Buscar

AV2 - GESTAO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV2_201002173582 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201002173582 - DOUGLAS COSTA DE SOUSA
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9012/H
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 18:58:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201002279530)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A década de 90 foi marcante para o país, pois o Brasil foi sede da RIO'92 - a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que reuniu 179 chefes de Estado e Governo, Empresários e a participação inédita da sociedade civil por meio do Fórum das ONGs. O quanto este fato contribuiu para que o país se conectasse de fato, com a adoção de ações efetivas em favor do Desenvolvimento Sustentável?
		
	
Resposta: Contribuiu imensamente, pois o PNMA era uma política recente e a RIO'92 ajudou o Brasil a se conectar com as Políticas Ambientais dos países mais desenvolvidos, buscando informações de melhorias nas leis ambientais e consequentemente trazendo avanços para a área ambiental na Política interna.
	
Gabarito: A década de 90 se inicia com alguns fatos marcantes.No plano institucional, a área ambiental do Estado, influenciada pela Constituição de 88, transformava-se com a criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em 1989, que passa a ter a missão de formular, coordenar e executar a Política Nacional de Meio Ambiente. Logo após, em 1992, foi criado o Ministério do Meio Ambiente, órgão de hierarquia superior que passa a ter a missão de formular a Política de Meio Ambiente no Brasil e o IBAMA passa a ter uma atuação mais voltada para fiscalização. As discussões na RIO¿92, repercutiu profundamente na Política Ambiental Brasileira. Diversos documentos foram assinados como: a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a Convenção da Diversidade Biológica, a Carta da Terra, o Protocolo de Florestas, a Agenda 21 Global, entre outros. A RIO - 92 foi um divisor de águas na Política Ambiental, pois além de contribuir para maior participação das ONGs, trouxe também o universo empresarial para as questões ambientais, e os investimentos das empresas em meio ambiente passaram a ser crescentes nos anos subseqüentes. Além disso, a Conferência lançou novas políticas fomentadas por doações de cooperação internacional como o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil- PPG7. Após a RIO¿92, a Política Ambiental no Brasil dá um salto qualitativo com a aprovação da Lei de Crimes Ambientais ou Lei da Natureza, Nº 9.605/98. A sociedade brasileira, os órgãos ambientais e o Ministério Público passaram a contar com um instrumento que lhes garante agilidade e eficácia na punição aos infratores do meio ambiente. Com o surgimento da Lei, as pessoas jurídicas passaram a ser responsabilizadas criminalmente, permitindo a responsabilização da pessoa física autora ou co-autora da infração.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002276455)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relacao a biodiversidade e a conservacao de especies, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	A riqueza de especies, a existencia de endemismos e o risco de extincao sao criterios fundamentais na escolha de areas prioritarias para conservacao.
	
	A diversidade genetica pode ser usada para avaliar a diversidade da especie e a diversidade do ecossistema
	
	A biodiversidade de especies presentes em um determinado local pode refletir seu grau de poluicao.
	 
	De acordo com a teoria da biogeografia de ilhas, quanto menores os fragmentos, maior a taxa de extincao. Portanto, os pequenos fragmentos de habitat devem ser ignorados em projetos de manejo e conservacao dos ecossistemas.
	
	Biodiversidade pode ser entendida como a complexidade total de toda a vida, incluindo nao somente toda a grande variedade de organismos, mas tambem suas variacoes de comportamento e interacoes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002419292)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual texto legal abaixo, NÃO diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
		
	
	Decreto-lei 1.413 de 14/08/1975 sobre medidas de prevenção da poluição industrial
	 
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional
	
	Lei 6.453 de 17/10/1977 sobre responsabilidade civil e criminal relacionada com atividades nucleares
	
	Lei 6.766 de 19/12/1981 sobre o parcelamento do solo urbano
	
	Lei 6.567 de 24/09/1978 sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002279505)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Qual foi a característica marcante que se sucedeu após a promulgação da Lei 6.938/81, que instituiu a Politica Nacional do Meio Ambiente?
		
	
Resposta: A criação do CONAMA e das leis ambientais no Brasil.
	
Gabarito: Pois a aplição da lei, passou a utilizar como instrumento de planejamento do desenvolvimento dos territórios, o Zoneamento Econômico Ecológico e como um dos instrumentos de política ambiental a "avaliação de impactos ambientais". Além disso, se criou o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que passaram a ser os principais instrumentos de uma PPolítica Ambiental orientada para ações descentralizadas. Logo, as atividades causadoras de degradação ambiental passaram a depender do prévio licenciamento do órgão estadual competente, integrante do SISNAMA, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A Lei cria a obrigação do licenciamento e a resolução Nº 1/1986 do Conselho Nacional do Meio ambiente (CONAMA), cita as atividades que precisam elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002376819)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desenvolvimento e aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental permite, também, a __________________de custos diários, com a instalação de________________, de reaproveitamento de resíduos, uso de combustíveis menos poluentes. Qual alternativa completa corretamente a frase?
		
	
	redução; práticas de troca de fornecedores
	 
	redução; práticas de reciclagem
	
	redução; práticas de contenção de gastos em rh
	
	aumento; práticas de desperdício
	
	aumento; práticas de fiscalização nos processos decisórios
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002376845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual alternativa abaixo, não está relacionada ao passivo ambiental?
		
	
	Pode ser criado pelas atividades inerentes à empresa ou por terceiros
	 
	Análise do processo de embalagem;
	
	Deve ser subtraído do patrimônio positivo ou ativo empresarial
	
	Contabilizado como débito ou negativo do empreendimento
	
	Obrigações ambientais não satisfeitas pela empresa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002277143)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambientalda área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002455788)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O uso de indicadores como instrumentos para a gestão e para a tomada de decisões políticas é uma prática habitual em setores como o da economia, da sociologia, da educação, etc. A história do desenvolvimento de indicadores ambientais teve início oficial na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Natural e Desenvolvimento, quando se produziu um consenso geral a respeito da necessidade de avançar para a implementação de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém um indicador ambiental:
		
	
	Impacto Ambiental
	
	Termo de Ajustamento de Conduta
	
	Poluição Sonora
	 
	Resíduos Sólidos
	 
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002376850)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual alternativa abaixo, não está relacionada a um dos principais tipos de auditorias ambientais?
		
	
	Auditoria de fornecedor
	
	Auditoria de sistema de gestão ambiental
	
	Auditoria de conformidade
	
	Auditoria de desempenho ambiental
	 
	Auditoria operacional
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002460731)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Série ISO 14001, no seu requisito relativo à política ambiental, afirma que a alta administração deve estabelecer a política ambiental da empresa e assegurar alguns princípios básicos. Assinale a questão que não representa um dos princípios básicos verificados em empresas relativo à política ambiental:
		
	
	Seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços;
	
	Inclua comprometimento com a legislação e normas ambientais aplicáveis e demais requisitos subscritos pela organização;
	 
	Esteja disponível apenas para alguns funcionários contratados da empresa, não sendo obrigada a comprometer-se com o público em geral.
	
	Forneça a estrutura para o estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais;
	
	Inclua o compromisso com a melhoria contínua e a prevenção da poluição;

Outros materiais