Buscar

Portfólio Oficina de Cartografia

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO ead 100% online
geografia
oficina de cartografia
Divisão Política Do Brasil
cidade
ano
oficina de cartografia
Divisão Política Do Brasil
Trabalho apresentado ao Curso de Geografia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Cartografia e Sensoriamento Remoto; Didática e Metodologias do Ensino de Geografia; Fundamentos Epistemológicos de Geografia; Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia; Seminário da prática lll.
Profs. Igor Fernando Santini Zanatta, Lílian Gavioli, Flávia da Silva Bortoloti, Valquíria Pires Garcia, Marcelo Augusto Rocha. 
cidade
ano
SUMÁRIO
1. OBJETIVO GERAL.........................................................................................3
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS...........................................................................3
3. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................3
3.1. RECURSOS..................................................................................................3
3.2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................................................3
3.3. AVALIAÇÃO.................................................................................................4
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................5
1. OBJETIVO GERAL
Esta oficina tem como finalidade apresentar atividades de ensino de alfabetização cartográfica buscando facilitar a aprendizagem dos alunos de forma prática e com materiais de fácil acesso às crianças.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer o país em que se vive, seus diferentes espaços e localização geográfica;
Desenvolver a capacidade de ler e interpretar mapas;
Localizar e identificaras regiões, os estados brasileiros e as capitais
Produzir mapas simples a partir do uso de convenções e referências como escala, orientação, legenda e fonte, entre outras.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. RECURSOS
Os recursos utilizados para esta oficina foram o uso de livros didáticos, mapas, fotografias aéreas e o uso do laboratório de informática. Escolhi trabalhar com o assunto sobre a divisão política do Brasil, enfatizando as regiões, os estados brasileiros, as capitais e a localização do território nacional.
3.2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Através de uma metodologia diferenciada podemos facilitar a alfabetização cartográfica com atividades lúdicas tornando o estudo mais prazeroso.
Elaborei duas atividades que ajudarão no processo de aprendizagem e na fixação dos conteúdos apresentados.
Foi entregue aos alunos um mapa mudo do Brasil, nesta atividade os alunos deverão colocar as informações básicas como: título, escala, orientação, fonte e autor e em seguida pintá-los. Com esta atividade os alunos aprenderão a desenvolver a capacidade de leitura dos elementos de um mapa e a compreender as representações que os mapas possuem.
Escala cartográfica utilizando a fotografia. Para esta atividade os alunos da sala serão divididos em duplas e iremos usar os seguintes materiais: uma fotografia 10x15 de corpo inteiro, canetinhas, papel pardo e giz de cera. Inicialmente o aluno deverá colocar o papel pardo no chão e deitar sobre o ele, em seguida o colega irá contornar o seu corpo na folha, depois de desenhar as partes do corpo e pintá-las os alunos deverão posicionar a foto 10x15 no canto inferior da folha afim de verificar quantas vezes o real foi reduzido para caber na foto. Nesta atividade será abordada a redução feita do tamanho real (altura do aluno) para a fotografia do aluno, desta forma o aluno consegue construir o conceito de escala vendo a questão da redução da escala de perto e assim compreender como é feita.
3.3. AVALIAÇÃO
As atividades propostas procura incentivar os alunos a desenvolverem a capacidade de analisar e interpretar mapas. A utilização de ferramentas como mapas, computadores, fotografias aéreas servem como reforço visual proporcionando ao aluno uma melhor localização e familiarização com as informações necessárias e básicas dos mapas.
A execução das atividades desenvolvidas faz o educando reforçar e compreender melhor o conteúdo visto, além de melhorar o entendimento sobre um determinado objeto de estudo.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos concluir que tem várias maneiras de fazer com que haja uma boa alfabetização cartográfica e que é possível ensinar geografia de maneira mais dinâmica despertando a atenção dos alunos. O ensino da cartografia de forma prática e lúdica não é tão complicada, pois a criança está conhecendo os conceitos cartográficos de forma prazerosa sem se prender ao tradicionalismo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, Glece Novaes. Divisão Política do Brasil. Disponível em: < www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=133>. Acesso em 12 de Abril de 2017.
Uol Educação Pais e Professores. Cartografia. Disponível em: < www://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/geografia-cartografia.htm >. Acesso em 12 de Abril de 2017.
Ensino de Geografia – Reflexão teórica e didática. Disponível em: < ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2012/06/alfabetizacao-cartografica-atividades.html >. Acesso em 17 de Abril de 2017.

Continue navegando