Buscar

Estabilização Segmentar Vertebral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Curso: Fisioterapia
Disciplina: Cinesioterapia
Período: 4°
Prof.: Paulo Moura
Estabilização Segmentar Vertebral
*
*
*
Princípios  
Hides  et al  (1994) em analise aos músculos multífidos na presença de lombalgia aguda e subagudo constatou  diminuição na área da secção transversa dos multífidos, caracterizando uma atrofia desse músculo no nível onde se relatou dor lombar. 
Sendo os multífidos  músculos profundos e que de acordo com Liebenson (2000) são responsáveis por manter a estabilidade da articulação de forma involuntária.  Partindo desta afirmativa é que a técnica consiste na  utilização desses no processo de estabilização lombar (BISSCHOP, 2003). 
*
*
*
Na Estabilização Segmentar Vertebral (ESV), a contração desses músculos é aprendida, ou seja, exige um certo nível de consciência, uma vez que esses músculos   agem de forma involuntária (LIEBENSON, 2000). 
O que foi constatado  por  Bojadsen et al (1999) ao fazer um estudo eletromiográfico dos músculos multífidos durante o andar, sugerindo que na fase de apoio há a contração simultânea dos músculos de ambos os lados o que resultaria na ação estabilizadora do músculo. 
*
*
*
Nesse processo de aprendizagem é necessário que haja a resposta do paciente ao estímulo, que pode ser intrínseca (feedback natural) ou extrínseca, sendo este último também chamado de feedback aumentado, que é chamado por Merinzeck (2002) de biofeedback, onde há a utilização de dispositivos externos. 
O feedback natural é a percepção, ver e sentir,  da velocidade  do movimento e sua localização no espaço. A percepção do movimento pode ser adquirida através de atividades, ditas mais fáceis de realizar e posteriormente haverá a transferência de aprendizado quando for realizada um movimento mais complexo (Carrière,1999).    
*
*
*
Aplicação da técnica  
Em seus estudos Bisschop (2003) citou que um programa de reabilitação incluem-se desde simples alongamentos e fortalecimentos musculares, treinamento da estabilidade dinâmica e do controle segmentar, sendo este a descrever,  abordados como tratamento da instabilidade lombar.    
É feito um programa de ESV, onde é preconizado por Cox (2002), o recondicionamento dos músculos estabilizadores da coluna vertebral promovendo melhora do controle e coordenação produzindo assim qualidade no movimento.    
*
*
*
Os músculos utilizados para estabilização segmentar vertebral são basicamente os multífidos e o  transverso  abdominal. A utilização somente do transverso abdominal, dentre os músculos abdominais, é devido imposição de tensão sobre os discos intervertebrais caso este seja acionado juntamente com os oblíquos abdominais (BISSCHOP, 2003). 
Basicamente o controle segmentar consiste em co-contração abdominal e extensores da coluna, controle lombo-pélvico e estimulação sensório-motora. Devendo ser informado que o objetivo dos exercícios é a programação motora (COX, 2002).  
Em primeiro momento realiza-se um treinamento da estabilização localizada que consiste em contrações isométricas do músculo abdominais com co-contrações dos músculos multífidos (BISSCHOP, 2003). 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais