Buscar

Trabalho GPS

Prévia do material em texto

ALUNOS: LUCAS CHIELA E EDUARDO MARCOLIN
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA
TURMA: SÁBADO DE MANHÃ
Questões
1 – Como o sistema de posicionamento por satélites evoluiu no mundo?
	O primeiro sistema de posicionamento por satélite foi o TRANSIT, formado por 7 satélites, anos depois o lançamento do NAVSTAR (GPS), revolucionou as técnicas de posicionamento e começou a ser aderido em praticamente todas as atividades humanas que necessitavam de um posicionamento, depois foi lançado pela União Soviética o GLONASS, seguido do GALILEO (exclusivo para uso civil) em 2006 e por último o BEIDU, sistema de posicionamento de origem chinesa). 
2 - Os sistema GNSS é composto por quantos sistemas individuais? Quais são eles?
	É composto por 3 sistemas individuais, utilizados para determinar a posição tridimensional em qualquer lugar do planeta em que habitamos. São eles a latitude, a longitude e a altura elipsoidal, ou também X, Y e Z, ou coordenadas planas E, N e H.
3 – Quais são as vantagens do uso do sistema GNSS para a Geomática?
	Para a Geomática, o sistema GNSS possui vantagens como: as estações de medição não necessitam ser intervisíveis, as medições podem ser realizadas sob quaisquer condições climáticas, o sistema opera 24 horas por dia, um receptor não precisa saber do outro para a coleta de dados, isso se faz de forma independente, abrange mundialmente e possui alta precisão de velocidade, posição e tempo.
4 – Explique como funciona o posicionamento de pontos a partir da tecnologia GNSS.
	Também chamado de PPP (Posicionamento por Ponto Preciso). Necessita de uma infraestrutura bastante alta para gerar os cálculos e informações precisas e correções aos erros dos relógios dos satélites. O PPP é baseado somente nas órbitas e relógios dos satélites GPS, ele permite processar observações GPS efetuadas em qualquer lugar e hora do dia.
5 – O que é o sistema GPS? Quais são os sinais emitidos por esse sistema?
	É o sistema de posicionamento global, é um sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição e sua informação horária. Cada satélite GPS transmite dois sinais de rádio um para uso civil com precisão em metros e outro para uso militar estadunidense com precisão em centímetros
6 – Como funciona a pseudodistância no cálculo da distância no sistema GPS?
	É a medida de distância entre a antena do satélite, no instante de transmissão do sinal, e a antena do receptor, no instante de recepção. É denominada pseudo por diferir da distância original, isto se dá pela influencia dos erros de sincronização entre os relógios do satélite e do receptor.
7 – Como funciona a fase da portadora no cálculo da distância no sistema GPS?
	A fase portadora no cálculo da distância é medida contado o total de ciclos da onda portadora e multiplicando pelo comprimento nominal da onda através da fórmula, os receptores que observam as fases das portadoras têm a capacidade de contar a quantidade de ondas recebidas a partir do começo da observação.
8 - Explique como funciona o método de posicionamento absoluto.
	Este método caracteriza-se pela escolha de apenas um receptor GNSS para determinar as coordenadas de um ponto sobre a superfície do planeta em que vivemos, utilizando de efemérides transmitidas, referidas ao sistema de referência tudo isto vinculado ao sistema de localização/posicionamento por satélites.
9 - Explique como funciona o método de posicionamento relativo.
	No método de posicionamento relativo, a posição de um ponto é determinada com relação à de outros pontos, cujas coordenadas já são identificadas. Estes pontos com coordenadas conhecidas são chamados de estações de referência ou estações base. Para realizar este método o usuário precisa de dois ou mais receptores que rastreiem o mesmo satélite simultaneamente.
10 - Explique como funciona o método de posicionamento diferencial.
	Este método é aplicado para identificar erros que tenham sido causados pelo sistema Não diferencial, e eliminar estes erros associados a satélites, propagação das ondas e outros erros que podem ser gerados pelo GPS. Através deste método, podemos possibilitar um aumento da precisão da posição.
11 – Quais são as técnicas de campo utilizadas nos levantamentos com a tecnologia GNSS?
	Podemos usar os seguintes posicionamentos:
	Relativo, Relativo Estático, Relativo Estático Rápido, Relativo Semicinemático, Relativo Cinemático, Relativo a partir do código C/A, RTK E DGPS, RTK Convencional, RTK em rede, Ponto Diferencial e Ponto Preciso.
12 – O que é e como funciona a tecnologia de levantamento no modo relativo estático?
	Neste posicionamento, tanto os receptores dos vértices de referência, quanto os receptores dos vértices de interesse devem permanecer na posição estática durante todo o levantamento, que dura por um longo período. Por isso leva o nome de modo relativo estático.
13 – O que é e como funciona a tecnologia de levantamento no modo relativo cinemático (puro)?
	Para o posicionamento relativo cinemático, um ou mais receptores permanecem estacionados nos vértices de referência, enquanto os receptores que coletam os dados dos vértices de interesse permanecem em movimento. Este levantamento é apropriado para ser feito em levantamento de limite de imóveis com sinuosidade nas feições lineares, porém sua utilização em locais com obstruções é limitada.
14 – O que é e como funciona a tecnologia de levantamento no modo diferencial DGPS?]
	Consiste no cálculo e correção diferencia a partir de uma estação de GPS de referência, fixa e instalada em um ponto de posição conhecida. O software calcula a distância do receptor a cada satélite e compara com a distância medida. Estas diferenças são usadas como correções que refinam o calculo da sua posição.Este método possui uma precisão inferior ao sistema RTK e suas aplicações nos serviços de georreferenciamento de imóveis rurais fica restrito a vértices posicionados em limites naturais.
15 – O que é e como funciona a tecnologia de levantamento no modo diferencial RTK?
	Transmite instantaneamente dados de correção dos sinais de satélites, dos receptores dos vértices de referência aos receptores que determinam os vértices de interesses, proporcionando um conhecimento em tempo real de coordenadas precisas dos vértices levantados. Neste sistema obtemos os seguintes métodos: RTK Convencional e RTK em Rede.
16 - Descreva o sistema GLONASS.
	Trata-se de um sistema de localização por satélite que vem sendo desenvolvido pela Rússia desde 1976. É o único sistema de navegação global por satélite completamente operacional do mundo.
	É estruturado em três segmentos: Espacial (composto por satélites distribuídos em três planos orbitais;
	Usuário (Um receptor deve receber o sinal de quatro satélites, três para obter as coordenadas da posição e um para determinar o tempo;
Controle (Define as estações terrestres que controlam e monitoram os satélites, corrigindo suas órbitas e relógios.
17 – Descreva o sistema GALILEO.
	Possui maior precisão, maior segurança e está menos sujeito a problemas. O cálculo de posicionamento de um receptor em terra, funciona do mesmo modo que no GPS, utilizando a localização do satélite no espaço e o momento para mostrar a posição do receptor. Para que esta medida seja precisa, cada satélite possui um relógio atômico.
	Atualmente um investimento visa tornar um projeto totalmente operacional, e utilizar seus 30 satélites.
18 – Descreve o sistemaBEIDU/COMPASS.
	É um sistema totalmente desenvolvido pela China, ainda está em fase de implementação e é semelhante ao GPSnorte – americano e ao Glonass russo. O sistema Beidu é composto por 3 satélites e possui aplicações de cobertura limitada. Já o Compass atua com 10 satélites, mas os planos são para que opere com 35 satélites. Após sua conclusão, deverá fornecer cobertura ampla e aplicações em áreas como serviços, distribuições tecnológicas, desenvolvimento de produtos, equipamentos e outros para a China e seus parceiros.

Continue navegando