Buscar

Avaliação principios av2 2014.2

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0291_AV2_ » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	SHEILA FERREIRA MARIA CAMPOS
JULIO CESAR JOSE RODRIGUES JUNIOR
	Turma: 9014/I
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 29/11/2014 10:12:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201101837841)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	A classificação tradicional dos materiais é geralmente baseada na estrutura atômica e ligações químicas destes. Assim podemos classificá-los em metais, cerâmicos e polímeros. Cite as principais características desses materiais, dando um exemplo para cada material.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Metais - são resistentes; bons condutores elétricos e de calor; são deformáveis e muito usados em aplicações estruturais. Cerâmicos - compostos que contêm elementos metálicos e não metálicos; fracos condutores de eletricidade e de calor; duros e frágeis e resistentes a altas temperaturas. Polímeros - compostos orgânicos que são plásticos ou borrachas; feitos de C, H e outros elementos não-metálicos; macromoléculas; baixa densidade e muito flexíveis.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101853571)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	Em relação à temperabilidade do aço, que tratamento térmico é mais vantajoso: cementação ou carbonitretação? Explique.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O objetivo principal da carbonitretação é conferir ao aço uma camada dura e resistente ao desgaste, com espessura variando entre 0,07 à 0,7 mm. Além disso, uma peça carbonitretada apresenta melhor temperabilidade que uma outra cementada, obtendo-se assim uma camada mais dura a um custo menor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101526363)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
		
	
	compósito
	 
	cerâmico ou compósito
	
	polímero ou cerâmico
	
	metal ou compósito
	 
	metal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101412061)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	 
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	 
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101412340)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos ensaios de tração realizados com metais em níveis de tensão relativamente baixos, a tensão se mantém proporcional a deformação durante uma parte do ensaio, estabelecendo a relação linear =E, onde E é denominado módulo de elasticidade ou módulo de Young. A deformação que ocorre sob o regime de proporcionalidade entre =E, é denominado de deformação elástica; sob este regime de deformação, as dimensões do corpo se recuperam quando a tensão cessa.
O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica.
Considerando o ensaio anteriormente mencionado e que desejamos especificar para um projeto um material cujo principal requisito é a sua recuperação às dimensões originais, assinale, baseado na tabela a seguir, o material mais indicado e o menos indicado respectivamente.
 
	Liga Metálica
	Módulo de Elasticidade (GPa)
	 Alumínio
	69
	Magnésio
	 45
	Tungstênio
	 407
	Aço
	 207
           
		
	 
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
	
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101318122)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0 ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0 ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -10 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?
 
		
	
	19% de sal.
	
	26% de sal.
	
	11% de sal.
	 
	15% de sal.
	
	6% de sal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101502502)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O encruamento do aço é obtido em processo mecânico de deformação do mesmo após deformação a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Uma vez a estrutura encruada, a estrutura pode ser modificada através de deformação mecânica em sentido contrário.
	 
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	Laminação é o processo de deformação plástica que ocorre somente a temperatura ambiente.
	
	O encruamento altera a resistência mecânica a tração, porém mantém a dureza superficial do material.
	
	A ductilidade se mantém com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101318055)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação à composição química, qual a principal diferença entre os aços e os ferros fundidos?
		
	
	Os aços apresentam maiores quantidades de carbono que os ferros fundidos;
	
	Os ferros fundidos são formados apenas pelo elemento ferro, enquanto os aços apresentam certa quantidade de carbono;
	 
	Os aços necessitam de outros elementos de liga, enquanto os ferros fundidos são formados apenas por ferro e carbono;
	 
	Os ferros fundidos apresentam maior quantidade de carbono que os aços;
	
	Os aços e os ferros fundidos apresentam a mesma quantidade de carbono, porém os aços apresentam outros elementos de liga em menores proporções.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101526386)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dos meios de resfriamento a seguir que podem ser usados no tratamento térmico de têmpera, o que tem mais chance de gerar martensita no centro de uma peça de aço é
		
	
	água
	
	vácuo
	
	ar
	
	óleo
	 
	salmoura
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101413416)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A corrosão de componentes estruturais representa a causa de diversos acidentes com desmoronamento estrutural, ocasionando acidentes fatais. Este fenômeno recebe diversas denominações, dependendo da causa que o motiva e a forma como o mesmo se manifesta. Entre estas classificações, só NÃO podemos identificar:Corrosão Seletiva
	 
	Corrosão eletroquímica
	
	Corrosão Galvânica
	 
	Corrosão aço lítica
	
	Corrosão Eletrolítica
	
	
Observação: Eu, estou ciente de que ainda existe(m) 2 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 29/11/2014 10:31:25

Continue navegando