Buscar

Planejamento Curricular e Identidade Cultural

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CURRÍCULO
Profa. Mirtes Lira
Recife - PE
2014
- Imagine uma situação em que você seja responsável por coordenar o planejamento curricular, por decidir acerca do currículo a ser estabelecido na escola.
SITUAÇÃO PROBLEMA
CURRÍCULO
CULTURA
IDENTIDADE
Qual o sentido será atribuído a cultura?
Qual o sentido de cultura que melhor designa a natureza da transmissão cultural da escola?
A cultura transmitida na escola é a mesma que aprendemos nos outros espaços sociais ?
Quais os elementos da cultura devem ser selecionados ?
Qual é a concepção de currículo?
Como definir o que é relevante e substancial no currículo?
Como dialogar com a escola sobre o currículo a ser implantado?
Se o currículo é documento de identidade, como pensar as escolhas dos profissionais na escola?
Qual é a relação das políticas curriculares com a identidade docente?
O que vem a ser identidade cultural ?
Expressão da função socializadora da Escola.
Instrumento que cria toda gama de usos, de modo que é elemento imprescindível para compreender o que costumamos chamar de prática pedagógica.
Está estreitamente relacionado com o conteúdo da profissionalização dos docentes.
No currículo se entrecruzam componentes e determinações muito diversas: pedagógicas, políticas, práticas administrativas, de inovação pedagógica.
É o ponto central de referência na melhoria da qualidade de ensino, na mudança das condições práticas, no aperfeiçoamento do professores, na renovação da instituição escolar em geral e nos projetos de inovação dos centros escolares.
Concepções de Currículo
O QUE É CURRÍCULO?
• Enquanto projeção do projeto pedagógico, o currículo define o que ensinar, o para quê ensinar, o como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática.
• Etimologicamente, significa “o ato de correr, percurso” (do verbo latino currere = correr).
• No linguajar comum ainda predomina a ideia de currículo como o conjunto das disciplinas que o aluno deve percorrer, ou seja, o plano de estudos ou a grade curricular.
Significados mais ampliados do termo surgem no inicio do séc. XX, identificando quase sempre o conjunto de saberes e/ou experiências que alunos precisam saber adquirir/vivenciar em função de sua formação
CURRÍCULO
Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
As experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.
Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. 
Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus de escolarização.
- Experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio as relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes (MOREIRA, CANDAU, 2000).
Currículo no Processo de seu Desenvolvimento
1. Currículo Prescrito: orientação do que deve ser seu conteúdo, principalmente em relação à escolaridade obrigatória. Aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular, servem de ponto de partida para a elaboração de materiais, controle do sistema.
2. O Currículo apresentado aos Professores: Existe uma série de meios, elaborados por diferentes instâncias, que costumam traduzir para os professores o significado e os conteúdos do currículo prescrito (livro-texto)
3. O Currículo Moldado pelos Professores: O professor é um agente ativo muito decisivo na concretização dos conteúdos e significados dos currículos, moldando a partir de sua cultura profissional. 
4. O Currículo em Ação: É na prática real, guiada pelos esquemas teóricos e práticos do professor, que se concretiza nas tarefas acadêmicas, as quais, como elementos básicos, sustentam o que é a ação pedagógica.
5. O Currículo Realizado: As consequências do currículo se refletem em aprendizagem dos alunos, mas também afetam os professores, na forma de socialização profissional, e inclusive se projetam no ambiente social, familiar, etc.
6. O Currículo Avaliado: Através do currículo avaliado se reforça um significado definido na prática do que é realmente. 
Níveis de Currículo
Currículo formal: refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal
expresso em diretrizes, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. O currículo formal ou oficial é aquele conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente como por exemplo, os PCN´s.
Currículo real: é o currículo que, de fato, acontece na sala em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É a execução do plano, é a efetivação do que foi planejado, mesmo com as mudanças do percurso.
Currículo oculto: essa denominação refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciados na escola
TEORIAS SOBRE O CURRÍCULO
Algumas teorias sobre o currículo apresentam-se como teorias tradicionais, que pretendem ser neutras, científicas e objetivas, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós-críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder.
CULTURA
Cultura – conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo (MOREIRA, CANDAU, 2000).
Que entendemos pela palavra cultura ?
Séc. XV: se refere a cultivo da terra, de plantações e de animais.
Séc. XVI: passa-se a falar em mente humana cultivada (somente alguns indivíduos, grupos ou classes sociais apresentam mentes e maneiras cultivadas.
Séc XVIII: consolida-se o caráter classista da ideia de cultura 
Séc. XX: a noção de cultura passa a incluir a cultura popular. Diferenças e tensões entre os significados de cultura elevada e de cultura popular.
Originado do Iluminismo: associa a um processo secular geral de desenvolvimento social.
Visão antropológica: “culturas” – corresponde aos diversos modos de vida, valores e significados compartilhados por diferentes grupos e períodos históricos.
Ciências Sociais: prática social, não como coisa (artes) ou estado de ser (civilização).
COMO ENTENDER, ENTÃO, AS RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E CULTURA?
- A relação entre currículo e cultura tem sido examinada pelas teorias críticas do currículo, especialmente no que diz respeito a seletividade da cultura escolar.
No Brasil, a discussão sobre currículo e cultura tem sido desenvolvida nos últimos anos com influência dos estudos culturais e das discussões norte-americanas sobre multiculturalismo. Tem sido especialmente relevante nessa área o trabalho de Silva (1999), Canen e Moreira (2001), Moreira e Macedo (2002) e Moreira (2003). 
- Todo currículo compreende uma seleção de elementos da cultura, considerados válidos para serem transmitidos nas escolas.
IDENTIDADE
- A identidade só faz sentido numa cadeia discursiva de diferenças: aquilo que “é” é inteiramente dependente daquilo que não “é” (Silva 2011). 
- É um processo de construção do sujeito historicamente situado.
- A identidade não é uma essência, não é um dado ou um fato - seja da natureza, seja da cultura [...] é uma construção, um efeito, um processo de produção, uma relação, um ato performativo. 
- A identidade é instável, contraditória, fragmentada, inconsistente, inacabada. 
- A identidade está ligada a sistemas de representação. A identidade tem estreitas conexões com relações de poder (SILVA, 2011, p.96-97).
IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
- É fruto de interações sociais complexas nas sociedades contemporâneas e define um modo de ser no mundo, num dado momento, numa dada cultura, numa dada história (Gatti, 1996).
- Reafirmação das práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas.
- A identidade docente consubstancia-se pela mobilização de saberes, entendendo que estes encerram um projeto de ação ativando recursos administrativos, contextuais, técnicos, experienciais, pedagógicos e científicos. Os saberes docentes são produzidos por significados, que justificam complexidades teóricas e práticas elaboradas (Therrien, 1995).
- Se constitui de acordo com o currículo proposto, isso porque, defende-se que existe uma relação estreita entre o currículo e a produção da identidade profissional docente. 
COMO ENTENDER, ENTÃO, AS RELAÇÕES ENTRE 
CURRÍCULO E IDENTIDADE?
- No contexto específicos das escolhas e referenciais que compõem o currículo, trata-se a identidade do fazer pedagógico, como algo que está em diversos lugares, porém com características diferentes em cada lugar e mesmo assim diferentes entre si. 
- Para pensar na identidade em nossa realidade escolar precisamos nos remeter às diversas realidades curriculares presentes nas escolas. Portanto, este é um elemento inserido num currículo escolar que está em constante transformação e inserido em uma guerra de forças no qual os sujeitos nem sempre percebem este movimento ligado às relações estabelecidas de poder.
- Ao definir o que vem a ser currículo, Silva (2011, p.150) afirma que “currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento. O currículo é documento de identidade”.
- Currículo é uma questão de saber, identidade e poder, por isso, é inegável nessa concepção, o papel formativo que o currículo possui. 
- O currículo é a construção de nós mesmos como sujeitos, e está envolvido em um processo de constituição e de posicionamento, de constituição do indivíduo como sujeito de um determinado tipo e de seus múltiplos posicionamentos no interior das divisões sociais e por isso, o currículo, em conjunto com outros discursos, nos faz ser o que somos (Silva, 2011).
CURRÍCULO		CULTURA		IDENTIDADE
O currículo é lugar, espaço, território.
O currículo é relação de poder.
O currículo é trajetória, viagem, percurso.
O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade.
O currículo é texto, discurso, documento.
O currículo é documento de identidade (SILVA, 2011).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais