prazo de 30 meses, sendo ajustado na cláusula quarta do contrato de locação que: “Em caso de mora do LOCATÁRIO, o pagamento de aluguel ou encargos convencionados, a importância devida ficará sujeita à correção calculada de acordo com os índices que estiverem em vigor, e acrescida da multa de 10% (dez por cento).” 
 
a) Identifique, no caso, a partir dos dados que foram conferidos, quais os elementos integrantes da relação jurídica.
 
Resposta:Sujeitos(Ativo e passivo) ,Objeto(bem imóvel),Fato Jurídico(locação),Garantia(lei),vínculo (contrato).
b)    O que é direito subjetivo propriamente dito? Qual é o direito subjetivo do locatário ? E o direito subjetivo do locador?
Resposta: O locatário tem a faculdade de cobrar o aluguel e o locador o direito de cobrar do locatário a entrega do imovel.
Marque (V) verdadeiro ou (F) falso
a)  (  F  ) Toda relação social é uma relação jurídica.
b)  (V  ) Instituto jurídico é o complexo das normas que contém a disciplina jurídica de uma dada relação jurídica.
a)    (  F  ) No direito de propriedade, podemos afirmar que existe uma relação jurídica entre o homem e a coisa.
b)    (  V  ) Os animais não são sujeitos de direitos.
 
 
 
 
PLANO DE AULA 11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais