Buscar

CORPORAÇÕES E CONTEXTO EMPREENDEDOR apol 2 100%

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o fragmento de texto a seguir e observe a figura:
O Fordismo é um modelo de produção industrial, criado por Henry Ford, característico da segunda fase da revolução industrial, momento em que o uso da eletricidade e do petróleo proporcionou o avanço da indústria automobilística. 
 
Um dos maiores objetivos do Fordismo era reduzir o tempo de produção para que se produzisse em maior quantidade e que o preço fosse reduzido de modo que se alcançasse o maior número de compradores possível, ou seja, o lema era "produção em massa para consumo em massa". Na fábrica fordista, nada era por acaso, o posicionamento de cada máquina, de cada trabalhador e até do estoque das peças possuía um objetivo, estar sempre ao alcance do trabalhador para que tudo fosse cada vez mais rápido.
Fonte: http://ec15.blogspot.com.br/  acesso em 21/06/2015 as 10h27min
 
Assinale abaixo, aspectos relacionados ao fordismo:
I. ( ) Aumento da produtividade com a implementação da esteira rolante;
II. ( ) Melhor aproveitamento do tempo de trabalho dos operários, os quais ficavam parados e o trabalho chegavam até eles pela esteira.
III. ( ) Aumento dos ganhos do trabalhador, com aumento da produtividade;
IV. ( ) Maior intensificação dos relacionamentos interpessoais no interior da fábrica;
V. ( ) Mudança na configuração do trabalho humano, sendo o fordismo um divisor de águas, antes dele e depois dele.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	B
	Apenas a I, II, III, e V estão corretas;
Você acertou!
estão corretas as alternativas: I, II, III e V, pois é o que encontramos na literatura de forma geral, que houve aumento na produtividade com a implementação da esteira rolante e isso levou a empresa a pagar mais ao seu trabalhador. A esteira permitiu a diminuição dos espaços de tempo parado entre uma atividade e outra, isso aumentou a produtividade. O fordismo, como ficou conhecido a implementação por Ford de novas formas de organização do trabalho no interior da fábrica foi de fato um marco histórico na forma de organização da produção no interior das fábricas, assim, podemos com certeza afirmar que o Fordismo marcou era, sendo um divisor de águas.
A única afirmação que não é verdadeira em relação ao fordismo é que houve intensificação das relações entre os trabalhadores, pois o que houve foi o contrário disso, eles mal tinham tempo para dar conta das atividades que chegavam para realizar com o advento da esteira rolante e quando o administrador percebia que havia vácuos de tempo aumentava a velocidade da esteira para que o trabalhador se tornasse ainda mais produtivo.
	
	C
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas;
	
	D
	Apenas as alternativas I, II e V estão corretas;
	
	E
	Apenas as alternativas II. IV e V estão corretas.
Questão 2/5 - Instituições e Organização do Estado
Quando comparamos o estudo do pensamento liberal logo percebemos duas coisas. A primeira é que talvez nenhum Estado jamais tenha aplicado de forma “pura” todo o ideário liberal. A segunda é que o Liberalismo, embora estudado principalmente no seu contexto econômico, também foi impactante em muitos outros aspectos da vida social.
 
 
Enunciado
Recentemente muitos países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, passaram a reconhecer a validade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Tendo em mente a doutrina liberal na sua pureza, como deve ser visto este tipo de casamento?
Nota: 20.0
	
	A
	Ele deveria continuar proibido, pois o Liberalismo nasceu de mãos dadas com uma doutrina religiosa extremamente conservadora.
	
	B
	Ele deveria continuar proibido pois, de acordo com o Liberalismo, a família dita “tradicional” é a única viável.
	
	C
	Ele deve ser permitido, pois não é papel do Estado se envolver com a consciência e a vida privada das pessoas.
Você acertou!
A resposta correta é a “C”. Embora o Liberalismo seja apontado como conservador, na sua pureza nunca o foi. Vejam que a Revolução Francesa, como revolução liberal, reduziu enormemente a influência da religião (inclusive advogando a liberdade de religião) e é a origem do casamento civil na legislação de muitos países.  Dizia-se que o Estado não deveria se envolver com o sentimento religioso e com a vida privada de seus membros. O único limite do indivíduo estaria no “contrato social” que ele, por iniciativa própria, firmou com os demais seres humanos.
	
	D
	Ele deve ser permitido pois a doutrina liberal considera a religião o “ópio do povo”.
	
	E
	Deveria ser visto com toda a indiferença, pois a doutrina liberal rejeita tanto o casamento civil quanto o religioso.
Questão 3/5 - Instituições e Organização do Estado
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países ocidentais viram sua vida econômica influenciada pelas ideias do economista inglês John Maynard Keynes. Sem abrir mão do capitalismo, nações como a França, a Alemanha e a Itália conseguiram se erguer dos escombros da guerra com relativa rapidez.
Sobre as características do modelo keynesiano, assinale a única opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Era um modelo de economia planificada, onde o governo decidia a quantidade e a qualidade dos produtos a serem produzidos pela economia.
	
	B
	Era um modelo de grande intervenção do Estado na economia, mas que mantinha a crença na “mão invisível” descrita por Adam Smith.
	
	C
	Sua grande influência era o modelo econômico adotado pelo Fascismo Italiano e pelo nazismo. Por isto nunca foi adotado pelos Estados Unidos.
	
	D
	Este modelo defendia a injeção de recursos do Estado na economia, mesmo que para isto o governo precisasse contrair dívidas.
Você acertou!
O Keynesianismo não acreditava na possibilidade de o liberalismo econômico retirar a Europa da crise gerada pelas devastações da Segunda Guerra Mundial. Defendia então a injeção de recursos públicos na economia, subsidiando empresas privadas, investindo em obras de infraestrutura e até mesmo criando empresas “estatais ”. Nesse caso a geração de um déficit orçamentário era um mal necessário.
	
	E
	Era um regime econômico que defendia a redução dos direitos trabalhistas, como forma de estimular os empresários a contratar um maior número de trabalhadores.
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
As ideias do economista John Keynes, difundidas a partir de 1936, abalaram de forma duradoura alguns dos pilares do liberalismo clássico. Sobre o seu pensamento é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Confirmou a doutrina de Karl Marx segundo a qual os meios de produção, em uma sociedade pós-capitalista, devem ser socializados.
	
	B
	Retornou à visão de Hobbes para afirmar a importância do Estado, no sentido de que “um governo ruim ainda é melhor do que governo algum”.
	
	C
	Demonstrou que o princípio liberal do equilíbrio automático da economia nem sempre funciona. Por vezes o Estado precisa intervir de forma seletiva.
Você acertou!
A resposta “C” é aquela que se relaciona corretamente com o pensamento de Keynes. Ele dizia, por exemplo, que o desemprego é resultado de uma demanda insuficiente de bens e serviços, e só pode ser resolvido por meio de investimentos [do Estado]” (SANDRONI, 1999, p.323).
	
	D
	demonstrou que a iniciativa privada não investe suficientemente em tecnologia, por culpa da grande carga tributária que normalmente incide sobre os bens culturais.
Questão 5/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Observe as figuras abaixo:
 
No fordismo é assim:
Fonte: http://ec15.blogspot.com.br/  acesso em 21/06/2015 as 10h27min
No Toyotismo é assim:
 
Fonte: http://aparenciadoespaco.blogspot.com.br/2012/10/fordismo-vs-toyotismo.html acesso em 21/06/2015 as 11h13min
A respeito destas duas figuras assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	A figura I retrata trabalhadores e a II também, porém expressos de formas distintas, sendo que na primeira eles aparecem no desenho e nasegunda só suas mãos;
	
	B
	A figura I é a base para a figura II, pois o trabalho sempre começa com vários e havendo aperfeiçoamento se reduz o número de trabalhadores;
	
	C
	A figura II retrata um sistema de produção que não corresponde à realidade das fábricas brasileiras;
	
	D
	A figura I retrata o trabalho no fordismo, onde percebe-se a esteira rolante e onde o trabalhador faz uma única e simples tarefa o tempo todo, enquanto no toyotismo ele fica responsável por inúmeras atividades, além da produção em si.
Você acertou!
a figura I é a maior representação do fordismo, forma de produção onde cada trabalhador fica parado esperando o trabalho chegar até si, isso ocorre de forma contínua e ininterrupta, o que causa desgaste físico e mental.
Já a figura II representa o trabalhador no toyotismo, onde ele não executa apenas atividades operacionais/de produção, mas também tem a incumbência de fazer manutenção preventiva, controle de qualidade, colocar matéria prima na máquina, retirar produto acabado entre outras responsabilidades.
	
	E
	A figura I representa o que ocorre ainda hoje nas fábricas americanas e a II somente o que se passa nas fábricas da Toyota instaladas no Japão.

Continue navegando