Buscar

SIRINÉIA SILVEIRA TARGINO Apol I Junho

Prévia do material em texto

SIRINÉIA SILVEIRA TARGINO 
Nota: 100 
PROTOCOLO: 2018062319551641CD6393
Disciplina(s): 
Corporações e Contexto Empreendedor
Instituições e Organização do Estado
	Data de início: 
	23/06/2018 17:15 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	23/06/2018 17:44 
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal. 
Questão 1/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o trecho de texto a seguir:
 
A Revolução Industrial do século 18 representou o momento de consolidação do capitalismo. Apesar de restrita à Inglaterra, ela foi responsável pela reordenação da economia mundial durante o século 19, pois representou a nova dinâmica capitalista, responsável por superar o mercantilismo.
O pioneirismo inglês pode ser explicado com base na existência de um Estado liberal burguês, de capitais acumulados oriundos da exploração colonial e do domínio sobre as atividades mercantis, até então de mão de obra barata, e da disponibilidade de recursos naturais.
 
Fonte: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/historia-geral/revolucao-industrial-do-seculo-18-consolida-capitalismo.htm acesso em 13/02/2015 as 16h33min
 
Analise as sentenças abaixo no que diz respeito à Revolução Industrial, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(   ) Podemos definir a Revolução industrial como: um conjunto de transformações socioeconômicas e tecnológicas responsável por consolidar o sistema capitalista.
(  ) A revolução não deve ser entendida apenas como um conjunto de inovações técnicas, novas máquinas e novos procedimentos de produção. A revolução deve ser entendida a partir da alteração estrutural (mudanças nos campos político, cientítfico, de tecnologia etc) que determinou.
(   ) Ela foi responsável pela separação definitiva entre o capital e o trabalho, pela consolidação do trabalho assalariado, pelo controle da burguesia sobre a produção e pela formação de uma nova classe social, o proletariado.
(   ) O desenvolvimento desse processo (A Revolução Industrial) determinou uma série de transformações na vida cotidiana do homem: as condições de vida e de trabalho eram caracterizadas pela miséria, o operário trabalhava cerca de 14 horas por dia em condições insalubres, não havia uma legislação trabalhista e a exploração era ainda maior em relação às mulheres e às crianças, que viviam em locais semelhantes a cortiços.
(  ) Ela não foi caracterizada  - a Revolução Industrial – pela substituição gradual do trabalho manual pelo trabalho da máquina e pela substituição da energia humana pela energia a vapor.
 
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V,V, F
	
	B
	F, V, V, F, V
	
	C
	V, V, V, V, F
Você acertou!
As 4 primeiras alternativas são de fato correto porque:
A revolução industrial só ocorreu porque houve um conjunto de fatores que conjugados que levaram a esse novo momento de organização social e econômica. Não foi um fato isolado ou apenas uma mudança tecnológica, mas um conjunto de fatores.
Essa mudança ou mudanças se processaram em todos os campos, científicos, de gestão, de tecnologia, de organização social.
A revolução industrial gerou o proletariado que não tendo mais os meios de produção, como ocorria com o artesão, não lhe restou alternativa a não ser se sujeitar a essa nova forma de organização social.
E essa sujeição foi total, tendo que trabalhar a quantidade de horas exigidas pelos donos dos meios de produção com a finalidade de ganhar para sustentar a si e a sua família.
Houve sim a substituição gradual do trabalho manual pelo trabalho da máquina, daí o nome Revolução Industrial.
	
	D
	V, F, V, V, V
	
	E
	F, F, F, V, V
Questão 2/5 - Instituições e Organização do Estado
O governo de um determinado país, preocupado com os efeitos que uma nova crise econômica mundial poderá causar na economia local, precisa tomar certas decisões voltadas à preservação dos empregos e da atividade industrial.
Considerando a situação hipotética apresentada e os conteúdos abordados no nosso material de apoio, avalie as alternativas abaixo, identificando aquelas que são compatíveis com o resultado buscado pelo governo:
 
I- Redução dos impostos que incidem sobre a atividade industrial local;
II- Simplificação dos requisitos exigidos para a abertura de novas empresas;
III- Redução dos impostos sobre a importação de bens de consumo, como roupas e brinquedos;
IV- Abertura de linhas de financiamento público para incremento tecnológico das indústrias.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas  I, II e IV, apenas.
Você acertou!
A resposta “d” é a correta. A redução dos impostos sobre a atividade industrial leva à redução dos preços ao consumidor, fomentando a economia e o consumo. A simplificação da afirmativa II diminui a burocracia, incentivando o empreendedorismo. O financiamento público, neste caso (IV), ajuda as empresas a renovar seu parque industrial, aumentando a eficiência, aumentando a produção. Já a afirmativa III, por outro lado, facilitaria a entrada de produtos estrangeiros a preços menores, prejudicando as empresas locais.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 3/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o fragmento de texto a seguir:
Segundo a Pesquisa GEM  Global Entrepreneurship Monitor 2013, publicação do SEBRAE sobre o perfil empreendedor Brasileiro, há diferenças entre os negócios, segundo seu tempo de abertura, renda proporcionada ao empreendedor e atividade econômica, assim descreve:
Empreendedores __________________ estão envolvidos na estruturação de um negócio, do qual são proprietários, mas ainda não pagou salários, pró-labores ou outra qualquer forma de remuneração pelo período de até 3 meses.
Empreendedores ___________________ administram e são proprietários de um novo negócio que pagou salário ou gerou pró-labores ou outra forma de remuneração aos donos do negócio depois de 3 meses até 42 meses.
Agora, assinale abaixo a opção que contemple os termos que complementam adequadamente as lacunas acima.
Nota: 20.0
	
	A
	Espertos, Carrascos
	
	B
	Iniciantes, Capacitados
	
	C
	Nascentes, Novos
Você acertou!
Empreendedores nascentes: estão envolvidos na estruturação de um negócio, do qual são proprietários, mas ainda não pagou salários, pró-labores ou outra qualquer forma de remuneração pelo período de até 3 meses.
Empreendedores novos: administram e são proprietários de um novo negócio que pagou salário ou gerou pró-labores ou outra forma de remuneração aos donos do negócio depois de 3 meses até 42 meses.
	
	D
	Experientes, Preparados
	
	E
	Inexperientes,  Estudados
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
José sofreu uma tentativa de assalto no meio da rua. Com a ajuda de outros pedestres conseguiu imobilizar o assaltante. Embora algumas pessoas tivessem o desejo de linchar o criminoso, José os acalmou e conseguiu chamar uma viatura policial.
 
Ao chamar a polícia, o comportamento de José tem uma grande relação com o tipo de sociedade que a humanidade vem buscando construir nos últimos três séculos. Analise então a atitude de José em função das teorias contratualistas desenvolvidas por filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau. Em seguida, assinale a única alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Ao chamar a polícia, José reproduziu o comportamento do “bom selvagem” idealizado por Rousseau.
	
	B
	Os pedestres comportaram-se de acordo com o “estado de natureza” descrito por Hobbes.
	
	C
	Por meio do “contrato social”nós renunciamos ao direito de fazer justiça com as próprias mãos.
Você acertou!
A resposta correta é a “C”.  Pelo “contrato social” firmado por nossos antepassados, para vivermos em paz e com justiça, entregamos ao Estado o poder de fazer as leis e aplicar o Direito. Assim, o criminoso deve ser julgado e punido por magistrados regularmente constituídos e não pelos particulares que auxiliaram na sua detenção.
	
	D
	José ignorou o fato de que é a vontade geral que deve dirigir o comportamento do Estado.
	
	E
	O comportamento de José está de acordo com a noção contratualista de que devemos oferecer a outra face.
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
Leia o texto abaixo e responda:
 “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.”
(Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.)
 
 No trecho apresentado, o autor
Nota: 20.0
	
	A
	argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política.  
Você acertou!
A resposta correta é a “A”. Rosseau reconhece a igualdade entre os homens. Para que se alcance o bem público não basta que os homens estejam juntos, agregados. É necessário que estejam associados e não submissos.
	
	B
	reconhece que a ordem social é o reflexo da vontade de um líder.  
	
	C
	defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.  
	
	D
	denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.  
	
	E
	Homens isolados dificilmente serão dominados por um tirano.

Continue navegando