Buscar

resenha truman

Prévia do material em texto

Curso de Psicologia
Filosofia Análise Fílmica 
Tema: O ato de filosofar (saída do senso comum)
O show de Truman. O show da vida.
 O Show de Truman nos conta a história de um reality show que tem como personagem principal um homem chamado Truman Burbank (Jim Carrey, com interpretação impecável), Truman desde criança tem sua vida filmada 24 horas por dia e exposta a milhões de espectadores no mundo todo. Foi o primeiro ser humano adotado por uma empresa desde de seu nascimento, e tem sua vida explorada como fonte de entretenimento, gerando excessivas propagandas comerciais de produtos que lucram com essa exposição. Truman sequer desconfia de toda estrutura montada ao seu redor (maior estúdio já visto) para criar um mundo confortável, uma vida quase perfeita, utópica, mas em que todos são personagens e figurantes de uma farsa.
 Em seu 30° aniversário Truman começa a desconfiar de sua rotina repetitiva e de falhas técnicas que acontecem com maior frequência, como a queda de um refletor do céu, o reaparecimento de seu pai há anos morto, a separação misteriosa de seu verdadeiro amor, entre outros. Assim começa a questionar tudo a seu redor, seguindo o princípio de filosofar, adota atitude filosófica; como cita Marilena Chauí em Convite a Filosofia.
‘’Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Esse alguém estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica. Assim, uma primeira resposta à pergunta “O que é Filosofia?” poderia ser: A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”. Chauí-M. Ed. Ática, São Paulo, 2000
 Inicia-se uma reviravolta na vida do personagem, Truman responde assim à pergunta “O que é Filosofia” toma uma atitude negativa, decide não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de sua existência cotidiana; como no mito da caverna (Platão) ele sai para “fora”. Com atitude crítica Truman diz não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, como quando fica intrigado com os cumprimentos repetitivos de seus vizinhos, o álbum de fotos montado por sua suposta mãe, sua esposa que constantemente finge e faz marketing de produtos durante conversas e diálogos do casal, ele reflete na cena em que se observa no espelho e sai rebatendo ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido. 
 A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. A face negativa e a face positiva da atitude filosófica que o personagem expressa constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico. Truman desaparece e foge da cidade de barco, com muito esforço ele chega até o final do cenário, aclamado pelo público que torce por sua liberdade observa-se a importância do ensinamento moral ou ético, ao aprisionar uma pessoa por meros fins lucrativos, tirando-lhe a liberdade. O diretor do show tenta dissuadi-lo de sua busca por seus ideais, Truman reflete e decide sair, passando corajosamente pela porta abre-se ao mundo.
 Assim, ao nos perguntar a partir do filme “O que é Filosofia?” podemos dizer que é: 
 A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido. Segundo Marilena Chauí perguntaram, certa vez, a um filósofo: “Para que Filosofia?”. E ele respondeu: “Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações”.
 Por que Truman leva tantos anos para se rebelar? A atitude crítica, primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica. A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico; a Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber; essa ideia é parte central do filme a admiração e o espanto fazem Truman tomar distância de seu mundo costumeiro.
 de saída.

Continue navegando